Quem está realizando uma obra nesse momento precisa se familiarizar com o tipo de argamassa para assentar o piso. A seguir vamos explicar um pouco melhor como são os métodos de assentamento usados para piso. De uma forma básica existem dois métodos usados mais comumente.
Métodos Para Assentar Revestimentos Cerâmicos
De uma forma geral existem dois métodos para assentar o piso, um deles é o convencional que usa espessura grossa e o que usa argamassa colante de espessuras fina ou média. A melhor escolha depende das características que a superfície que passará pelo revestimento possui bem como para que ela será usada e se existe absorção de água.
Funções e Características dos Tipos de Argamassa
- Camada de Regularização – Quem vai fazer a chamada camada de regularização precisa ter areia média úmida além de 1:6 de cimento em volumes.
- Contra Piso – No caso do contra piso a argamassa deve contar com 1:6 de cimento e areia úmida ou ainda uma relação de 1:0,25:6, areia úmida e cal hidratada.
- Argamassa Colante – Esse tipo de argamassa também é chamado de cimento colante, cimento cola ou mesmo de argamassa adesiva. Trata-se de um produto industrializado que pode ser usado para fazer a colocação das peças cerâmicas de revestimento para ser usado nos pisos e nas também nas paredes.
Dica
Jamais se deve usar misturas caseiras uma vez que elas não oferecem a aderência necessária entra a superfície e a peça.
Observe a Embalagem
Esse tipo de produto é comprado em sacos e você deve observar alguns tópicos importantes que vêm descritos na mesma. A primeira coisa a se observar é a maneira como a mesma é designada na embalagem que pode ser: AC-I, AC-II, AC-III ou AC-III-E. Fique atento ainda ao prazo de validade bem como as condições de armazenamento.
Leia com atenção as instruções de como usar e de que maneira cuidar para que a aplicação seja feita corretamente. Na embalagem da argamassa tem indicações de como fazer o manuseio, quanto de água usar, quanto tempo amassar e qual o tempo para deixar de repouso. Os sacos de argamassa devem ser empilhados em cima de estrados secos. Essas pilhas não devem ficar com uma altura de mais de 1,5 metros de altura.
Dica
Você somente deve usar a argamassa quando o saco não estiver molhado e ainda estiver dentro do prazo de validade.
Argamassa Colante – O Que é?
Quando se trata de escolher a argamassa para fazer o revestimento cerâmico devemos sempre enfocar na qualidade da mesma para que ofereça um resultado durável. Pense primeiro no ambiente que você quer revestir para que possa escolher a melhor opção de argamassa colante e argamassa de rejuntamento. Lembre-se que dessa escolha será definida a qualidade do assentamento.
Uma argamassa colante é aquela que conta com um tipo de “cola” que é usada para fazer o assentamento cerâmico. Em geral as argamassas são feitas com base de cimento Portland e possuem retentor de água uma vez que as peças cerâmicas não precisam ser molhadas antes. Também são superplastificantes – podendo ser ou não aditivadas com látex – para que possam ter mais adesividade nas superfícies que não são porosas.
Ajudam a oferecer mais flexibilidade para a argamassa que será aplicada nas áreas úmidas ou nas áreas que ficam propensas a variações grandes de temperatura assim como fachadas que ficam em contato direto com o sol. No momento de fazer a escolha da argamassa colante você deve considerar o local em que ela será aplicada, quanto de absorção de água da placa é necessário e se existe algum tipo de condição especial necessária para se proteger contra a água ou alguma substância química.
Métodos que Usam Argamassa Colante
Espessura Fina
Nesse método o revestimento cerâmico é colocado sobre uma superfície em que já existe um adesivo que é a argamassa colante. Vale destacar que nesse método temos uma aplicação diferente daquela do assentador que faz a construção da superfície de apoio.
Um método que conta com diversas vantagens em relação ao método que é tido como o mais convencional com espessura grossa. Dentre as vantagens estão o fato de ter um perfil mais fino bem como menos peso e um tempo mais curto de instalação. Para que esse método seja bem-sucedido é importante que a superfície que vai ser revestida esteja no nível, ou seja, contrapisos que já tenham caimentos previstos e paredes que estejam no prumo.
Dica
A escolha do adesivo deve ser feita com base no ambiente que se pretende revestir e que está passando pelo assentamento. Na norma brasileira (NBR 14081) a indicação é que a argamassa colante industrializada a ser usada é a tipo AC-II. É importante que as placas cerâmicas não estejam molhadas no momento de usar a argamassa colante uma vez que ela tem retentores de água.
A adesividade nas superfícies lisas e impermeáveis ou revestimentos será garantida se você usar uma argamassa que tenha alta adesividade que significa ter mais presença de látex. Algumas argamassas são mais indicadas para conseguir o efeito de “colar” o porcelanato além de oferecer mais aderência para o grés.
Espessura Média
Em geral esse método de instalação é utilizado para dar suporte a peças cerâmicas grandes com uma dimensão de 40x40cm ou mais. Nos casos de peças que tenham mais de 30x30cm é necessário que a argamassa seja bem espalhada e frisada no piso. É importante que os frisamentos formem 90º.
Trata-se de um método bem parecido com aquele de assentamento com argamassa colante de espessura fina. Contudo, é importante destacar que nesse caso a argamassa precisa ser formulada para que possa ser aplicada numa camada mais grossa tendo adição de látex.
Espessura Grossa
Esse é o método conhecido como o tradicional e conta com aplicação do revestimento em cima de uma base que seja esboço ou contrapiso. A argamassa usada para esse tipo de trabalho conta com cimento Portland. É importante que antes de usar esse método de assentamento seja feita a estrutura do piso que deverá suportar o acréscimo de peso.
A argamassa para piso é feita de revestimento pronto para uso. Composição: Cimentos especiais, polímeros flexibilizantes, quartzo selecionado e aditivos não tóxicos. Ela tem uma propriedade especial para assentamento de placas cerâmicas e pedras naturais para ambientes externos e internos.
Sua indicação é feita especialmente para assentamento de pisos sobre outros pisos já existentes, com exceção dos assentamentos de ardósia para qual a argamassa não deve ser utilizada. Antes de aplicar a argamassa é importante que você remova as cerâmicas trincadas, quebradas ou com som oco. Arrume o espaço vazio com a própria argamassa e aguarde a secagem para dar início ao processo de assentamento.
O local em que a argamassa será aplicado deverá estar totalmente limpo e sem proteções, lave toda a superfície das peça com cuidado, removendo por completo todas as substâncias gordurosas e sujeiras que possam estar impregnada nas peças. Depois seque-as de forma que não fique nenhum vestígio de umidade. Após isso, é só começar a aplicar, sua aplicação é fácil, e em apenas 08 horas você terá um novo revestimento pronto para uso.