Fazer uma obra é sempre algo um pouco trabalhoso e se você não toma alguns cuidados necessários, isso se tornará um verdadeiro transtorno para você. Não existe ainda uma cartilha certa sobre todos os cuidados que uma pessoa deve tomar na hora de iniciar uma construção em casa, mesmo porque cada construção é constituída de alguns elementos que podem ajudar e ao mesmo tempo podem prejudicar o andamento do que está sendo feito.
Saber de alguns cuidados na hora de realizar uma obra vai tornar o seu trabalho e o ambiente que está sendo construído muito mais seguro e até mesmo, irá acelerar o que está sendo feito. Mesmo as obras menores precisam de cuidados básicos e como muitas vezes contratamos aquele profissional de obras do bairro ou indicado por um amigo, raramente uma empresa, estes acabam não tendo determinados cuidados.
Então para facilitar esse processo, mais abaixo você vai encontrar as principais informações sobre esse assunto e precauções que você mesmo pode tomar por iniciativa própria para deixar o ambiente da sua construção melhor e mais seguro. Lembrando que cada caso é diferente então é importante que você analise todas as situações antes de tomar qualquer providência. Saber de alguns cuidados é importante para evitar que no final da sua construção você não acabe com gastos extras ou tenha que fazer outra reforma porque acabou consertando em um lugar e quebrando em outro.
Cuidados com Vedações
Todo local tem aquele ralo para escorrer água, mas em diversos casos acabamos acumulando sujeiras nele. Quando se tem uma obra, consequentemente você terá muita poeira, muitos resíduos sólidos e estes vão se acumulando onde tem espaço. No chão você acaba varrendo com mais frequência, mas em lugares como os ralos e bueiros pequenos, a sujeira vai se acumulando e isso pode terminar com um grande problema.
A melhor solução é sempre tampar todos os ralos de onde está sendo construído, mesmo que seja uma simples pintura do ambiente. Essa vedação vai evitar o entupimento daquele e de toda a tubulação de sua casa, já que entupindo um único ralo, a sujeira pode escorrer com a água e se acumular no meio dos canos do sistema de tubulação. Essa vedação pode ser bem simples utilizando sacos plásticos desde que tenham resistência ao impacto com os resíduos da construção ou então você pode comprar vedações especiais que são vendidas em casas de materiais de construção.
Aquecimento da Tubulação
Se você vai trabalhar com algum material que cause aquecimento do ambiente, cuidado para que isso não acabe aquecendo as tubulações da sua casa, principalmente se forem em canos PVC. Esses canos quando injetados no seu ambiente, possuem colas especiais em suas junções e quando existe o aquecimento estas podem derreter e você acabar com um grande vazamento.
Então se quiser evitar ter aquele gasto extra com sua tubulação, o ideal é que você sempre veja a temperatura do local caso trabalhe com algum tipo de aquecedor, como a solda por exemplo.
Riscos e Fissuras
Pisos ou azulejos são sempre muito sensíveis e quando você vai fazer uma construção, não deve nunca se esquecer de protegê-los. O ideal é que você use caixas de papelão ou lojas daquelas mais grossas para proteger o local de riscos e fissuras. Dependendo do dano você pode ter que trocar todo o piso da sua casa e isso além de ser mais um desconforto, será um gasto extra que pode acabar fugindo de todo o seu orçamento.
Serviços com Concretagem
Mexer com concreto é algo muito complicado porque se você não souber manusear esse material ele pode endurecer e se acumular em locais que ficarão “marcado” para sempre. Uma atenção especial deve ser tomada com ralos, tubulação, principalmente se estas passam cabos e fios, espaçamento de azulejos e cerâmicas e qualquer outro espacinho que possa tornar um verdadeiro incomodo se cair um pouco de concreto.
O ideal é que você use algo como indicamos no tópico anterior e que resista ao choque com esse material para evitar problemas futuros.
Limpe Todo o Ambiente Antes de Pintar
Mesmo você achando que não precisa, é necessário que você limpe todas as paredes antes de passar uma mão de tinta. Essa ação vai evitar que você termine com elevações na sua pintura e que ela não fique lisinha como deve ser. Isso pode se tornar futuramente um buraco e um dano na sua parede o que vai tirar a estética do ambiente.
Precauções com Áreas em Comum
Esse tipo de cuidado deve ser tomado principalmente se a sua reforma for feita em um ambiente de prédios residenciais ou comerciais e onde existe uma certa circulação de pessoas. A primeira atitude a ser tomada é avisar com antecedência sobre a reforma que vai acontecer para que as pessoas se programem com as suas atividades. Se envolver elevadores, por exemplo, essa informação antecipada vai ajudar a algumas pessoas a se programarem quanto a horários ou outras formas de acesso ao ambiente.
Quando começar a reforma no ambiente, só isole o local a ser reformado por completo se realmente não tiver saída. O ideal é que você vá isolando em partes e vá fazendo a reforma de acordo com o avanço do local. Isso vai evitar que danos aconteçam á sua reforma e que o ambiente não fique totalmente interditado causando incomodo para as pessoas que circulam por lá.
Cuidado com os Móveis
Ter um cuidado com os móveis do ambiente é importante porque você não vai querer terminar a sua reforma com despesas extras e ter que comprar uma mobília toda nova. Você pode proteger os móveis do ambiente com lonas, papelões ou outros materiais resistentes ou então mudar de lugar até que a reforma termine por completo.
Em caso de objetos como espelhos ou moveis embutidos, você encontrará um tipo de adesivo que é vendido no comércio e que pode ser aplicado sob essas superfícies enquanto você faz a sua reforma. Isso vai evitar o acumulo de poeira, riscos, manchas ou qualquer outro dano mais comum em construção.