Como Escolher o Sofá Perfeito

Toda vez que nos sentamos na sala de estar para conversar com uma visita ou vamos para a sala de TV para assistir a um filme, normalmente não pensamos no sofá que estamos sentando, afinal, ele já está ali para isso, mas você sabe escolher o melhor estofado para as salas de sua casa? Veja a seguir e aprenda como escolher o sofá perfeito para cada ambiente em que você desejar ter um.

Jogo de Sofá

Jogo de Sofá

Onde Posso usar um Sofá?

Quando pensamos em sofá, já ligamos automaticamente com a sala, afinal lá é onde encontramos o sofá da casa, mas este tipo de mobiliário não precisa ficar preso unicamente a este ambiente. Você pode usar em outros cômodos de sua casa, ficando atento apenas com as áreas que tem gordura, umidade e que são abertas. Porém, mesmo com todos esses pré-requisitos, não é difícil.

Encaixando o Sofá Perfeito

Na Sala de Estar

Onde mais encontramos o sofá, na sala de estar, se deve pensar com muito cuidado. Você tem que ficar atento, se quer um sofá confortável o suficiente para passar horas sentado conversando, tem que se lembrar da decoração do resto da sala. Deve pensar no tamanho, quantos lugares deve ter.

Todos esses itens devem ser bem pensados antes da compra. Se possível, meça o espaço que você destinou para receber seu sofá, para que você não acabe comprando um muito grande e ele não caiba onde deve.

Para salas pequenas deve optar, por 1 (um) único sofá, com 3 (três) lugares e sem o chaise (aquela extensão, que serve para deitar). Além do sofá você pode completar o espaço com o uso de pufes, eles servirão como mesa de apoio ou como assento quando necessário. Lembre-se de procurar um material resistente se você recebe muitas visitas e que se encaixe na decoração do restante do ambiente.

No Home Theater – Sala de TV ou Cinema em Casa

Se você tem um Home Theater em casa, com certeza tem espaço suficiente, e está ciente que um espaço como esse, necessita de um bom sofá, não somente em tamanho, mas bastante confortável, afinal neste espaço se passa bastante tempo. Aqui você pode fazer uso da chaise (caso tenha espaço), caso não tenha esse espaço, coloque pufes, eles servem de apoio para as pernas e de assentos extras.

Um sofá bem confortável é a principal especificação, também se deve medir o espaço para que não compre nenhum mobiliário demasiadamente grande ou pequeno. Não se esqueça de incorporar o sofá com a decoração do seu Home Theater

No Quarto

Aqui não se deve ter nada muito grande ou confortável. A recomendação que se dá é que se tenha uma poltrona, no máximo um sofá de 2 (dois) lugares, que servirá para quando receber visitas no quarto. Algumas pessoas também gostam de poltronas ou sofás no quarto, para ajudar na hora de se vestir. Aqui não precisa de nada muito confortável, e a peça pode e deve se destacar da decoração.

Sofá para Quarto

Sofá para Quarto

No Closet

Única recomendação é que possa ajudar na hora de se arrumar, não precisa de nada muito confortável. Muito especialistas indicam o uso de pufes que ocupam menos espaço e permitem que sejam levados de um lado para outro. Ele não precisam se encaixar na decoração, podem ficar guardados até o momento de uso, sendo retirado nesse momento e depois guardado novamente.

Na Área de Lazer e/ou Jardim

Pode parecer estranho, mas em muitos jardins e áreas de lazer, existem sofás que são adaptados ao ambiente em que se encontram. Como se espera passar um bom tempo nesse local se deve pensar em algo confortável, por outro lado se o espaço for a céu aberto e seu estofado receber luzes solares e chuva direta, seu material deve ser resistente aos fenômenos da natureza. Caso fiquem abrigados, se preocupe com o conforto e que se incorporem a decoração do ambiente.

Se sua área de lazer for usada por muitas pessoas, procure ter sofás, cadeiras e chaises espalhadas, com uma boa decoração, pode ter certeza que sua área de lazer será a mais requisitada entre seus amigos e familiares.

Na Cozinha e Sala de jantar

Pode parecer estranho, mas existem casos de termos sofás na sala de jantar, na cozinha, só é recomendada se ela fora incorporada a sala de jantar/estar, no caso aquelas cozinhas com bancadas, tipo americana.

Sofá está na moda nas salas de jantar que é tipo lanchonete, salvo contrário, utilize somente pufes. Lembre-se também de que eles, os sofás, devem ter um revestido especial, para que a gordura e a umidade do ambiente não impregnem nele e todo o seu esforço para deixar sua sala de jantar diferente vá por água abaixo.

No Banheiro

Este provavelmente é o local mais esquisito de se ter um sofá, mas antes de pensar em colocar um dentro de seu banheiro, verifique se ele tem espaço suficiente. Existem banheiros tão pequenos hoje em dia que não cabe nada além de uma pessoa.

Na realidade para incorporar um sofá ao seu banheiro não é nada fácil, além do espaço grande, você tem que ter muito estilo e dentro do banheiro ter vários ambientes que compõe ele. Lembre-se que por causa da umidade, o material deve ser resistente, mas isso não quer dizer que ele tenha que ser feio.

Recapitulando

Depois de ler tudo isso, você pode perceber que sofás são bem-vindos em todos os ambientes da casa. Que cabe somente a você, incorporar o tipo e o estilo certo em cada ambiente.

Modelos e tipos de sofás você poderá em revistas do segmento e em sites aqui na internet. Eles poderão lhe abrir ainda mais a cabeça para o que deve ser usado, em cada local e lhe dar ideias que podem ser aplicadas em sua casa.

Não tenha medo de ousar, só tenha cuidado com o espaço que você tem disponível e com a qualidade do sofá. Muitas vezes sai melhor você investir em um sofá mais caro, que lhe dará mais conforto e será ainda mais resistente, do que em um que não aguentará o fluxo e terá que ser trocado muito rapidamente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *