O Que é a Argamassa?
A argamassa é um material muito utilizado para áreas de construção sendo constituída de alguns aglomerados agregados pequenos e água servindo para unir elementos de alvenaria e os revestir, sem que deixe buracos nas construções.
O mercado de argamassas no Brasil certamente é liderado pelas grandes cimenteiras e possuem uma grande variedade de produtos e também de qualidade, contando com preços que são bastante competitivos, a argamassa industrializada nos últimos 6 anos apresentaram fortes evoluções de tecnologia.
Propriedades Da Argamassa
Ela é composta de conglomerados de água e aditivos seus traços variam de acordo com a utilização, as argamassas possuem propriedades bastante diferenciadas dependendo de seu tipo, como por exemplo a plasticidade, a aderência, a retenção de água, homogeneidade, compacidades, resistências a infiltrações e também a tração e compressão, além de uma grande durabilidade.
Que Tipo De Função é Necessária Para a Argamassa, e Qual a Sua Importância Para As Edificações?
As argamassas poderão ser aplicadas em contrapisos, revestimentos internos e externos, além de assentamentos de alvenaria, assentamentos de pedras, cerâmicas, entre outras funções. A função vem extremamente ligada a sua aplicação, no caso de argamassas de assentamento elas possuem a função de unir blocos e tijolos distribuindo de forma uniforme as cargas além de minimizar os impactos de eventuais deformações. Se a argamassa for considerada decorativa de fachada, ou seja a chamada massa raspada, além de ter a sua função estética, ela terá a função de proteger as estruturas impermeabilizando as fachadas evitando assim a entrada de umidade. As argamassas de revestimento possuem a função de proteger contra intempéries e ainda melhorias de condições termo acústicas na construção.
Atributos Que Devem Ser Levados Em Conta Na Hora De Comprar Uma Argamassa
Os atributos de uma boa argamassa devem variar de acordo com a sua utilização, tudo isto irá depender do estudo de relação do sistema estrutural junto da alvenaria e do revestimento. Porém de forma geral podemos levar em conta que a argamassa de assentamento é considerada mais rígida e com uma maior resistência a compressão, já a argamassa de encunhamento é considerada mais flexível para trabalhos e com um maior módulo de deformação, as argamassas de revestimento interno é menos rica em cimento e conta com filler de cal proporcionando uma melhor trabalhibilidade e muito mais qualidade de acabamentos. As argamassas para revestimentos externos possuem um maior teor de cimento automaticamente uma resistência maior para a compressão e o trabalho realizado com ela.
A qualidade do produto da argamassa irá depender bastante de sua composição, além das qualidades físicas que podem ser decorrentes de características dos materiais componentes.
Qual o Papel Da Mistura No Desempenho Da Argamassa e Dos Aditivos?
A mistura certamente é fundamental para que exista um bom desempenho da argamassa, e na mistura é possível se garantir a homogeneização, bem como a padronização do traço e os controles de consumo de água, desta forma é possível se ter lotes de argamassa que possam ter propriedades iguais, o que poderá garantir uma uniformidade maior as construções.
Os aditivos utilizados nas argamassas são vários e possuem funções diversas que podem ir desde o aumento da chamada impermeabilidade na argamassa, que poderá contar com uma resina acrílica que deve ser incorporada nos traços por exemplo e até mesmo aumentar a resistência através das reduções de água de amassaento.
Por Que é Importante Se Ter Um Controle Tecnológico e Da Dosagem Da Argamassa Nas Construções?
Os controles tecnológicos são as formas de se garantir que a argamassa que é utilizada possui um padrão especificado em um projeto durante a sua utilização. Com ele é possível se garantir que as propriedades previstas inicialmente poderão ser obtidas através de um desvio padrão pré estabelecido, devendo ser feito mesmo para as argamassas industrializadas que podem apresentar uma variabilidade entre diversos lotes de produção diferenciados.
A dosagem também é bastante importante para que se tenham as propriedades físicas e químicas esperadas na argamassa, esta que varia de acordo com a utilização que pode aumentar e diminuir os fatores de água e cimento, alterar aglomerantes, entre uma série de outras coisas.
Tipos De Argamassa Existentes No Mercado
- Argamassas de assentamento,
- Argamassas para encunhamento,
- Argamassas para revestimento interno,
- Argamassa para revestimento externo,
- Argamassas para contrapiso,
- Argamassas Decorativas.
Como Dever Ser Realizada a Aplicação De Argamassa?
A aplicação de argamassa varia bastante para cada tipo de argamassa e produto utilizado, de acordo com a utilização de forma geral. O procedimento para aplicação deverá ser realizado primeiramente com a limpeza da superfície da base, evitando assim a má aderência devido a sujeira, a execução de uma ponte de aderência, a aplicação de argamassa, os acabamentos de superfície, podendo dar uma atenção especial aos tempos de cura após a execução, antes que ocorra a entrada da próxima atividade.
Problemas Mais Comuns Na Aplicação De Argamassa, Como Proceder Para Resolver?
Na aplicação da argamassa podemos encontrar uma série de falhas na limpeza das superfícies, dificuldades de acabamentos, tratamentos inadequados de juntas, além de contar com falhas geométricas eventuais. As patologias encontradas mais comuns são o desplacamento de argamassas devido a sujeiras encontradas através do substrato, a fissuração de uma superfície em locais que ficaram expostos ao sol, fissuras no encontro de dois materiais utilizados com módulos de deformação utilizados de forma diferente.
Com relação ao produto argamassa, as empresas oferecem algum tipo de serviço diferenciado que é voltado para o atendimento de profissionais dos setores de construção para tirar dúvidas, como engenheiros, arquitetos, construtores, etc?
A maioria das empresas que se pode comprar produtos como a argamassa possuem sim departamentos técnicos responsáveis para dar todo o suporte necessário as equipes de obras, apesar disto em algumas obras com uma maior complexidade é possível se contratar consultores que sejam especializados para projetos de revestimentos e também acompanhamentos de execução de serviços.
Uma das grandes prioridades do produto é principalmente ações para a gestão ambiental atuantes em todas as construtoras, nas áreas de edificações por exemplo, os resíduos devem ser tratados de forma com o manual de tratamento de resíduos de edificações conforme a legislação brasileira permite.