A construção de um imóvel costuma envolver sonhos e expectativas, além é claro de muito trabalho, planejamento e um orçamento equilibrado para que dê tudo certo. Uma maneira eficiente de construir com mais economia é cuidando para que qualquer tipo de desperdício seja controlado e principalmente evitado, caso contrário existe a triste possibilidade de um aumento substancial nos custos ou ainda o risco de sua casa não ser concluída em função do orçamento. A melhor opção é contratar profissionais qualificados para se responsabilizarem pela gestão da obra, mas ainda assim é importante que o proprietário esteja atento aos gastos, conferindo regularmente os detalhes referentes ao consumo de materiais.
Os Desperdícios
Pesquisas e experiências realizadas na construção civil revelam que as perdas com o desperdício de materiais podem chegar a cerca de 30%, incluindo-se nestas perdas materiais quebrados, má utilização, estocagem inadequada, etc. Este percentual de perdas gera um aumento no custo geral da obra de aproximadamente 10%, portanto vale à pena cuidar dos detalhes de perto, afinal 10% sobre o valor de uma casa é muito dinheiro que poderá ser investido em outras prioridades como móveis para a casa nova por exemplo.
Algumas Dicas
Alguns procedimentos se tornam muito importantes para que os desperdícios com o material de construção possam ser evitados ou ao menos minimizados ao máximo, por exemplo, a armazenagem do material deve ser adequada, protegida do sol e da chuva, pois o cimento endurece e se perde com muita facilidade depois de aberto ou se estiver exposto à umidade. A areia deve ser estocada em local coberto e de preferência não diretamente no chão, pois as infiltrações e chuvas geram perdas tanto na qualidade quanto no próprio material. Ao preparar o cimento, a quantidade deve ser bem avaliada antes, pois as sobras não podem ser reutilizadas posteriormente. Quanto ao cimento, outra dica é utilizar material adequado para proceder ao nivelamento nas paredes, evitando assim o uso excessivo de argamassa. Cortar azulejos e tijolos somente nas quantidades necessárias, na parte elétrica, as medições são muito importantes no momento de fazer a fiação.
Custo Médio
Se considerarmos o padrão médio das construções podemos dizer que uma casa de mais ou menos 100 m² tem um custo de aproximadamente 600 reais por metro. Se o valor do metro estiver saindo muito acima disto é provável que esteja havendo descuido com o material. Em construções de luxo de 150 a 200 m² o valor médio pode chegar à cerca de 900 reais por metro. Cabe lembrar também que o desperdício pode ocorrer também no desempenho da mão de obra e não apenas no material, portanto é importante que haja um controle mais rigoroso durante todo o processo e etapas de construção.