?> Desaceleração nas Vendas de Cimento – Mercado e SNIC | Imóveis Cultura Mix

Desaceleração nas Vendas de Cimento

Este ano as vendas de cimento no Brasil devem ter um crescimento que vai variar entre 8% e 9% o que indica que haverá uma desaceleração nas vendas de cimento em 2011 já que no ano passado houve um avanço da ordem de 14,8% em relação ao ano anterior sendo que esse crescimento de 2010 foi impulsionado pela atividade bastante intensa da construção de imóveis. Estas estimativas foram feitas nesta terça-feira última por José Otavio Carvalho que é o presidente do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC).

Ano de Expectativas

As vendas de cimento no mês de janeiro tiveram um crescimento de 9,1% em relação ao mesmo mês do ano passado, porém se formos considerar as vendas realizadas em dezembro último estarão observando que houve um recuo da ordem de 2% passando para 4,7 milhões de toneladas.

desaceleracao nas vendas de cimento-1

Ano de Expectativas

O que vem estimulando o consumo de cimento nos últimos anos são as construções de imóveis habitacionais em todo o país e de acordo com José Otavio Carvalho, 2011 será um ano de expectativas para o setor em função da sensibilidade que tem esse produto as questões conjunturais como é o caso de possíveis medidas para conter a inflação que possam vir a serem tomadas nos próximos meses pelo governo federal.

Continuidade das Atividades

Na verdade o que vem dando impulso a construção civil é o crédito habitacional e este ano deverá haver continuidade no que foi iniciado no ano anterior. De acordo com Carvalho depois que uma obra tem inicio é muito difícil que venha a ser interrompida e as medidas que foram tomadas em dezembro ultimo pelo Banco Central para conter a tendência de inflação e restringir o crédito ainda não repercutiram no setor da construção.

desaceleracao nas vendas de cimento-2

Continuidade das Atividades

O presidente do Sindicato acredita ainda que em condições normais possamos esperar para este ano um crescimento em torno de 8% a 9% nas vendas de cimento.

Sem Problemas de Abastecimento

Nos últimos quatro anos as vendas de cimento em nosso país apresentaram um aumento de cerca de 50% passando de 40 milhões de toneladas para 60 milhões de toneladas sendo que este crescimento foi puxado principalmente pelo programa habitacional do governo federal “Minha Casa, Minha Vida”.

desaceleracao nas vendas de cimento-3

Sem Problemas de Abastecimento

No ano de 2010 não houve problemas de abastecimento mesmo diante do forte crescimento nas vendas e nos próximos cinco anos as expectativas são de que a produção brasileira que atualmente é de 67 milhões de toneladas, tenha um crescimento de 40 milhões de toneladas e para isso contam com os projetos de expansão e de novas fábricas.

Apesar da proximidade com a Copa do Mundo de Futebol e com as Olimpíadas as previsões são de que o cenário industrial continue focado no bom desempenho do setor imobiliário.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *