Tapete Redondo de Barbante

Algumas peças ajudam a deixar os ambientes com um toque mais interessante em especial aquelas que têm um toque e um visual artesanal. Os tapetes de barbante podem ser uma boa opção para deixar a sua sala ou a sua cozinha com um toque mais leve. Se você gosta desses belos tapetes redondos vai gostar de saber que é possível fazer o seu em casa.

A seguir vamos dar dicas de como fazer esses tapetes para enfeitar a sua casa ou então para obter uma fonte de renda extra. Mãos a obra para fazer os seus próprios tapetes de barbante.

Imagem de Amostra do You Tube

O Tapete na Sua Casa

Para começar é importante dizer que o tapete não é somente uma peça feita para decorar a piso, o tapete também tem o objetivo de aquecer o ambiente. Nos dias de inverno, por exemplo, é possível espalhar tapetes por vários cômodos para deixar uma sensação de que a temperatura está mais elevada.

Fazer os seus próprios tapetes é bem legal porque permite a você fazer o tapete do jeito que desejar podendo adaptá-lo para cada ambiente. O modelo redondo desse tapete é o mais fácil de fazer e por isso é legal começar por ele, mas nada impede que futuramente você faça outros modelos desse tapete.

Tutorial de Como Fazer Tapete Redondo de Barbante

Materiais Necessários:

  • Barbante cru (compre pelo menos dois rolos desse barbante, isso deve ser o suficiente para confeccionar um tapete de tamanho médio)
  • Gráfico ou molde de como deseja que o seu tapete fique (você pode pesquisar na internet para encontrar a melhor opção, se quiser você pode comprar o seu gráfico em armarinhos)
  • Agulha de crochê n° 4,5 (é importante para conseguir transpassar o barbante sem ter problemas)

Dica – Todos esses materiais podem ser encontrados com facilidade em armarinhos. Como todos os materiais são fáceis de encontrar e são baratos é fácil confeccionar essas peças e vender por um bom preço.

Como Fazer:

Passo 1: Para fazer o seu tapete de barbante redondo você deverá usar as suas habilidades com crochê. Uma forma de tornar o trabalho mais simples é ter sempre por perto uma revista com todos os pontos de crochê. Esse tipo de revista é facilmente encontrada em lojas de artesanato e podem ajudar bastante no seu trabalho. Para ter mais segurança comece fazendo uma amostra de dez pontos básicos por dez carreiras. É necessário tentar seguir o formato redondo de maneira a não dificultar o acabamento.

Passo 2: Usando a agulha e o barbante você deverá traçar os pontos de crochê e fazer os desenhos que forem de sua preferência até encontrar o estilo que deseja para o seu tapete. Pense em que tamanho você deseja de acordo com o espaço que tem disponível em sua casa para esse tapete. Quando chegar nesse passo você pode cortar a pontinha do barbante que sobrou e então fazer um nó cego.

Passo 3: O barbante deverá ser colocado de novo na agulha para que você faça o ponto de finalização, assim você vai fazendo as bordinhas do seu tapete que deverão ficar redondas. É possível ainda dar mais graça ao estilo do seu tapete fazendo aplique de tecidos bordados, babados e mesmo franjas, tudo depende do seu gosto e estilo que deseja para o seu tapete.

Dica – Quem deseja ter uma fonte de renda extra com os tapetes deve apostar em confeccionar modelos de tapetes diferentes, quanto mais variedade mais facilidade para conquistar mais clientes. Além disso, quanto mais modelos mais opções para enfeitar diferentes cômodos da casa, tem alguns modelos que ficam bem na sala, mas nem tanto na cozinha, por exemplo.

Tutorial de Como Fazer Tapete Redondo de Barbante

Materiais Necessários:

  • 1 Agulha Clover 4.5
  • 1 Rolo de Barbante com Espessura 4/6
  • 2 Novelos de Cores Distintas
Imagem de Amostra do You Tube

Como Fazer:

Passo 1: Comece pegando o barbante e faça cortes que sejam exatamente de 1 metro cada um. Para ter certeza de que o tapete ficará bem no local que você escolheu para ele faça um teste para saber que esse tamanho está bom. Corte 4 fios e fixe-os em algum objeto que pode ser uma placa.

Passo 2: Em seguida pegue 2 dos 4 fios que você cortou e suspenda-os de forma a segurá-los com as duas mãos. Os 2 fios deverão ser girados nuns 5 centímetros até que você consiga dar outro nó. O procedimento deverá ser refeito até chegar a vários nós e então encontrar as extremidades dos barbantes.

Passo 3: Então os 4 barbantes com os nós que você fez deverão ser envoltos num nó central, o primeiro que você fez. Faça 4 marcações em ‘X’ e faça de novo o procedimento, assim você perceberá que o seu tapete começou a ficar com uma forma mais definida. Quando terminar é só desmanchar as marcações que foram feitas em X e juntar todos os barbantes num círculo único.

Conforme você avança na confecção desse tapete perceberá que os gráficos irão aparecendo. Exatamente por isso é que se deve definir o desenho gráfico com uma boa antecedência.

Dicas

Quem deseja aprender um pouco mais sobre como fazer esse tipo de trabalho pode contar com conteúdos em vários sites. Visualize trabalhos prontos presentes nesses sites em busca de ter uma ideia melhor de como fazer os seus próprios trabalhos. Fique atento que alguns desses sites oferecem até mesmo desenhos que você pode usar para montar o tapete. Confira.

Para deixar os seus tapetes de barbante com um visual mais rico você pode incrementá-los com outros materiais como brim e algodão, por exemplo. Em geral outros materiais são utilizados com o objetivo de conseguir novas texturas mesmo com a base feita de barbante.

Você pode inclusive usar esses materiais na forma do seu próprio gráfico de maneira que eles ganhem mais destaque. É bom passar a organizar melhor o seu tempo antes de começar o trabalho, pois pode acabar sendo um pouco mais difícil do que parece de início. Pode ser mais interessante pegar um gráfico pronto para reproduzir no seu tapete. 

Posts Relacionados

Veja dicas de como renovar um tapete sem gastar muito e dar uma nova cara para a decoração da sua casa. Conheça diversos tipos de tapetes e saiba qual é o ideal para cada para cômodo. Para finalizar, veja como escolher o tapete da sala para compor a decoração.

69 comentários

  1. Olá quero saber como conseguir os graficos destes lindos tapetes redondos e de outro tipo possadeira e quatrados tambem obrigado gostaria de ser atendida desde já lhe agradeço!!!!!! O ASSUNTO [É O MESMO TODOS QUEREM O GRÁFICO , SEUS TRABALHOS SÃO MARAVILHOSOS É SIMPLES !!!!!!!!

  2. gostaria de receber graficos de varios tipos de croche.
    adorei os modelos são belos

  3. Olá, gostaria muito do grafico dese tapete redondo amarelo, por favor me mande por email. Bjão.

  4. Gostaria do grafico do tapete amarelo por favorrr mande no meu email, bjo.

  5. Olá, cara colega. Gostaria de receber modelos e graficos de tapetes de barbantes. Obrigada.

  6. ola bom dia amiga…. gostaria muito que voce me mandasse o grafico desses lindos tapetes seus trabalhos sao muito lindos …espero beijussssssss

  7. ola seu trabalho e muito lindo….
    gostaria de receber graficos dos tapetes redondos
    aguardo resposta.js

  8. Olá, gostei muito do tapete com abacaxis e gostaria que me madasse o gráfico dele.Obrigada. Bjos.
    Suzy

  9. Boa noite, poderia me enviar os gráficos destes tapetes redondo, são maravilhosos… OBRIGADA

  10. ola boa tarde!!!
    gostaria muito que voce me mandasse os graficos desses lindos tapetes seus trabalhos sao muito lindo,espero beiju

  11. Como posso adquirir os moldes?

  12. gostaria muitíssimo de encontrar os gráficos desses tapetes que são minha terapia para a depressão faço crochê desde meus 9 aninhos hoje estou com 48.vou ficar muito feliz se vocês atenderem meu modesto pedido agradecida VILMA COM TODO CARINHO

  13. VILMA CASTILHO DE ASSIS

    sou apaixonada por crochê e minha terapia para minha depressão ,gostaria de receber os gráficos desses tapetes maravilhosos que estão em exposição, ficaria muito feliz e com bastante trabalho para fazer, faço crochê desde os meus 9 aninhos aprendi sozinha ,fico muito agradecida se for atendida VILMA

  14. bom dia colega. amei seus trabalho gostaria se possivel vc me enviasse os graficos destes lindos tapetes amo artesanto e gosto mt de fazer no meu momento de folga, que deus abençoe um abraço. Célia

  15. como faço pra receber esses gráficos? Obrigada.

  16. Adorei todos os tapetes. Por favor me manda os gráficos. Parabéns!

  17. QUERIA O GRAFICO DOS TAPETES GRANDES POR FAVOR ME MANDA POR EMAIL

  18. Lindos tapetes gostaria de gráficos, seria possível me enviar?
    Um abraço
    Eliane

  19. oi gostaria muito de saber com se faz esse tapete na cor branca e vermelho que parecer escama de peixe
    achei lindo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>