Ter uma casa bonita tem lá as suas diversas vantagens e quando falamos em beleza de uma residência, citamos não somente a sua decoração como também a sua aparência por fora também. A arquitetura é uma preocupação aparente cada vez mais, principalmente em casas e apartamentos que estão localizados em condomínios residenciais e que precisam manter o mesmo padrão dos demais.
As fachadas das casas podem ser em diversos tipos diferentes e talvez você não tenham percebido este fato. Elas dizem muito sobre o estilo de uma casa e passa a ser o cartão postal de qualquer endereço. Escolhemos os principais tipos de fachadas para casas e vamos explicá-los de forma que você entenda mais sobre cada um e saiba diferenciá-los sempre que for necessário.
Fachada Simples De Casas Simples
Este é o tipo básico de fachada, como podemos exemplificar. Eles são os tipos mais básicos de fachadas onde o muro da casa é utilizado mais por proteção e modelo do que decorativo. O formato dessas fachadas são básicos, em alturas que podem variar entre as mais baixas e as medianas. Raramente uma fachada simples de casa são apresenta muros extremamente altos.
Fachada De Casa Simples Contemporânea
Essas fachadas já são um pouco diferentes das anteriores. Elas começaram a aparecer a partir da metade do século XX e possuem uma aparência mais limpa e discreta. O formato dessas fachadas geralmente é em linhas retas e lisas, podendo existir alguma em formato mais angulares. Os muros nesse caso são bem largos, altos e com uma elegância em seu formato.
A principal “mensagem” que deve ser passada por essas fachadas é a ideia de sobriedade e elegância. Jamais utilize cores mais chamativas que possam quebrar essa ideia, dê preferência à cores mais sóbrias e mais leves visualmente falando. O branco, o bege, os tons nudes de amarelo, azul ou qualquer outra com tal semelhança.
Aposte nas janelas mais largas e também com bordas elegantes, caso queira pode também utilizar grades para estas com detalhes ornamentados. Os portões podem ou não existir e se for escolher um destes, siga a mesma ideia de elegância sempre. Evite portões muito abertos e que deixem a sua casa exposta demais.
Este tipo de fachada exigirá que sua casa tenha um telhado embutido, daqueles que qualquer pessoa olhando de fora tenha a impressão de que não há nenhum telhado na residência. Esse tipo de telhado é bem moderno e tanto por estética quanto por segurança eles são bem solícitos no dia de hoje.
Fachada Moderna De Casas Simples
Você pode ter uma casa mais simples e com uma fachada mais elaborada caso deseje. Há quem discorde sobre a combinação ser a perfeita, dando preferência às fachadas simples para esse tipo de casa, mas como citamos no início do nosso texto, as fachadas ajudam muito a deixar a sua casa mais bonita e este caso em específico é um bom exemplo para isso.
As fachadas modernas para casas mais simples seguem basicamente o mesmo conceito das fachadas em estilo contemporâneo. A diferença entre elas é que você já pode usar um pouco das texturizações que são bem eficientes nas construções mais modernas. Aposte também em detalhes com madeira reaproveitada, aço liso ou escovado e materiais vazados, estes com certeza deixarão a sua fachada com uma aparência única.
Ao pensar na fachada moderna ideal para a sua casa, lembre-se de tentar demonstrar a simplicidade com elegância e de certa forma ousadia. Utilizar formas e elementos pouco vistos fará de sua fachada algo diferente e ousado, o que são duas características de obras bem modernas.
Fachada Colonial De Casas Simples
Apesar de serem muito utilizadas também em casas mais modernas, as fachadas coloniais são bem clássicas e mais comuns e construções mais antigas. A ideia passada por esse tipo de fachada é de remeter a ideia da época do Brasil colonial, desde quando os portugueses chegaram por aqui e trouxeram alguns detalhes de suas construções.
Sabemos que a história do nosso país possui referência de diversos países da Europa, mas a nossa maior influência arquitetônica, quando se fala em construções históricas, ainda é dos portugueses por estes serem os nossos descobridores. Hoje em dia ainda existem casas com esse tipo de fachada em diversas cidades portuguesas, mas por aqui já foram bem esquecidas e são encontradas mais em cidades ou localidades que remetem um conceito mais clássico.
Mesmo não estando nessas regiões, você pode ainda utilizar as construções coloniais em sua fachada para deixá-la bem bonita, pois transmite a ideia de elegância e sofisticação. As construções coloniais são o exemplo perfeito de o que é antigo nem sempre é velho ou fora de moda. Caso queira ainda pode mesclar um pouco entre o colonial e o moderno, mas lembre-se de manter a ideia mais retro para que as pessoas identifiquem o estilo da sua fachada.
As cores já são mais alegres, mais vivas, porém você pode ainda optar pelo neutro para dar um ar mais clássico à sua residência. Os telhados ideais são aqueles feitos de barro, as janelas podem ser redondas e aposte de verdade nas madeiras. Este material sempre nos lembra das construções antigas. É um tipo de facha muito utilizada nos dias de hoje.
Fachada Clássica De Casas Simples
Estas também nos lembram de um tempo e uma cultura passada, mas não vêm de nossos colonizadores. As fachadas clássicas são remetidas à ideia da arquitetura da Grécia e também de Roma em seus tempos mais passados. Elas são bem compostas de frisos, colunas exuberantes e diversos outros detalhes ornamentais principalmente quando estes estão nas grades da varanda e também nos portões.
Por serem fachadas clássicas, você deve atentar-se para o fato de elementos mais modernos. As tendências desse tipo de arquitetura passou bastante de uma época para outra e ainda são muito utilizadas em construções extremamente modernas. Caso você não queira passar a ideia de uma fachada moderna e sim daquelas bem clássicas, que costumamos encontrar em casas mais antigas, evite compor sua fachada com elementos mais contemporâneos, eletrônicos e cores mais vivas. Preze sempre pelo discreto e neutro.