Existem várias formas de acabamentos utilizados para revestir paredes, como por exemplo, além de decorar a casa, uma delas é bem por conta do inverno: revestimento de madeira serve para isolante térmico e combate a perda de calor.
As Principais Opções de Madeiras Para Decoração
Madeira Acolchoada
É uma maneira moderna de decorar a parede do ambiente, deixando o local mais aconchegante e descolado. Este trabalho é feito com marcenaria laqueada e tecidos em diversas cores, formatos e desenhos, criando um jogo de luz. É usado em áreas internas e é limpo com pano e água.
Madeira de Demolição Tratada
Vem a ser uma excelente opção servindo como dica e deixam escritórios e salas muito bonitos. É o tipo de material mais usado, sendo o revestimento preferido entre os arquitetos, entretanto, há várias restrições para determinados ambientes.
É usado principalmente no revestimento de paredes, móveis e pisos. É um revestimento com característica rústica, que pode assumir varias tonalidades e características. Deve ser limpo com pano umedecido de água.
Painel em MDF
O painel em MDF é mais moderno, podem ter diversos desenhos e cores, como dobraduras na vertical ou horizontal, dando maior destaque em paredes de vários ambientes. Sua instalação é feita em um encaixe na parede, por isso, é uma peça feita sob medida e a tua limpeza é feita com pano seco ou umedecido com água.
A Ecoresina
Trata-se de um material de madeira feito de matéria-prima reutilizada, com vários tipos de desenhos e acabamentos envernizados, coloridos ou personalizados. Pode ser usada principalmente para dividir espaços externos e internos e para limpá-los é só passar um pano de limpeza umedecido, evitando água sanitária e outros.
Ela serve também como economia para quem não deseja gastar muito para manter a casa bonita. Usar a madeira como revestimento e na decoração de ambientes externos e internos traz mais modernidade, beleza e aconchego ao ambiente.
A Madeira Maciça
Também pode ser utilizada a madeira maciça com união de macho e fêmea ou em V, tendo perfis, espessuras e larguras diferentes.
A qualidade do material de revestimento deverá ser igual à das grades de ripas às quais se prega, antes de colocar o revestimento, forrar a parede de ripas sólidas ou verifique se as que existem se encontram em bom estado.
Cuidados
O correto posicionamento das ripas e das vigas é fundamental quando se usam folhas de derivado de madeira com dimensões padrão. Cada folha deve terminar a meio de uma ripa para permitir que a folha ao lado fique encostada a esta e também sobre a mesma.
Não se Esqueça
Não se esqueça das posições de cabos ou fios, se existirem. Recomenda-se que qualquer revestimento de parede fixa à parte interior de uma parede exterior deve ser colocado com uma barreira de papel de revestimento e de material de isolamento, como a fibra de vidro.
As Inúmeras Opções de Aplicações
As ripas de madeira têm inúmeras aplicações. Com elas fazem-se estruturas para assentamento de telhas ou armações de base para divisórias e revestimentos para paredes.
Os Tipos de Afixamento
As medidas mais utilizadas são 38 x 16 mm e 50 x 25 mm. Para o revestimento de paredes, fixe as ripas na parede com parafusos de cabeça embutida e buchas, no caso de o reboco de parede não se encontrar em bom estado ou se for muito espesso. Caso contrário, fixe-as com pregos próprios para alvenaria. Assegure-se de que as ripas fiquem bem fixas.
Passo a Passo
A forma da estrutura depende do tipo de revestimento a ser aplicado. Se você utilizar placas de compensado, fixe uma ripa horizontal na parede a 2,5 cm do chão e uma outra a 2,5cm do teto.
Com um nível, certifique-se de que as duas ripas estão perfeitamente horizontais; em seguida, com uma ripa comprida colocada verticalmente contra as duas ripas horizontais e com o auxílio de um nível, verifique a intervalos regulares se elas estão alinhadas.
Alinhando
Se não for esse o caso, introduza finas cunhas de madeira entre as ripas e a parede até que as suas superfícies frontais fiquem perfeitamente alinhadas.
Fixando as Ripas Verticais
Fixe em seguida as ripas verticais, marcando os pontos de fixação de modo que o espaçamento entre as ripas seja igual a metade da largura das placas e que as juntas das placas assentem no meio de uma ripa.
Verifique a Posição
Verifique a posição de cada ripa com um nível e, se necessário, alinhe-as com cunhas de madeira. Para isso, é mais prático e mais econômico usar as placas de compensado de maiores dimensões, pois a sua aplicação exige um menor número de ripas. Fixe-as nas ripas com pregos de cabeça larga.
O Crescimento do Mercado
A madeira é um dos materiais mais escolhidos para a parede da sala. Ela pode ser utilizada como revestimento, em móveis sob medida ou como painel.
Atualmente existem empresas especializadas em garimpar peças de madeira antiga, unicamente para transformá-las em revestimento.
Essas peças, que já vêm prontas para a aplicação, são vendidas por metro quadrado e possuem vários tipos de acabamento, do natural ao envernizado, em pequenos quadrados, retângulos, tiras ou tábuas inteiras. Com certeza, é fácil encontrar uma empresa especializada no ramo em cada capital brasileira.
A Decoração em Alta
No lugar de arranjos de quadros e pinturas especiais, muitos profissionais estão apostando no uso da madeira para transformar as paredes no ponto alto da decoração. O preço médio do m² é R$ 480, com mão-de-obra.
Opção Para Quem Não Quer Muito Trabalho
Ainda existe outra opção para quem não quer muito trabalho ou até mesmo gasto. São modelos de revestimentos que imitam a madeira os “adesivos” colocados na parede.
Tudo Pela Preservação Ambiental
Foram feitos pensando na preservação ambiental, os fabricantes investem em modelos que imitam a realidade já reproduzindo as com perfeição.
Pensando em dar uma solução para esse problema, empresas estão investindo em revestimentos cerâmicos que reproduzem o aspecto de madeira de demolição. O resultado é o charme e aconchego da aparência da madeira, utilizando um produto ecologicamente correto e de fácil manutenção.
O Sucesso Entre Os Profissionais
Em 2011, as fachadas e paredes externas com detalhes em madeira ganharam destaque entre decoradores e arquitetos.
Dica para Harmonizar o Ambiente
O segredo para harmonizar paredes de madeira, é escolher outros elementos mais leves para o resto da decoração.
Madeira nas paredes e no piso, por exemplo, pode ficar redundante. Os revestimentos de madeira funcionam muito bem com elementos de cor clara. É interessante apostar em móveis modernos e pisos nesses tons.