O Bosque Azul
O Bosque Azul é um projeto que visa à construção de casas populares para a população no bairro Nossa Senhora da Ajuda que se localiza na cidade de Macaé, que é considerada uma cidade de médio porte.
A construção teve toda infraestrutura urbana que garante qualidade de vida para as 307 famílias que ali vivem. As casas foram construídas no complexo da Ajuda que tem uma área de 600mil metros quadrados, e além da construção das 307 residências, a prefeitura tem o projeto de construir no terreno do Bosque Azul, prédios para os servidores públicos municipais que se cadastraram.
Essa construção de casas populares no Bosque Azul tem como objetivo proporcionar moradia as pessoas que vivem em áreas que são consideradas de risco como: áreas ribeirinhas, de encostas, morros ou até mesmo de áreas invadidas que são de preservação ambiental.
Construção
Um detalhe muito importante é que a construção dessas casas beneficiou a mão-de-obra local e as pessoas que receberam essas residências não poderão vender as casas, ou seja, elas não podem ser negociadas, e assim será um patrimônio familiar. O secretário municipal de obras Tadeu Campos afirmou que a política habitacional da administração municipal é bastante ousada e teve como objetivo atender a grande parte da população de Macaé que não possuía casa própria.
Essas casas foram construídas em uma grande área que conta com sete ruas principais e outras transversais, possui uma infraestrutura urbana, em área cercada para garantir a segurança. As ruas são asfaltadas, com sinalização horizontal e vertical, arborizadas, iluminadas e possuem saneamento básico, com Estação de Tratamento de Esgoto, rede de água potável e o abastecimento de água feito pela Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgoto).
A Importância do Bosque Azul Para a População de Macaé
A construção de casas populares no Bosque Azul foi muito importante para a população da cidade de Macaé, pois beneficiou muitas famílias que viviam em áreas de risco e proteção ambiental. A obra também gerou um grande número de empregos para os profissionais, cerca de 250 empregos foram gerados.
No condomínio habitacional houve a preocupação com os deficientes físicos e algumas residências foram adaptadas para os portadores de necessidades especiais, e todos os imóveis construídos, podem ser ampliados, pois foram construídos em sistema modular.
O condomínio está dividido em dois blocos, e cada um deles possui área de lazer e quadra poliesportiva, e para garantir a segurança dos moradores, foi construído um muro no entorno das casas, tornando-se assim um condomínio fechado.
A realização desse projeto de construção de casas populares no Bosque Azul foi extremamente importante para o desenvolvimento da cidade, e também proporcionou a grande parte da população que não tinha casa própria uma melhor qualidade de vida.
Por: Érica Ap. Gome