O bairro de Moema é um bairro nobre que faz parte do distrito de mesmo nome que fica na zona centro sul da cidade de São Paulo. Trata-se de um lugar bastante privilegiado para se morar na grande metrópole brasileira. Um dos tipos de imóveis mais procurados nessa região são os lofts. Saiba mais sobre o bairro e dicas para escolher o seu loft para então fazer a escolha mais assertiva.
Loft
A origem dos lofts remonta ao século XIII e era muito usado como um depósito de feno que ficava localizado em mezanino de celeiros além de ser usado como alojamento de empregados de uma fazenda. Esse conceito tem sido difundido mundialmente no espaço urbano em especial devido a cultura deles em Nova York. Muitos daqueles que gostam da vida em lofts (Loft Living) acreditam que o seu nascimento se deu em Nova York.
O cinema tratou de transformar os lofts em espaços de moradia sofisticados com opções de Soft Lofts e Lofts Apartments que é um tipo de residência menor que conta com quarto situado em mezanino e que tem o pé-direito elevado que em muitos casos pode ser duplo. Nesses espaços é normal que haja integração entre a sala e a cozinha.
Com o passar do tempo o conceito de loft tem evoluído e tem agregado novos elementos como a eficiência energética, a sustentabilidade além da acessibilidade. Podemos dizer de maneira mais básica que o loft tem sido um sinônimo de inovação.
Estilo de Vida dos Lofts
Os lofts atualmente contam com projetos arquitetônicos com inspiração no estilo de vida que nasceu em Nova York durante a década de 1970. Nessa época eram reformados antigos galpões e armazéns de edifícios para que servissem de moradia para artistas, publicitários e profissionais liberais.
Esses ambientes eram conhecidos por não ter paredes que fizessem a divisão dos ambientes e ainda tinham mezaninos de madeira ou ferro com grandes elevadores de carga. Os lofts ainda têm pés-direitos altos e janelas grandes e seus espaços foram criados com inspiração nos lofts desenvolvidos pelo arquiteto francês Le Corbusier durante a década de 1920.
Conhecendo o Bairro de Moema
O nome Moema é uma referência a uma personagem que faz parte do poema “Caramuru” escrito por Santa Rita Durão que é um clássico da literatura brasileira. Esse poema foi escrito no ano de 1781. A personagem foi nomeada de acordo com uma palavra em tupi antigo, mo’ema, que significa “mentira”.
A História do Bairro de Moema
A área que hoje corresponde ao bairro de Moema era no século XIX uma propriedade rural que pertencia a Joaquim Pedro Celestino. Nesse período essa área era cortada por trilhos do bonde a vapor que fazia a junção de São Paulo a Santo Amaro. Existem documentos que demonstram que desde 1880 existia um grande número de chácaras que eram ocupadas por imigrantes alemães e ingleses.
No ano de 1913 houve o loteamento do Sítio da Traição e com isso começou o processo de urbanização do bairro de Indianópolis. No período entre 1930 a 1965 foi um bairro industrial o que fez com que fossem atraídos imigrantes lituanos e russos. Durante a década de 1970 foi recebendo investimentos privados devido ao seu terreno ser plano e ter baixo custo com uma enorme área útil.
No ano de 1976 ocorreu a inauguração do primeiro shopping center dessa região. Os avanços contribuíram para que o bairro conseguisse um crescimento acelerado. O nome Moema foi atribuído a região devido a uma mobilização popular no ano de 1987. O abaixo-assinado conseguiu que uma parte do que era o bairro de Indianópolis se torna-se o que atualmente é o bairro de Moema.
Moema Atualmente
Esse é um dos bairros que apresenta maior qualidade de vida na cidade de São Paulo. A população desse bairro é composta basicamente por pessoas das classes média-alta e alta. No entorno do bairro não existem favelas, contudo, os seus moradores enfrentam uma grande dificuldade que é o barulho do Aeroporto de Congonhas no qual acontecem todos os dias em torno de 600 pousos e decolagens todos os dias.
Para lutar pelo bem estar dos moradores do bairro foi criada a Associação dos Amigos e Moradores de Moema. Em Moema tem forte comércio e ainda fica perto da região em que existem importantes lojas de acessórios, vestuário e calçados. Nessas lojas é possível até mesmo encontrar uma grande variedade de grifes internacionais. O mais interessante é que a região se destaca além da moda na gastronomia também. Uma dica é conhecer o Shopping Ibirapuera que fica nessa área e que consiste num dos principais centros de comércio do país.
Rua Normandia
Todo ano a Rua Normandia se torna uma das atrações do bairro de Moema durante a época do natal. Nessa rua tem 36 lojas que contam com decoração e iluminação especiais. Num único ano essa rua já atraiu mais de 300.000 espectadores.
Morando em Moema
O bairro de Moema é um bairro em que grande parte dos moradores é de classe média-alta pelo fato de que é uma das regiões mais caras de São Paulo. Para se ter uma ideia algumas ruas desse bairro ultrapassam o valor médio de R$ 6.000,00 o metro quadrado. O aluguel desse bairro está entre os maiores da cidade.
Subdivisões de Moema
O bairro de Moema conta com subdivisões sendo que uma delas é “Moema Pássaros” que está localizada entre a Avenida Santo Amaro e a Avenida Ibirapuera. As ruas dessa área do bairro têm nomes de pássaros como Inhambu, Rouxinol, Pavão entre outros.
Já a outra subdivisão desse bairro é “Moema Índios” que está localizada entre a Avenida Ibirapuera e a Avenida Moreira Guimarães. É nessa área que está localizado o shopping Ibirapuera. As ruas que ficam nessa área tem nome que fazem referência a índios ou a tribos como Nhambiquaras, Jurema, Maracatins entre outros.
A parte Moema Índios é a que fica mais perto do Aeroporto de Congonhas. A parte nordeste do bairro fica localizada perto do Parque Ibirapuera. Uma das novidades que o bairro de Moema apresenta é o fato de ter uma ciclofaixa. Ela tem uma extensão de 3,3 quilômetros de extensão e fica entre as avenidas Pavão, Rouxinol, Araguari, Aratãs e Iraí.
O bairro de Moema, em São Paulo, é um dos mais procurados, por conta de sua boa localização e também porque oferece ótimas opções de lofts e apartamentos. A busca por um loft é mais interessante para quem é solteiro e deseja um espaço mais simples para administrar. Além disso, Moema é um bairro com muitas possibilidades de comércio.
Para as pessoas que optam por viver em lofts, ter uma boa rede de serviços ao seu redor é muito positivo, já que se trata de um tipo de moradia mais simples e básica. Os lofts de Moema, em grande parte, são estilosos e estão em faixas de preços razoáveis.
Para encontrar uma boa opção, a dica é procurar uma imobiliária para te ajudar nessa escolha. Quando for visitar um loft, é importante observar se este atende a todas as suas necessidades e também tentar se imaginar morando nesse local.