Muita gente diz que o mais importante é o sabor dos alimentos e que sua beleza não conta, mas percebemos que primeiro comemos com os olhos, nós contemplamos o prato, depois avaliamos sua beleza, seu cheiro, para decidir se queremos comer.
Por Que Decorar Pratos?
Sabemos que cozinhar é uma arte que atrai a quase todo mundo, e que a beleza é essencial, pois desejamos montar pratos que possam chamar atenção de nossos convidados, e ao mesmo tempo ter o poder de abismar seus amigos, sua família, o seu namorado, o seu marido com deliciosos pratos decorados como aquele do restaurante famoso e caríssimo que você adora ir.
Recepcionar os amigos, parentes, para uma refeição com uma mesa bem elaborada com pratos saborosos e bonitos, uma mesa elegante, mas muito acolhedora aos convidados vai deixar a impressão de eficiência, de aptidão, além da elegância. Por isso vamos destacar algumas dicas e truques para deixar seus pratos mais bonitos, requintados, porém simples e com muito bom gosto.
Decorando Pratos
Para servir, no prato vamos sempre buscar destacar o ingrediente básico do prato servido, se for um peixe, ele ficará destacado dos outros ingredientes e assim por diante. Procure servir as guarnições de cores diferentes do ingrediente principal. Organize o alimento no meio do prato, deixando as bordas livre, decore o prato com ervas como manjericão, salsa, cebolinha e outras ervas frescas.
Procure não exagerar nos acompanhamentos, aproveite os legumes que serão servidos para decorar o prato, corte-os de maneira habitual e harmoniosa, tenha cuidado ao colocar o molho, use ingredientes frescos, de boa qualidade. Lembre-se de organizar cada prato, de acordo com o número de convidados. Você também pode decorar um prato diferente para cada convidado e tornar assim, a refeição mais especial.
Para montar e decorar o prato utilize o que a sua inspiração determinar, mas:
- Sirva uma pequena porção no prato;
- Arrume o arroz numa forminha (num potinho qualquer, encha de arroz pressione um pouco depois vire no prato que vai servir);
- Faça uma decoração com folhinhas;
- A carne vem sempre em cima da salada e
- Decore nas bordas do prato com o molho (pode fazer círculos, pode fazer desenhos irregulares ou espontâneos).
Como mencionamos anteriormente, para decorar um prato necessitamos usar sempre de criatividade e nunca colocar muita comida no prato, caso seu convidado quiser comer mais, ele pode e deve repetir, por isso seja discreta na quantidade (não coloque nem mais e nem menos), utilize sua imaginação para criar pratos coloridos, principalmente para as crianças, elas precisam de estímulos visuais para poder comer melhor. Você pode criar esses pequenos detalhes na sua cozinha, assim um prato simples vai ganhar novo sabor e causar um grande efeito.
Veja Dicas de Chefes Renomados Para Que Você se Torne Também um Grande Chefe de Cozinha
Como dito, destacamos para você algumas dicas de chefes de cozinha para colocar aquele toque especial em seus pratos e em suas receitas:
- Decore peixes, patês, mousses com folhas como salsa, agrião, com outras verduras.
- No assado, decore com fatias de abacaxi, de presunto, pêssegos e outros.
- Nas saladas você pode decorar com manjericão, menta, estragão, coentro e outros em pequenos ramos.
- Faça borboletas de limão para as crianças, basta cortar a fatia de limão em quatro e depois colocá-las na forma de borboleta depois coloque as antenas que pode ser de pimentão.
- Decore saladas com tiras e pimentão, de alho poro, corte no sentido do comprimento e forme desenhos
- Para aqueles pratos que servem com suco de limão decore com fatias de limão torcido, basto cortar a fatia, depois faça um pequeno corte do meio para a direita e torça os lados cortados formando uma onda.
- Para saladas e também sanduíches usem enroladinhos de cenoura, corte fatias finas de cenoura, enrole cada fatia e coloque numa forma de gelo uma do lado da outra acrescente água gelada e deixe um pouco para resfriá-la.
- Use flores de tomate em todos os pratos, descasque o tomate sem quebra a casca depois enrole para formar a rosa.
- Use leques de pepino para decorar pratos de sanduíches, patês. Faça fatias do pepino no sentido do comprimento, mas deixe um pedaço sem cortar, depois é só separar as fatias formando um leque.
- Enfeite com travessas de saladas e patês com flores de rabanetes, corte a base do rabanete em oito partes sem cortar tudo depois coloque em água gelada que ele se abrira e formara uma flor.
- Faça uma escova de alho- poro para enfeitar tabua de queijos e também pratos orientais, corte um pedaço de alho – poró , depois corte em tiras no comprimento mas deixe uma parte sem cortar, coloque em água gelada por mais ou menos uma hora ou ate as pontas ficarem curvas.
- Faça flores com pimentas, basta cortar no comprimento deixando a base intacta, tire as sementes e leve para água gelada
- Faça leques com rabanetes, faça cortes horizontais no rabanete mas deixe a base intacta, puxe delicadamente as fatias para o lado e forme um leque.
- Com a raiz da cebolinha faça um a flor, basta fazer cortes sem cortar a raiz depois coloque na água gelada.
- Você também pode decorar os pratos com ketchup, mostarda, purê, faça desenhos usando colher, garfo, bicos fino de confeitar ou use garrafas de mostarda e de ketchup, faça círculos, retas, use molho .
- Você também pode decorar pratos doces, usando caramelo, chocolate derretido, crocantes, fios de ovos,
- Faça redes de chocolate ou de açúcar, derreta o chocolate e com ajuda de um cone de papel faça desenhos aleatórios numa folha de papel vegetal, deixe gelar e retire. Com o açúcar faça uma calda e com ajuda de uma colher espalhe sobre o papel fazendo as redes ou teias de aranha, depois é só enfeitar sua sobremesa
Agora que você já viu diversas dicas, sabe que pode arrasar na cozinha, deixar seus pratos mais bonitos e ainda mais atraentes, convide amigos e teste seus novos dons!
Quem é apaixonado por cozinha, mesmo que não seja um grande chef, mas que goste de experimentar bons pratos, sabe que não só comemos com a boca, mas também com os olhos. Ninguém estará muito confiante em comer alguma coisa que não tenha uma boa aparência ou pior, que tenha péssima aparência, mesmo se o sabor for ótimo. A comida deve ser tão boa de se ver quanto boa de experimentar. Não é a toa que os grandes restaurantes no mundo, os grandes chef não poupam esforços para apresentar os pratos de uma forma atrativa, criativa e elegante.
A decoração de um prato pode falar muito da comida, de quem a cozinhou, aliás, uma das regrinhas básicas que é usada em importantes restaurantes é dar uma indicação do que se tem no prato através da decoração.
E porque não levar para sua mesa a decoração dos pratos, mesmo que seja somente em ocasiões especiais. Pode ter certeza que é bem mais fácil do que você possa imaginar. Não acredita? Veja algumas regras básicas!
- Alguns ingredientes são sucesso garantido para quem quer decorar pratos, como, salsão, mostarda, brotos de beterraba, salsinha e cebolinha, entre outros.
- A redução feita com vinho tinto é ótima para criar pinceladas no fundo do prato.
- Use sempre pratos brancos quando quiser fazer decoração, aposte em formatos difrentes para valorizar ainda mais a sua apresentação.
- Quanto maior for o prato melhor, mais espaço você terá para decorar. O importante é dispor bem a comida e a decoração.
- Em cima da massa, você pode sempre apostar em folhas de sálvia fritas.
- Para saladas você pode usar na decoração pistache ou castanha do pará saltados na panela.
- Dependendo do prato, aposte em lascas de parmesão sobre a comida.
- Aposte nas flores comestíveis, que além de deliciosas deixam o seu prato lindo.
- Lembre-se que um prato colorido é sempre mais bonito, equilibre as cores do que será servido com a decoração.
- Se você quiser adotar a decoração de pratos sempre, vale investir em aros que são próprios para montar comida, como por exemplo, fazer aquele “bolinho” de arroz.
- O modo como os alimentos são cortados também faz toda a diferença.
- O azeite também é um bom “finalizador” na hora de decorar um prato, basta fazer um risco, um traço e pronto.
A Base Para Decorar Os Pratos:
- O primeiro passo é ter os pratos certos: brancos, grandes, várias formas (cada comida exige ser apresentada em um tipo de prato).
- Outro ponto importante é que uma decoração deve ser perfeita e o prato deve estar completamente limpo na beirada. Então, depois de terminar de decorá-lo, pegue um papel toalha e retire qualquer excesso. Decorar um prato é uma arte e não pode ficar “borrada”.
- Use na decoração SOMENTE alimentos que recordem o que tem dentro do que foi preparado. Aliás, isso pode até mesmo servir para “falar” para o seu convidado qual o recheio do bolo salgado, por exemplo.
- Um prato para ser bonito e elegante precisa para começar ter pouca quantidade. É impossível deixar uma apresentação perfeita se você colocar muita comida. Basta olhar as fotos de pratos servidos em restaurante chique que você entenderá como funciona.
- As forminhas e principalmente os aros são necessários para montar o formato que você quer e o melhor momento de preparar a decoração é na hora de colocar a comida no prato. Se você vai usar, por exemplo, folhas, elas devem ser fresca. A decoração só pode ser feita com comida fresca, por isso, deve ser feita no momento de servir.
- Não pense em fazer uma decoração e ache que tudo bem, coloco uma coisa e depois outra. Não vai dar certo nunca. Para decorar um prato e para que ele realmente fique bonito é necessário planejar o que será usado e como será colocado. E não tente inventar coisas muito complicadas.
- Criar uma salsa somente para apoiar uma carne ou peixe também é um bom modo para decorar um prato e ainda dar mais sabor ao que foi preparado. Você pode, por exemplo, preparar um peixe e criar uma salsa com vários temperos, colocá-la no prato, bem no meio, e apoiá-lo sobre. Em cima, ainda pode deixar alguns temperos frescos que foram usados para preparar a salsa.
- A fruta também pode ser usada para decoração, desde que o seu sabor combine com o prato que está sendo servido. Aliás, é importante que a decoração não altere o sabor da comida. Você não pode preparar uma carne com determinado tempero e depois decorá-la com outro, que misturado pode resultar em um sabor nada agradável.
- Não despreze as cascas, elas também pode servir para decoração, num prato que tem cenoura porque não usar raspas da casca ou ralar pedacinhos da casca de um limão ou laranja. Quando for possível use-as para incrementar a decoração.
- Você também pode salpicar temperos na borda do prato, mas faça isso sempre com muita atenção para não exagerar.
- Falando em exagero, vale ressaltar que o importante em uma decoração de um prato é despertar água na boca de quem vai saboreá-lo, curioso para provar o sabor do que é bonito de se ver. Para ter esse resultado nunca aposte no exagero, neste caso, mais é menos.
- A comida deve ser apresentada em um prato levando em consideração o que está sendo oferecido, isto é, para uma comida sofisticada, use mais a sofisticação, mas para uma comida simples, não perca de vista a simplicidade.
- Em pratos líquidos como sopas, por exemplo, para começar, o tipo de prato deve ser aquele correto, fundo, aqueles que são bem fundos e pequeno no meio e possuem uma borda grande são os melhores. Para decorá-los use ervas finas frescas, pedacinhos de pão de torrados ou ainda tomates sem pele picados em pedaços bem pequenos.
Não é difícil decorar um prato, é preciso ter paciência, criatividade e habilidade, e claro uma pitada de bom gosto. Se você tentar a primeira vez e não conseguir, não desanime é uma questão de paciência consegui colocar aquela folha de salsinha exatamente na posição desejada.