Ter uma área verde em casa é sempre muito bom tanto para deixar a casa mais bonita como também, para levar um pouco de vida para o seu lar. Porém, com a diminuição dos espaços disponíveis, pode parecer que não é mais possível ter essa área verde. Para quem deseja ter mais natureza na sua casa, vai gostar das dicas de como transformar o seu telhado em uma área verde.
Por mais complicado que possa parecer em um primeiro momento, é importante que destaquemos que pode ser bastante simples e seguro fazer essa cobertura verde do seu telhado. Para isso, basta que você saiba como proceder e quais são as necessidades para se manter a segurança.
Telhado Verde Só Em Construções Novas?
Se a sua casa é uma construção mais antiga e você deseja ter um telhado com área verde, saiba que é perfeitamente possível. Desde que se observem algumas questões de segurança como a impermeabilidade e resistência do mesmo, é perfeitamente possível fazer a cobertura do telhado.
O Que Verificar?
A seguir, vamos dar dicas dos itens que devem ser observados no telhado da sua casas para se ter certeza de que é possível ter um telhado com área verde de forma segura. Como já dissemos, a impermeabilidade do telhado é uma das questões mais importantes de ser verificada.
A laje deve ser impermeabilizada para garantir que não irão ocorrer infiltrações no futuro. Além disso, é necessário verificar também, o posicionamento das lajes bem como a sua resistência. Um telhado verde demanda força e resistência de sustentação e por isso mesmo, é tão importante que se tenha uma estrutura feita com bons materiais.
Para se ter uma ideia, uma estrutura de telhado verde inclui o suporte, terra, água e vegetação. Tudo isso somado pesa em média 40 kg por m2 e dessa forma, é importante que as telhas aguentem esse peso. No caso de acreditar que a cobertura atual do telhado da sua casa não suporta esse peso, você pode trocá-la.
Uma dica é trocar as telhas de cerâmica por telhas de fibrocimentos ou então metálicas, que são mais resistentes e duradouras. No momento da instalação do telhado verde, é importante ficar de olho na resistência das telhas, pois já nesse momento pode acontecer de as mesmas começarem a sentir o peso desse telhado verde.
A Complexidade Do Sistema Verde
Para transformar o seu telhado numa área verde é necessário instalar todo um sistema verde sobre a casa. Antes mesmo de fazer a verificação das telhas é necessário definir qual será a complexidade desse sistema e se ele é viável para se manter vivo sobre a sua cabeça.
Saiba que quanto mais terra você estiver disposto a inserir nesse sistema e quanto maior for a planta que você deseja ter no telhado da sua casa, mais peso fará sobre as telhas. Há também que se pensar no sistema de irrigação desse telhado verde. Na maioria dos casos, é utilizada a irrigação interna.
Esse tipo de irrigação pode gerar um sobrepeso de até 200 kg por m2. Além disso, as estruturas verdes com forrações muito grossas para plantas maiores podem chegar a representar até 300 kg de sobrepeso.
Dica: Se você está decidido mesmo a ter uma área verde em seu telhado, é bom remover a estrutura do telhado antigo, impermeabilizar novamente a laje e em seguida, cobrir novamente com telhas mais fortes e resistentes. Quanto mais peso o telhado aguentar melhor e mais fácil será fazer a transformação do seu telhado em uma área verde.
Cuidados e Possibilidades Para a Cobertura Verde
Além dos cuidados com a resistência e também impermeabilização do telhado, é muito importante pensar bastante no tipo de planta que se terá no local. Saiba que se estiver pensando nas plantas mais pesadas e com raízes profundas como Salgueiros e Chorões, terá um imenso trabalho para manter esse jardim no telhado.
Pense em espécies de plantas que sejam mais resistentes a falta de água e também a insolação, pois não há como evitar o sol em um jardim que fica no telhado, não é mesmo? Analise as espécies de plantas pensando sempre em tudo o que elas terão estando no telhado e no que, provavelmente, faltará.
Fazendo essa análise, chegamos a conclusão de que as plantas terão um contato intenso com o sol. Porém, nem sempre poderemos subir no telhado para regá-las. Se você mora em uma região mais seca com poucas chuvas, é importante procurar por plantas que sobrevivam mais tempo sem água.
Alguns exemplos de plantas que resistem bem ao sol intenso e também, a falta de água por um período mais prolongado são cambará, rabo de gato, clúsia, seduns, orelha de rato e saião. Escolha as plantas com que tiver mais afinidade, mas também que possam ser mais fáceis para você manter. Lembre-se que um telhado verde chama muita atenção e por isso mesmo, precisa estar sempre bem cuidado.
Em suma, os telhados verdes precisam de plantas de pequeno porte, que cresçam rápido e que tenham uma boa adaptação ao clima local. Consulte um profissional no caso de ter dúvidas, mas não escolha as plantas do telhado apenas pela aparência. Para garantir um telhado sempre bem verdinho, é importante ter um controle da irrigação do sistema no caso de não chover com frequência.
Além do Telhado…
A cobertura sustentável ou verde pode se estender muito mais além do que somente o telhado da sua casa. A varanda é um dos locais da casa em que é possível ter esse tipo de cobertura. Para que uma área da sua casa seja uma possibilidade para ter esse tipo de decoração verde, é importante que seja uma área aberta, que tenha acesso ao sol e também a chuva.
Você pode optar por outros tipos de coberturas como o jardim vertical também, trepadeiras, entre outras formas. Ter um espaço verde em casa é possível mesmo que não haja um grande espaço para um jardim no seu quintal. Tudo que se precisa fazer é pensar nas melhores plantas e também em sistemas que funcionem bem com a sua casa.