Muitas pessoas enfrentam dificuldades quando precisam usar espuma expansiva, seja pela forma de montagem do bico de aplicação ou simplesmente porque acidentes acontecem e o produto acaba se espalhando por onde não deve. Se você ainda não consegue parar de pensar na espuma expansiva que está no piso da sua casa com certeza vai gostar das dicas que reunimos abaixo. Conheça melhor o produto, suas finalidades e como removê-lo.
O Que é Espuma Expansiva?
O produto que realmente possui uma textura de espuma consiste num isolante adesivo elástico que é feito principalmente de poliuretano. O objetivo desse produto é oferecer melhor assentamento, isolamento, vedação entre outros pequenos serviços que compõem uma obra. Geralmente as pessoas usam esse produto para assentar e fixar portas, batentes e janelas. Funciona bem em materiais como madeira, ferro e alumínio.
Essa espuma pode ser utilizada ainda para fazer o encunhamento das paredes e para manter saídas elétricas e determinados tipos de encanamentos isolados. No contexto da construção esse produto tem grande utilidade. Contudo, é essencial que a pessoa que vai utilizar o produto saiba como manuseá-lo para evitar ter que limpar resíduos que tenham caído onde não deveria.
Características da Espuma Expansiva
Com sua textura de espuma esse produto é ideal para o isolamento de uma ou duas superfícies de materiais diferentes. Além de muito eficiente esse produto se mostra bastante econômico quando o assunto é vedação. Contribui ainda para deixar os ambientes mais agradáveis uma vez que absorve o barulho e ameniza as vibrações da estrutura. Quando você usa espuma expansiva pode ficar tranquilo em relação a sua durabilidade, ela não cede à pressão. Essa espuma ainda apresenta a característica de não encolher com o passar do tempo.
Passo a Passo de Como Usar a Espuma Expansiva
Uma das dúvidas mais recorrentes a respeito da espuma expansiva diz respeito a forma correta de utilizá-la, confira o passo a passo abaixo:
Montagem
Para começar deveremos montar a embalagem de aplicação encaixando o bico na válvula, geralmente a embalagem vem com um esquema explicativo.
Inversão
Com a embalagem montada você deverá invertê-la.
Direcionando o bico aplicador
Na hora de aplicar a espuma no local desejado você desejar direcionar o bico aplicador para o ponto e então pressionar o gatilho da embalagem.
A espuma é expansiva
Borrife espuma até a metade dos buracos, pois a espuma irá se expandir preenchendo completamente os espaços. Você não deve alisar a espuma enquanto ela estiver expandindo.
Corte
Depois de 2 horas de expansão você poderá cortar os excessos e depois de 8 horas pode dar o acabamento que pode incluir lixar ou pintar.
Remoção antes de curar
Antes que a espuma esteja curada é possível remover os seus excessos com o auxílio da acetona. Após esse período somente com ação mecânica.
Limpe o bico
Nunca sabemos quando precisaremos usar novamente a espuma expansiva então tenha o cuidado de remover os excessos que se acumulam no bico com a ajuda de uma espátula.
Como Remover Espuma Expansiva do Piso
Para o caso de quem viu espuma expansiva cair no piso a dica é remover com acetona antes dela curar. Se já estiver curada será necessário usar uma espátula para remover as camadas mais externas e depois passar thiner esfregando muito bem.