Muitas pessoas gostam de tomar ou degustar um vinho antes ou depois de suas refeições, ou mesmo ter momentos de lazer e divertimento com amigos em um ambiente agradável, saboreando um bom vinho e comendo deliciosos petiscos e quitutes.
Devido a isso, muitas pessoas gostam de ter em sua casa algumas garrafas de vinho para desfrutar desses momentos. Contudo, como guardar esses vinhos de forma que a bebida se mantenha saborosa e sem perder as suas propriedades? Qual o tipo de vinho a pessoa pode comprar e manter em sua casa? A partir disso, surge então a necessidade da pessoa ter uma adega para guardar e conservar a sua bebida.
A adega é um local de sua casa apropriado para guardar vinhos, espumantes e azeites. De uma forma geral, as adegas ficavam localizadas no subsolo, no porão ou em uma edícula apropriada para esse fim. No entanto, as novas tendências decorativas apresentam outras ideias para a confecção das adegas.
Contudo, você não tem necessidade de ter um espaço desse ou um cômodo da casa que seja apropriado para fazer uma adega, basta ser criativo e sabendo aproveitar o espaço de sua casa, criar um pequeno ambiente ou local (a área de 1,00 metro quadrado é bastante para esse objetivo), apropriado para a apreciação de vinhos.
É importante frisar, que o tamanho da adega será proporcional ao numero de garrafas de vinho que a pessoa pretende guardar no local. Além disso, existem outros fatores que irão influenciar o tamanho ou o espaço destinado para a sua adega, como por exemplo: a integração com outros cômodos e ambientes de sua casa e a frequência de uso de sua adega.
Procure conhecer os mais diversos tipos de vinho para que você conserve seus vinhos de maneira adequada e faça melhor usufruto de suas bebidas em sua casa.
Os Tipos de Adega
O fator determinante para diferenciar os tipos de adega é a questão da temperatura. Para conservação do vinho a temperatura do local onde ele será conservado é de suma importância, pois em caso de variações constantes e bruscas na temperatura o vinho pode perder as suas propriedades e ficar estragado.
Atualmente existem 02 (dois) tipos diferentes de adega: as adegas climatizadas e as adegas sem refrigeração.
Normalmente, as pessoas aproveitam os porões das casas (principalmente as mais antigas que possuem esse tipo de cômodo) e fazem suas adegas nesses locais, pois os porões normalmente possuem um clima mais ameno (temperatura mais fria) e constante. Devido a esse fator, as adegas localizadas em porões na grande maioria das vezes não necessita ter um sistema para refrigerar o local.
Quando a pessoa tem a intenção de colocar a adega na sala ou na sala de estar, que são locais onde a temperatura se altera com grande facilidade, é indicado que seja adotado algum tipo de sistema de climatização para o ambiente. No mercado existem soluções como armários refrigerados e adegas refrigeradas (tipo uma geladeira).
Nos dois tipos de adega (climatizada e sem refrigeração) é interessante que se procure manter a temperatura em torno de 08 (oito) a 18 (dezoito) graus, de acordo com a bebida conservada em sua adega. Devido aos tipos de vinho existentes a adega deve ser dividida para melhor conservação de suas bebidas.
Com relação ao formato, você pode adquirir adegas prontas, como também pode fazer junto a um marceneiro um projeto de uma adega personalizada que se adapte a personalidade da pessoas e ao próprio ambiente.
A escolha da adega em nosso país é um pouco complicada, principalmente pelo fator da temperatura, pois a maior parte do Brasil apresenta um clima quente, e esse clima não é favorável a implantação de adegas sem refirgeração.
Onde Fazer a sua Adega
De uma maneira geral as pessoas procuram fazer as suas adegas nos porões e integradas a cômodos da casa. A segunda opção está em crescimento no mercado, onde as pessoas fazem as adegas integradas a sala, sala de estar, sala de jantar e etc.
Na opção de adega integrada a determinados cômodos da casa, os especialistas na área indicam o uso de armário com portas de vidro, pois esses conseguem manter a temperatura do ambiente e conseguem se integrar ao cômodo onde está localizada.
O ideal é que a adega fique longe de locais quentes e de fontes de calor, pois isso pode alterar a refrigeração de sua adega.
Dicas Para Fazer e Manter a sua Adega
Segue abaixo algumas dicas e cuidados para manter uma adega em casa, com bons vinhos a sua disposição:
- Guarde as garrafas de vinho sempre na posição horizontal, de maneira individual e sem deixar as garrafas empilhadas. É ideal que as garrafas apresentem uma inclinação de forma que a rolha permaneça úmida ou um pouco molhada;
- Crie um espaço (uma espécie de área de degustação dos vinhos e bebidas), de forma que neste local tenha os acessórios: taças, sacarolhas, tabua de frios e outros;
- Faça a instalação de sua adega em um lugar que não apresente luminosidade natural, calor, umidade excessiva, trepidações ou vibrações e qualquer outra coisa que possa vir a afetar a temperatura de sua adega;
- A iluminação do ambiente onde está instalada a sua adega pode ser feita através de LED, pois esse tipo de luz não gera calor;
- Para fazer a limpeza de sua adega, não faça uso de produtos químicos, é suficiente passar um pano limpo com água. Os produtos químicos podem danificar os vidros da sua adega;
- Para revestir a sua adega você pode optar por uma série de materiais (aço, madeira e outros tipos de materiais), e essa escolha pode ser feita de acordo com a decoração do ambiente. nestas situações a adega vai fazer parte da decoração de sua casa, por isso o bom gosto é de grande importância para a escolha do material correto e que combine com os outros moveis de sua casa;
- A climatização da adega irá variar conforme: a dimensão da adega e os tipos de bebida que serão mantidas e conservadas na adega (vinho tinto, vinho branco, espumante e etc.). com o desenvolvimento tecnológico, as adegas já vem com termostato que definem a temperatura ideal para conservação adequada de sua bebida;
- Nos casos da Adega manter mais de um tipo de vinho guardado, é interessante que essas sejam conservadas em temperatura de 15 (quinze) graus;
- Quando for guardar mais de um tipo de vinho, se recomenda se colocar os vinhos brancos na parte de baixo da adega, enquanto os vinhos tinto ficam na parte de cima;
- Depois de guardar as garrafas de vinho na adega, procure mexer nas mesmas apenas no momento em que for utilizar;
Seguindo essas dicas, basta usufruir de vinhos bem conservados e saborosos no momento em que desejar.