Em grande expansão no país, a construção civil começa a ter problemas com a disputa pela mão de obra, entre os seus diferentes segmentos. As usinas hidrelétricas são obras muito atrativas para os trabalhadores, pois precisando de um grande número de operários acabam oferecendo melhores salários o que faz com que o segmento da construção civil voltado para as obras residenciais e de menor porte tenham sérios problemas para conseguir mão de obra em muitos setores. Quando a construção civil disputa mão de obra como acontece neste momento, muitas regiões do país têm seus canteiros desfalcados de diferentes tipos de profissionais. A pura verdade é que essa concorrência torna difícil de encontrar soluções inteligentes que possam resolver o problema.
Elevação de piso salarial de pedreiros
As obras que se realizam na hidrelétrica no Rio Madeira, em Rondônia utilizam em torno de 20.000 trabalhadores fazendo com que o piso salarial de algumas profissões como pedreiros e serventes tivesse um aumento de 30% e isso se reflete em Porto Velho onde as obras residenciais estão ficando sem gente disponível pra o trabalho. Num momento em que temos mais dinheiro para a casa própria em disponibilidade é um sério problema não contar com a mão de obra suficiente para atender a demanda que se hoje é grande, a tendência é de aumentar no decorrer deste ano.
Obras para Copa de 2014 inflacionam salários
Na capital do Brasil, as obras preparatórias para a Copa de 2014, que vai se realizar em nosso país, já começa a inflacionar a mão de obra em cidades próximas como é o caso de Goiânia que ficando a uma distancia de menos de 200 km da capital faz com que as construtoras já estejam encontrando dificuldades na contratação de mão de obra, pois o piso salarial em Brasília está 40% acima do piso em Goiânia o que faz com que o faltar trabalhadores na capital, as empreiteiras vão a Goiânia e oferecendo salários muito mais altos acabem levando o pessoal deixando as construtoras goianas desfalcadas.
Não tem como vencer a concorrência
As construtoras não vão encontrar facilidades de negociação diante de preços tão elevados e essa tendência não vai mudar para cidades que ficam próximas aquelas que irão sediar os jogos da Copa, pois quanto mais esta se aproximar mais as obras tenderão a se intensificar e empregar mais gente. Além de tudo isto tem muitas destas obras que irão se estender por longo tempo o que é garantia de emprego certo e depois da crise no setor, pedreiros e demais profissionais deste setor, quer mesmo é aproveitar as oportunidades de ganhar um dinheiro extra, deixando com isto muitas construtoras em sérias dificuldades, especialmente num momento de explosão na construção de moradias.
venho por este meio fazer uma apresentação, sou encarregado geral de construção civil. Com grande conhecimento de projeto e na condução de grandes obras com uma exprencia de mais 25 anos. tenho exprencia em pontes, barragens, edificios e vias de comunicação.