?> Como Fazer Textura na Parede | Imóveis Cultura Mix

Como Fazer Textura na Parede

Fazer uma pintura diferenciada nas paredes das casas, hoje em dia é mais do que estilo e tornou-se uma forma de usar a pintura como parte da decoração. Antigamente as paredes das nossas casas eram todas pintadas em cores em tons mais pasteis e claros, onde raramente era utilizado uma textura, uma pintura diferenciada ou qualquer outro tipo de detalhe que viesse a ornamentar mais aquela determinada parede.

.

Com o tempo, as cores mais vivas foram ganhando espaço e as paredes saíram mais do branco e do gelo para um azul mais aberto, um verde, Pink e amarelo. Essas cores levaram muito mais vida às casas e fizeram com que essas paredes exigissem pouca decoração, já que a cor por si própria já exprimia um certo estilo dos donos daquela residência.

Mas como a ousadia faz parte dessa nova geração, ainda assim os criadores de tendência ousaram e inventaram moda com as texturas. Texturizar paredes passou de apenas alguns pequenos detalhes para verdadeiras obras de artes feitas em paredes. Além de ser uma forma de levar mais vida ao seu ambiente, é uma forma mais barata de deixar o local mais cool e cheio de estilo. Sem falar que as texturas combinam com qualquer ambiente e você pode usar em qualquer cômodo da sua casa, do seu escritório, da sua escola ou de onde preferir.

Textura na Parede

Textura na Parede

Como essas texturas estão cada vez mais populares, elaboramos mais abaixo um tutorial muito simples e que pode ser feito por qualquer pessoa. Você pode fazer texturas mais básicas ou mais elaboradas, de acordo com o seu dom, a sua paciência, a sua ousadia e acima de tudo, a sua criatividade. Se você já viu uma parede texturizada na casa daquela amiga ou daquele amigo e ficou admirando e imaginando quão bonita ela também iria ficar na sua casa, não precisa mais se preocupar porque em poucos passos você também vai aprender a fazer e deixará a sua casa muito mais charmosa.

Esse nosso tutorial é uma ótima saída para você que quer levar um pouco mais de estilo para o seu ambiente, mas não dispõe e recursos financeiro para contratar um profissional. O material é super simples e pode ser encontrado facilmente em qualquer loja de material de construção e também não vai exigir tanto custo para seus bolsos.

Texturas

Texturas

Textura simples para parede – Passo a Passo

Esse tutorial vai ensinar você a fazer uma textura mais simples na sua parede.

Você vai precisar dos seguintes materiais:

  • – Lixa para parede
  • – Escova de cerdas resistentes, para tirar resíduos.
  • – Passo aderente levemente umedecido
  • – Eucatex Fundo Preparador de Paredes
  • – Eucatex Acrílica Riscadas
  • – Desempenadeira de aço
  • – Empenadeira de plástico
  • – Eucatex Gel Envelhecedor

Após providenciar todos os materiais acima, agora você precisa apenas seguir o passo a passo com muita atenção.

  • Passo 1: Comece removendo todas as partes soltas ou mal colocadas da sua parede. Isso pode ser feito com uma lixa para deixar a superfície bem igual e escovando para tirar os resíduos da lixa.
  • Passo 2: Depois de lixar e escovar, passe o pano levemente umedecido para retirar totalmente os resíduos que ainda não foram levados pela escova. É importante lembrar que você não vai esfregar a sua parede, vai apenas passar de forma leve para que o pano molhado retire superficialmente os resíduos. Depois de limpar com o pano, passe uma mão de Eucatex Fundo Preparador de Paredes, que como o nome já indica, é um produto que vai preparar a sua parede para receber a textura.
  • Passo 3: Agora você vai aplicar o Eucatex Acrílica Riscadas na sua parede dividindo-a em áreas com aproximadamente 2 metros quadrados. Esse produto deve ser aplicado com uma desempenadeira de aço. Aplique na sua parede deixando uma camada bem uniforme da textura.
  • Passo 4: Como a nossa textura é simples, você vai apenas criar aquele efeito “riscado” na sua parede. Para fazer esse efeito, você vai precisar de uma empenadeira de plástico e vai seguir fazendo movimentos horizontais e verticais. Os riscos podem ser paralelos, retos ou simplesmente aleatórios. Espere secar por 24 horas.
  • Passo 5: Com a parede já totalmente seca, você já poderá aplicar uma mão de Eucatex Gel Envelhecedor. Antes de aplicar esse produto na sua parede, dilua em água, de acordo com a medida que vem indicando na embalagem.
  • Passo 6: Antes de aplicar o gel, faça algumas faixas de 40 centímetros aproximadamente. Você pode usar um rolo de lã para isso. Evite aplicar faixas muito maiores do que esse tamanho indicado porque o gel pode secar e você terá dificuldade de obter um bom resultado.
  • Passo 7: Novamente com um tecido umedecido e totalmente limpo, tire o excesso do gel e deixe as depressões maiores com mais quantidade desse produto. Evite usar nesse processo, tecidos que soltem qualquer tipo de pelo.

Importante:

Pronto, agora a sua textura está pronta e você deve evitar choques com a parede até secar totalmente para não danificar o desenho. Evite usar muitas texturas em paredes internas. Isso pode causar uma confusão visual no seu ambiente. O ideal é você usar texturas em no máximo duas paredes por ambiente e em localizações opostas. Se quiser paredes diferenciadas em todo o cômodo, é bom você usar apenas alguns detalhes e não texturas.

Caso você sinta-se confortável com a técnica, pode ousar nos riscos da sua parede e fazer verdadeiras obras de arte. Pode ainda usar moldes, tanto os que já são vendidos em lojas de materiais de construção e/ou decoração ou usar moldes próprios para colocar a sua marca nas paredes da sua casa. Uma ótima ideia é você usar disco de vinil, CDs, estampas em alto volume e muito mais. O efeito desses produtos na sua parede, são semelhantes ao efeito de um carimbo.

O bom de usar texturas é que você terá paredes únicas na sua casa, pois mesmo que você siga a mesma técnica que outras pessoas, sempre vai colocar os seus traços e as suas características na parede.

.

Agora é com você. Ouse e deixe as suas paredes muito mais bonitas com as texturas. Depois nos conte como ficou, combinado?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *