Sabemos que o cambio há muito tempo vem se mostrando bastante favorável as importações e com isso são muitos os produtos de outros países que são oferecidos aos brasileiros e entre esses produtos podemos encontrar uma grande variedade de material de construção e artigos para decoração importados especialmente da China. Mesmo com os preços extremamente convidativos é preciso ter muito cuidado com material de construção importado para não acabar tendo prejuízo na compra de produtos de má qualidade ou com defeito ao invés de fazer economia.
O Que Fazer
Antes da opção por produtos trazidos de outros países é preciso que se faça uma boa verificação como uma checagem para ver se o produto está conforme com os padrões técnicos do Brasil, pois com isso podemos evitar um desempenho não satisfatório e inferior àquilo que foi planejado. É preciso ainda que se procure saber na hora da compra, se o importador garante a troca do produto se não estiver de acordo com o que foi oferecido ou mesmo no caso de vir com defeito.
A Indústria Está Importando
De acordo com Claudio Conz que é o presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO), muitos desses materiais de construção estão sendo importados pela própria indústria da construção civil até para fazer testes de aceitação dos consumidores para ver da viabilidade de se produzir algumas dessas linhas de produtos aqui no Brasil.
Representação Dos Importados
Diante de todos os produtos brasileiros no mercado da construção, os importados figuram com ofertas de apenas 1,5% mas fazem uma complementação bastante importante e é um teste para o mercado onde essa representatividade tem a tendência de aumentar. Conz lembra que quando os produtos importados levam um rotulo dos revendedores são obrigados a ter um selo com a indicação de procedência. Na hora da compra o ideal é procurar uma loja da qual você já tenha boas referencias embora o Código de Defesa do Consumidor garanta que mesmo os importados são passiveis de trocas.
Ampliação Dos Itens Importados
As lojas de materiais de construção estão cada vez mais aumentando os itens importados e essas lojas têm com estes produtos a mesma responsabilidade que tem com os produtos fabricados aqui ficando com isso, o importador obrigado a troca sempre que houver problemas com o consumidor. Temos hoje produtos importados do Vietnã, da Índia, China e Europa, são uma enorme gama de produtos de cozinha, lâmpadas, acessórios de utilidades domésticas, porcelanatos, todos os produtos trazidos para nós por profissionais do setor que estão sempre visitando feiras internacionais em busca de novidades e preços que sejam acessíveis aos consumidores que vêem nisso uma grande vantagem no momento em que tem acesso a produtos com preços mais em conta.