Naqueles dias quentes, de muito sol, não nada melhor do que aproveitá-lo em uma piscina, e ter uma piscina em casa é maravilhoso, ter privacidade para reunir amigos e a família. Afinal, quem não imaginou ter esse conforto, essa comodidade, mas saiba que para ter uma piscina você terá muitas vantagens e também muitos contratempos.
Vantagens x Desvantagens
As vantagens de se ter uma piscina em casa é que você pode usufruir da sua piscina quando quiser, sem sair de casa, evitando o trânsito, evita a aglomeração de pessoas, além da privacidade e de ter um ambiente para diversão, com higiene e também com segurança.
Óbvio que tudo isso que foi citado é apenas um pouco das vantagens que encontramos ao ter uma piscina em casa. Sem contar, que se pode manter o bronzeado sempre em dia.
Por outro lado, nem tudo são flores e encontramos “problemas”, essas desvantagens de ter uma piscina é que precisa de um grande investimento, para manutenção precisamos de disponibilidade para as tarefas que são necessárias para seu funcionamento perfeito, precisamos limpar os equipamentos e ter uma manutenção contínua, além do aumento das contas de água e de luz e outros contratempos.
Os Temidos Vazamentos
Saiba que um aborrecimento comum para quem tem uma piscina é o desperdício de água com vazamentos, pois para manter o nível da água você vai ficar completando com água do hidrômetro, assim ficará muito caro.
Existem firmas especializadas em manutenção de piscina, eles detectam os vazamentos através de rastreamento e não causam danos à piscina, e depois executam o conserto na estrutura ou na tubulação da piscina. Essas empresas possuem profissionais especializados com experiência em vazamentos ou na sua localização.
Detectando o vazamento
Se você suspeita que tenha um vazamento, a primeira coisa a ser feita é confirmar se realmente existe, para isso verifique:
- Medir a água da piscina durante 24 horas (dia sem chuva) procure ver quantos milímetros de água sua piscina vai diminuir. Se baixar até 3 (três) mm por dia é normal, é o efeito da evaporação.
- Se a água está esvaziando mais de 3 (três) mm por dia, fique observando até onde o nível vai cair , ocasionalmente a água desce até a altura das bocas de canos (aspirador, grelha de sucção,retornos) luminárias, eventualmente tem vazamento no encanamento ou na luminária.
- O problema pode está no encanamento, procure o ponto exato. As empresas especializadas utilizam um aparelho de ultrassom para detectar o ponto.
Com essas dicas você pode identificar se sua piscina contém vazamentos.
Confira o filtro, pois ele pode ser o causador da perda de água, ligue o filtro e verifique se não tem rachaduras, também veja se as braçadeiras estão apertadas, elas são usadas para evitar vazamentos, é possivel que os encaixes de PVC estejam vazando fique atento para ver se perto do filtro não tem áreas úmidas. Se estiver tudo normal verifique o forro da piscina.
Para verificar o forro da piscina faça o teste do balde. Esse teste que é bem simples.
Deixe a piscina no seu nível normal, pegue um balde e encha com a água da piscina até 5 (cinco) cm da borda do balde, marque o nível da água do balde e também da piscina, coloque o balde dentro da piscina (prenda), a água do balde precisa ter a mesma temperatura da água da piscina, deixe por 24 horas e depois verifique o nível da água, confrontando as marcações, se a piscina tem uma variação grande com certeza a piscina vai revelar um vazamento. Saiba que o teste vai mostrar que tem vazamento, mas não vai indicar o local exato.
Quando o vazamento é forte fica mais fácil de localizar, se a piscina perde pouco nível de água (poucas gotas por minuto), não vamos encontrar um meio confiável para descobrir o ponto exato. Assim você pode fazer um tratamento com uma solução vedante.
Mas se o problema foi encontrado na estrutura você pode achar os pontos exatos com o teste de pressão negativa, o teste é realizado por um mergulhador, na piscina limpa e no seu nível normal de água. Esse teste só alcança vazamentos de certa vazão (com vazamento fraco não dá certo).
Como Acabar com os Vazamentos?
Essa não é uma tarefa muito fácil, mas quando o vazamento não for possível de identificar com o teste de pressão negativo, podemos dizer que é um vazamento por micro porosidade (geral) por causa da uma má impermeabilização. Você pode aplicar uma solução para vedar à micro porosidade, antes de aplicar a solução faça o teste de acidez da água, pois se não estiver neutro a solução não fará efeito e a piscina vai continuar vazando.
E talvez seja preciso retirar todo revestimento para solucionar o problema. Se a piscina tem forro de vinil interno ela pode apresentar vazamento, assim compromete a qualidade da água como também a perda de água.
Saiba que encontrar um vazamento na piscina é quase impossível, nas piscinas mais antigas, os pontos de vazamento podem ser em vários lugares, os furos são bem pequenos, podem ser do tamanho da cabeça de um alfinete, é impossível ver, assim procure os furos maiores por toda piscina.
Confira todo o equipamento da piscina que pode causar vazamento, verifique o filtro, a bomba, o aquecedor, as válvulas de tubulação, e assegure se de que eles não são o culpado do vazamento.
Procure partes úmidas (solo) debaixo e/ou ao redor de qualquer peça. Verifique a bomba, procure rachaduras, use tintura de piscina para ajudar a identificar a localização do vazamento, (corante próprio para piscina).
Você também pode drenar a piscina, passe sabão onde você acha que tem vazamento, com a água ele irá emergir como uma bolha. Fique atento, pois a maioria dos vazamentos ocorre na parte hidráulica, nas tubulações, na casa das máquinas, no acabamento da piscina.
Os vazamentos também podem ocorrer por causa de fissuras, rachaduras e também por causa de trincas na estrutura da piscina e na impermeabilização mal feita.
Também vamos evitar plantar arvores na beira da piscina, pois as raízes podem estragar o encanamento, procure firmas com experiência para construir e fazer manutenção da sua piscina assim você vai evitar problemas hidráulicos e estruturais.
Agora que você já sabe como identificar e consertar os possíveis vazamentos que são encontrados na piscina, não permita que haja desperdício de água, afinal com os problemas que temos hoje em dia, desperdiçar água chega a ser um crime!