Assim como a moda que segue variadas tendências com diversos tipos de influência, saiba que a arquitetura também vive de olho nas tendências do mercado que, embora não se alterem com tanta facilidade ou rapidez sofre mudanças sim e muitas vezes estas mudanças servem de estímulo para que as pessoas tenham aquele desejo incontrolável de fazer uma reforma em sua casa. Neste caso os objetivos podem variar um pouco dependendo da constituição familiar dos proprietários do imóvel e de suas necessidades naquele ambiente. Muitas vezes à vontade ou necessidade é de redefinir os espaços internos, outras somente modificar o seu visual de acordo com as novidades do mercado tornando-o mais moderno e confortável, pois o estilo de vida das pessoas vai sofrendo modificações com o passar do tempo.
Agentes da Modificação
A vida moderna nos oferece muitas novidades no que se refere aos aparelhos eletrônicos, aos eletrodomésticos, etc., e estas novidades vem modificar as necessidades referentes ao espaço interno de nossas casas. Um bom exemplo disso é o computador que em muitos casos requer um espaço mais adequado, específico. As técnicas inovadoras de casas e construção também podem ser consideradas como agentes de modificação, nos detalhes de iluminação, nos novos materiais, etc., bem como as constantes mudanças nas atitudes comportamentais da nossa sociedade. Sendo assim é correto afirmar que na atualidade arquitetura e tendências são assuntos intimamente relacionados, e os profissionais devem estar abertos para esta nova forma de trabalhar no setor, esta nova visão de mundo que se descortina rapidamente.
Década de 70
Nesta época, bons apartamentos eram os que continham salas muito amplas e espaçosas, em geral possuíam apenas dois quartos, um para uso dos pais e outro para as crianças, um banheiro que era utilizado por todos, mais um lavabo pequeno para empregada e uma lavanderia. Difícil imaginar uma família dos dias atuais se acomodando neste espaço, sem suíte, closet, com apenas um quarto para irmãos, enfim, com pouquíssimas opções de privacidade, enfim, longe do sonho de casa ideal.
Realidade Atual
De forma geral os modelos de apartamentos disponíveis em grandes empreendimentos oferecem o básico que não se diferencia em muitos aspectos do modelo da década de 70, porém vale lembrar que é difícil prever qual será a constituição familiar das pessoas a ocupar o espaço em questão, e nos dias atuais as variáveis são muitas, por exemplo, uma senhora com um gato, um casal e um bebê, duas amigas, um casal de homens, casais sem filhos, casais com dois ou mais filhos, etc. Especialmente por esta variedade é que os proprietários buscam personalizar o seu espaço posteriormente, buscando a ajuda de profissionais que possam auxiliar na escolha e adaptação das modificações cabíveis as suas necessidades específicas e as tendências do momento.