Dicas Para Comprar Material para Construção

Ninguém sabe o trabalho que dá construir ou reformar um imóvel até fazê-lo. É bastante complicado encontrar os materiais certos e ainda saber se algum deles está mal feito, ou coisas do tipo, já que nem todos têm habilidade com assunto.

Dicas para Comprar Material de Construção

Por isso, na hora de comprar o material de construção é preciso que sejam tomados alguns cuidados. Caso não conheça alguém com experiência, a melhor coisa a ser feita é procurar um profissional especializado para receber a orientação mais adequada e não correr o risco de comprar gato por lebre.

Material de Construção

Material de Construção

Outra coisa importante é depois que já estiver com a lista do material necessário em mãos, é executar uma pesquisa tanto em lojas virtuais quanto físicas para encontrar o melhor preço de cada um dos itens listados. Através dessa pesquisa é possível se familiarizar melhor com os itens, entendendo melhor cada um deles e sabendo para o que servem.

Não se atenha a distância das lojas, pois ainda assim eles entregarão o produto escolhido. O que deve ser levado em consideração acima de tudo é a qualidade e o preço dos produtos.

Materiais Básicos para a Construção

Areia e Cimento

Antes de comprar esses dois materiais, primeiro observe o prazo de validade na contida na embalagem do cimento. A principal coisa a ser feita é procurar não comprar o cimento cedo demais, ou seja, muito antes de iniciar a obra, já que se o produto ficar muito tempo armazenado pode endurecer. Além disso, condições ruins de armazenagem também podem diminuir a qualidade do cimento.

No caso da areia, ela pode fina, grossa ou ainda ser uma mistura das duas, e deve ser comprada conforme a necessidade da obra.  A areia pode ser adquirida tanto em quantidades menores quanto nas grandes (o que vem a facilitar que se consiga um preço menor), por metro cúbico, ou ainda em embalagens pequenas de plástico. A principal dica nesse caso é que não se compre a areia caso esteja úmida, pois pode modificar a quantidade depois de seca. Observe ainda se não há pó de serragem ou terra misturados à areia, já que isso poderá comprometer a qualidade do material e, consequentemente, causará problemas na obra.

Bloco e Tijolo

Blocos e tijolos já têm medida própria de fábrica. A melhor coisa a ser feita é conseguir essas informações através do IPEM (Instituto de Pesos e Medidas).

Material para o Sistema Hidráulico

Este não o item certo para se comprar sem conhecer o produto e muito menos tentar economizar comprando materiais de segunda linha, pois as instalações desse tipo não ficam a mostra. Antes de comprar tire suas dúvidas com um encanador de sua confiança, assim ele indicará os melhores e mais adequados produtos para sua construção.

Quando for comprar, verifique se as conexões adquiridas estão adequadas para serem usadas nas tubulações, para evitar problemas. Fique atento ainda às metragens compradas, já que em algumas lojas vende-se o produto por metro, e, em outras somente vendem as barras inteiras.

Lajes

As vigas usadas devem ter as marcas ou nome do fabricante para ajudar na montagem. Quando for comprar peça sempre o manual de instruções e confirme para saber se as medidas estão próprias para aquele tipo de construção.

A Hora do Orçamento

Você já encontrou, dentre muitas, a loja que irá fazer a compra de seus materiais de construção e foi muito bem atendido, além disso, gostou bastante da qualidade e do preço dos mesmos, e ainda pensa, que pode adquirir tudo o que precisa em apenas um lugar. Antes de comprar, não se esqueça de perguntar quais as formas de pagamento, o prazo previsto de entrega, as taxas de juros que podem ser aplicadas, possíveis descontos caso o pagamento seja feito à vista, e o mais importante, se o frete para a entrega dos materiais comprados é de graça ou é cobrado (em muitos casos, isso depende da quantidade de itens que é adquirido. Porém, caso tenha custos para o comprador, o melhor é buscar uma negociação para obter um frete gratuito, mais ainda se a compra for bem grande).

Orçamento

Orçamento

Dispositivos Elétricos (Disjuntores, Fusíveis, Fios, Interruptores, Cabos, e Outros)

Principais pontos: observe se a tensão está certa e se todos os produtos possuem a marca do fabricante impressa. Como o tema é a condução de energia, os itens condutores sempre devem ser feitos de liga de cobre ou de cobre, e jamais devem conter material ferroso. Caso possuam material ferroso, pode-se se fazer um teste simples é só aproximar um imã.

Somente os rebites, parafusos, pinos, ilhoses, molas e itens próprios para serem usados na fixação das partes condutoras ao restante do produto, ou aquele que faz a condução até o terminal, é que podem ser fabricados de ferro ou conter o material em sua composição.

Entrega do Material Comprado no Local da Obra

Caso o material adquirido tiver de ser entregue no canteiro de obras, o responsável deve estar ali para recebê-lo. Sendo assim, ele fará a conferência do material que foi entregue e poderá observar se houve alguma troca ou falta do mesmo.

Se tiver ocorrido algum problema, especialmente de o material comprado não ser o mesmo que foi adquirido, a loja deve por obrigação substituí-lo e não há desculpa para tal, não vale dizer que o material está em falta ou coisa do gênero. Caso haja algum problema, não assine o recibo de entrega e, no verso da nota fiscal, descreva o motivo e logo busque contato com a loja.

Caso depois de alguns dias o problema não tenha sido sanado, busque ajuda junto ao órgão de defesa do consumidor mais próximo de você, ou reclame através de sites próprios para isso na internet e, em ultimo caso, procure a justiça. O que não pode é deixar para lá e não buscar soluções legais para problemas do tipo, ficando sempre no prejuízo.

Apesar de construções e reformas darem trabalho, ao final sempre vale a pena todo o sacrifício, especialmente quando se vê um resultado tão satisfatório e encantador.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *