Churrasqueira Revestida Com Piso

As Churrasqueiras

Aqui no Brasil a realização de churrascos já ultrapassou a ideia de ser somente uma maneira alternativa de se preparar uma carne e se tornou algo muito mais tradicional e clássico, ganhando a forma de um evento realmente. Isso tudo é bastante positivo, já que esse tipo de evento sempre é realizado para se comemorar algo ou pelo menos para se relacionar com alguma coisa boa, como integrações e confraternizações de modo geral.

Esses são os principais pontos que fazem com que o churrasco brasileiro seja diferente de todos os outros do mundo, já que em outros países essa é somente uma forma de assar carne. No nosso país o churrasco pode durar muito tempo, sendo o mais comum ir ao longo de uma tarde toda.

Pelo fato de ser um evento muito comum, típico e famoso aqui no Brasil, é muito normal que os brasileiros tenham uma imensa vontade de ter sua própria churrasqueira em casa, já que dessa forma a organização de eventos se torna muito mais simples, e toda a preparação fica somente em uma casa. Isso pode até mesmo ocasionar o aumento na frequência da realização de churrascos, já que a churrasqueira é um dos elementos imprescindíveis.

Esse desejo de se possuir uma churrasqueira própria não é difícil de se realizar, já que existe uma gama muito ampla de tipos e estilos de churrasqueiras e elas podem agradar e se encaixar com as necessidades de todas as pessoas, inclusive em todos os bolsos. As principais diferenças das churrasqueiras estão ligadas ao material pelo qual elas são  feitas, seu peso e suas dimensões, o preço que elas possuem, a maneira de exaustão da fumaça, entre alguns outros fatores.

Porém, algumas pessoas possuem um desejo ainda mais avançado, que não se restringem a somente ter uma churrasqueira em casa, mas sim, ter um ambiente que seja destinado somente para a realização desses eventos. Isso, por mais que pareça, não é algo totalmente supérfluo, já que possuir um ambiente desse em casa faz com que todas as coisas fiquem mais organizadas, principalmente pelo fato de todas as “bagunças” e itens de churrascos fiquem limitado somente aquele local e não que se espalhe ao longo da casa toda e isso constitui imensamente para a arrumação depois. Além disso, possuir uma área destinada para a realização de churrascos faz com que seja necessário pensar em uma maneira correta para a exaustão da fumaça e dessa forma nem ela, nem o cheiro irão contaminar a casa toda.

Levando em conta todos esses pontos apresentados acima, fica claro o quanto possuir um cômodo desses em casa faz com que as integrações e os eventos fiquem mais propícios, já que as pessoas ficarão mais unidas e próximas e assim a comunicação ira fluir melhor e mais confortavelmente. Por esse tipo de espaço agradar tanto as pessoas, também fica mais evidente o real motivo de as casas que contam com alpendres grandes, varandas e mais especificamente churrasqueiras, são muito mais valorizadas no mercado imobiliário.

Espaço de Lazer

Espaço de Lazer

O primeiro modelo que vem a mente quando se pensa na aquisição e / ou construção de uma churrasqueira é aquela clássica e tradicional que é feita de alvenaria e que conta com chaminé e muitas vezes é até mesmo ligada a um fogão a lenha, por exemplo. Ainda que essa churrasqueira não seja a mais indicada para todos os tipos de espaços e necessidades – já que ela demanda um espaço bem amplo e um maior investimento financeiro – ela é uma das mais desejadas pelas pessoas e isso se dá por diversos fatores.

Um dos principais motivos de essa churrasqueira tradicional ser muito utilizada é que ela é a mais apropriada para dar ao churrasco o seu sabor marcante e forte, já que ela é alimentada a carvão e é esse elemento que dá a carne o sabor defumado. Um ponto negativo é que ela emana muita fumaça e é por isso que é indispensável que ao se construir uma churrasqueira do tipo, também se faça todo o planejamento e a construção de um sistema de escoamento de gases, sendo que uma das melhores opções é fazer a construção de um duto exclusivo para fazer essa liberação.

Churrasqueira Revestida Com Piso

Churrasqueira Revestida Com Piso

Churrasqueira Revestida Com Piso

Um outro ponto que acaba encarecendo as churrasqueiras clássicas de alvenaria é que, além delas precisarem ser construídas do zero, elas também necessitam ser recobertas e revestidas adequadamente. Apesar disso ser algo que encarece toda a construção e também se torne uma etapa a mais que pode acabar deixando todo o processo um pouco mais demorado, é algo fundamental, já que isso deixará a churrasqueira esteticamente mais bonita, mas também irá contribuir para o aumento de sua vida útil, já que irá prevenir problemas como infiltrações, manchas, umidade, entre outros prejuízos.

O material mais utilizado para revestir as churrasqueiras é o tijolo, pois ele conta com uma durabilidade ótima, além de uma qualidade muito boa. Esse tipo de revestimento, no aspecto estético, confere ao ambiente um ar mais rústico ou até mesmo jovial. A madeira também é um material bastante utilizado, mas ela já oferece um ar bem mais moderno e original ao ambiente.

Uma coisa que tem sido bastante utilizada nos dias atuais é fazer com que o revestimento da churrasqueira acompanhe o estilo do piso, ou seja, ela será revestida com o próprio piso. Por exemplo, caso o piso do local seja de mármore, o revestimento da churrasqueira também será desse material. Isso faz com que o ambiente fique com um ar muito moderno e também se torna possível escolher a cor da churrasqueira. Porém, a desvantagem de se utilizar o mármore é que, como ele é um material que contem um alta absorção, ele necessita de cuidados e deve ser protegido adequadamente.

Outro material que pode seguir essa linha de piso e revestimento seguirem um único estilo é a churrasqueira revestida com pedras rústicas, sendo que essa é uma opção extremamente estilosa e contemporânea. Nesse caso, o mais comum de ser encontrado é o revestimento com o acabamento de canjiquinha, o que deixa tudo muito harmonioso

Vale ressaltar que independentemente do material ou do piso a ser escolhido como revestimento da churrasqueira, é fundamental que ele lide bem altas temperaturas, já que o calor será muito presente, então é necessário que seja resistente e apropriado..

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Área Externa

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *