?> Pintura Eletrostática: O Que é e Como Funciona? | Imóveis Cultura Mix

Pintura Eletrostática: O Que é e Como Funciona?

Pintura eletrostática, também conhecida como revestimento em pó, é um revestimento considerado inovador usado para a pintura de metais e certos tipos de plásticos. Ele faz uso de pós carregados eletricamente para criar um acabamento lustroso e liso e outros efeitos desejados. Um campo eletrostático é responsável por tornar o revestimento em pó possível.

Pintura Eletrostática é o mesmo que Revestimento em Pó?

Não. Existem algumas semelhanças em pintura eletrostática e revestimento em pó, mas onde o revestimento em pó tem os seus pontos fracos e por isso a pintura eletrostática se destaca e vem ganhando cada vez mais o mercado.

Como Funciona a Pintura Eletrostática?

Um campo eletrostático é um fenômeno que se assemelha a um campo magnético. Quando um determinado objeto torna-se eletricamente carregado, ele automaticamente cria um campo eletrostático. Se esse objeto tem um excesso de o número de elétrons, pode ser considerado como possuidor de uma carga negativa. No entanto, se o objeto tem menos elétrons do que o seu ambiente externo, é considerado um objeto carregado positivamente.

Assim como ocorre com os campos magnéticos, dois objetos eletrostáticos com partículas de cargas opostas se atraem automaticamente. Esta é a ideia central da pintura eletrostática, que aproveita esses campos eletrostáticos para pintar objetos de metal mais rapidamente e de forma economicamente eficiente. Limpeza também é uma das vantagens desta forma de pintura.

Como se Pinta com a Pintura Eletrostática

São necessárias ferramentas especiais para fazer uma pintura eletrostática em um objeto. As ferramentas devem ser usadas para aproveitar a atração dos domínios com cargas opostas. Ela exige mesmo uma configuração um pouco mais complexa que a pintura padrão, mas o processo é simples e você pode aprender a como fazer em casa.

Cores Variadas

Cores Variadas

O primeiro passo deste tipo de pintura envolve a mistura de tintas formuladas com um catalisador químico para a produção de uma carga positiva. O objecto de metal que precisa de ser pintado, então, deve ser ligado à terra através de uma fiação terra simples. Como o objeto de metal e a pintura possuem cargas opostas (a pintura é positiva, enquanto o metal é negativo) a tinta é facilmente atraída para o objeto de metal.

Após o carregamento concluído, a instalação é feita, e a pintura pode ser já admirada. A tinta com uma carga positiva é pulverizada sobre o objeto metálico e agarra facilmente à superfície do metal. A atração das cargas opostas é tão forte que mesmo se apenas um lado de uma barra de metal for pulverizado, a carga vai chamar automaticamente a tinta em torno do metal, cobrindo toda a sua superfície.

Pintura Eletrostática

Pintura Eletrostática

O metal é, então, cozido em fornos com temperaturas até 500 ° C para ficar com um acabamento rígido.

Vantagens da Pintura Eletrostática

A pintura eletrostática oferece um acabamento muito durável de pintura para o alumínio, aço arquitetônico, esquadrias de carro de corrida, móveis, armários, portas e janelas. Ela costuma durar muito mais que cinco anos, considerada uma boa vita útil para os diversos tipos de metais. Lembre que pintura em metais costuma descascar muito mais rapidamente que em outros materiais.

O método geralmente pode deixar um acabamento espelhado liso, sem as manchas, embolotamento, escorridos, bolhas e gotejamentos que ocorrem normalmente com os métodos tradicionais de pintura líquida, que dão bastante trabalho e nem sempre oferecem o melhor resultado.

A tinta também geralmente prova ser mais durável do que outras concorrentes líquidas. Além disso, o processo é considerado amigo da natureza, uma vez que não utiliza solventes que podem evaporar ou contaminar a água de drenagem. A pintura eletrostática cria um forte vínculo comparável ao revestimento em pó com o objeto a ser revestido. O processo de pintura é muito mais versátil do que o revestimento em pó, porque a tinta não necessita eletrostático para cozinhar num forno para secar.

Uma das principais vantagens diz respeito diretamente as donas de casa. Ela é uma pintura impermeável aos desinfetantes e soluções de limpeza comuns. Isso quer dizer que você pode limpar a vontade com produtos com álcool ou sem que não vai ter manchas, ou vai ajudar a descascar a cobertura da peça.

A velocidade é outra grande vantagem para quem escolhe este método para renovar o visual do seu móvel e seu estado. Esta pintura seca ao toque em cerca de uma hora. O móvel vai estar pronto para usar a luz na manhã seguinte. Ao contrário de outros métodos, que exigem ao menos 48 horas de molho para secar completamente.

Desvantagens da Pintura Eletrostática

Você pode fazer sozinho, mas precisa do mínimo de conhecimento sobre os métodos e energia elétrica para não levar um choque. É preciso equipamento necessário para não correr riscos e nem oferecer a quem estiver por perto.

A pintura eletrostática também pode produzir odores desagradáveis e por isso recomenda-se que seja feita ao ar livre.

O Custo da Pintura Eletrostática

A pintura eletrostática não é o método mais econômico de aplicação de um revestimento em superfícies de metal, mas pode realmente ser a mais eficaz, pois não exige muita preparação no local onde o revestimento for aplicado (cobrir o piso e paredes para não manchar, por exemplo), e há pouco ou nenhum excesso de pulverização para limpar depois.

A pintura eletrostática provoca um mínimo de perturbação no ambiente de trabalho, se é uma fábrica, ou um escritório onde os armários e outros objetos de metal devem ser  re revitalizados. Os revestimentos podem ser aplicados durante um desligamento normal  do maquinário a noite ou um fim de semana. Os trabalhadores retornam a um ambiente trabalho brilhante, limpo sem ter sido perturbado ou interrompido em suas funções.

Cuidados ao Usar o Método

A pintura eletrostática não é para amadores. Requer equipamento altamente especializado de pulverização do conhecimento de como usá-lo, uma compreensão de quais os tipos de revestimentos selecionar e como prepará-los para a aplicação e como preparar o substrato a ser revestido e a área em que a tarefa está a ser realizada. Este não é, definitivamente, um trabalho do tipo faça você mesmo, mas para profissionais bem treinados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de obter mais informações sobre os equipamentos que preciso dispor para iniciar uma oficina para pintura de bicicletas. E onde posso procurar um curso para aprender a manusear os referidos equipamentos.
    Se possível gostaria de saber os preços para montagem e caso vocês não forneçam o devido material se poderiam me indicar algum fornecedor.
    Eu moro na cidade do RJ, caso haja um curso por aqui seria muito mais interessante.

    Marcus Vinicius Azevedo 1 de outubro de 2013 21:52
  • Olá gostaria de saber qual é o custo para se abrir uma oficina de pintura eletrostática para pintar moveis de aluminio, e onde podemos fazer o curso para trabalhar. Agradeço!

    sonia correia 3 de setembro de 2014 17:03
  • Gostaria de aprender e manusear os equipamentos.Existe algum curso aqui em BH.

    Geraldo 20 de outubro de 2014 10:04

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *