Decoração em Estilo Turco: Dicas de Como Fazer

Já pensou em decorar sua casa com um estilo diferente? Se é ideias o que você quer, uma boa pedida pode ser ir para longe do Brasil, bem longe, para buscar inspiração. Temos uma ótima sugestão: decoração em estilo turco. É diferente, você estará na moda por ter um estilo próprio e ousado e pode ter uma casa muito bacana. Como é ainda pouco explorada no Brasil, você poderá fazer um grande diferencial ao usar este estilo.

O estilo turco ganhou ares chiques na decoração no Brasil. Algumas vezes ela já esteve em pauta com novelas brasileiras com passagens pela Turquia, no caso do ano de 2012 com a novela Salve Jorge. Outras vezes o estilo foi trazido para o Brasil pelas belas cores e estilo diferenciado, o que muitos arquitetos nacionais curtem quando se fala em decorar interiores. É uma ótima forma de usar o clássico e dar uma renovada na casa.

O grande diferencial da decoração turca são as cores. A cultura turca é bastante rica em tonalidades e arrasa quando se fala em combinações excêntricas. Podem parecer estranhas mas com uma boa escolha de tons unidos o resultado pode ficar bacana e sobretudo ousado. Basta saber usar.

Existem várias maneiras de aderir ao estilo turco: com pequenos detalhes como objetos de cozinha ou móveis completos. Esta decoração é bacana porque pode ser usada independente do tamanho do espaço: basta usar da boa escolha dos objetos e partir para uma iluminação para valorizar o lugar. Confira algumas dicas a seguir de como fazer com cada ambiente e quais os itens usados em decoração com estilo turco.

Tapetes

Assim como na decoração indiana, os tapetes turcos são o principal produto para compra neste estilo de decoração. O uso de estampas é o mais comum neste acessório, com cores fortes combinando com grafismo, figuras assimétricas que isoladas podem parecer um pouco gritantes, mas em um bom contexto é uma forma bacana de usar nesta decoração.

Na decoração turca estamos falando de tapetes de sala, mesa de jantar e quarto longos, cobrindo todo o piso. Os tapetes centrais de sala são os mais usados, e com as cores os móveis precisam ser de tom único ou abusar de no máximo duas cores. O tapete já vai chamar bastante a atenção e por isso menos ao redor é mais aqui.

O bacana de usar tapete na decoração é que este item cai bem em quase todos os ambientes. Ele pode ser usado no escritório, quarto, sala, banheiro e demais ambientes como o dono da casa desejar. Os mais usados são mesmo quarto e sala, mas nada impede de um uso em outros espaços também com o mesmo proveito positivo estético.

Azulejos Turcos

.

Se você curte cores com certeza vai amar dar uma boa espiada em azulejos turcos para usar em terraço, sala e cozinha. São cores vibrantes com combinações gráficas exóticas. A cerâmica serigrafada é um destes produtos para piso e parede que traz combinações bacanas para deixar o ambiente mais vivo, alegre. Este tipo de cerâmica pode ser encontrada com estampas com mais de um tom ou diversos em uma mesma pedra.

Ao usar este tipo de material lembre de escolher móveis mas limpos para ter uma pureza visual e assim ter uma casa mais esteticamente estável e agradável. Opte por tons claros com cerâmica escura e vice versa. Pisos também ficam bacanas, mas neste caso as paredes precisam ser claras para evitar a poluição visual.

Os locais onde a cerâmica ao estilo turco é mais usada são os banheiros. Eles podem criar um ambiente esteticamente divertido jogando com as cores de piso, teto e acessórios e por isso são tao bacanas de usar. Ambientes pequenos apenas precisam presar por um teto mais claro e piso com tom mais dinâmico, ou vão deixar os locais claustrofóbicos para os visitantes e moradores.

Jogo de Jantar e Gcessórios para Cozinha em Geral

.

Os itens diversos voltados para decorar cozinha de origem turca são diferenciados. Tudo de origem turca para decorar casas usa bastante cores, mas também modelos diferenciados. Os pratos do jogo de jantar são mais fundos e são em sua maioria confeccionados em louça, bem coloridas. Temos montagens bem semelhantes a mosaicos que vão dar bastante vida a sua cozinha.

Os pequenos mimos como saleiro, porta azeite e porta guardanapo podem dar um ar mais sofisticado ao local. Lembrando que, infelizmente, em uma decoração temática não dá para partir para apenas um item na compra. Ou você combina mais coisas ou não usa nada. Cuidado ao combinar estilos como por exemplo cozinha japonesa com pratos turcos. Não vai ficar bacana.

Estofados Turcos Podem dar um Novo ar a uma Casa Moderna

Estofados Turcos Podem dar um Novo ar a uma Casa Moderna

Estofados Turcos Podem dar um Novo ar a uma Casa Moderna

Quem curte cores com certeza vai amar uma casa decorada com estilo turco. Aqui menos é mais. Quanto mais cores melhor! Você pode usar modelos de estofados de três lugares cinco ou partir para o estilo mais moderno e apenas aderir à estampa. Exemplo: sofá de três lugares com duas cadeiras acompanhando o jogo da sala de estar mas com estampa turca em grafismo colorido.

O uso dos demais materiais devem combinar também na decoração. O turco é um povo bastante adepto da madeira. Logo, usar inox ou ferro nos móveis não vai combinar bem, soará antiquado. Contudo, bem estudo e com ajuda de um profissional pode combinar, mas é preciso estudar o projeto bastante para não adquirir uma decoração moderna mas com ares vanguardistas piegas. Você vai parecer uma pessoa indecisa: nem conseguiu aderir à temática e nem brincou com a decoração como poderia, apenas ficando no meio termo. Não é legal decorar desta forma, deixa o ambiente com um jeito completamente amador.

Combinando com móveis, tapetes e parede, que tal alguns mimos para paredes e prateleiras? Opte por objetos como esculturas e pinturas para ambientas mais o espaço. Você pode escolher entre diversas obras de arte neste estilo. Podem ser murais pintados, vasos de piso ou de prateleira e outros mimos bacanas para complementar o espaço. Dá para brincar bastante com a decoração.

Para comprar tais produtos no Brasil há duas opções: Internet e garimpar nas lojas. Existem pontos comerciais em todo o Brasil com itens a venda para todos os estilos quem podem complementar sim sua decoração de forma bacana. Garimpe, ouse e invista em coisas que te agradem para deixar sua casa decorada do jeitinho que você deseja.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *