Tapete Redondo de Barbante

Algumas peças ajudam a deixar os ambientes com um toque mais interessante em especial aquelas que têm um toque e um visual artesanal. Os tapetes de barbante podem ser uma boa opção para deixar a sua sala ou a sua cozinha com um toque mais leve. Se você gosta desses belos tapetes redondos vai gostar de saber que é possível fazer o seu em casa.

A seguir vamos dar dicas de como fazer esses tapetes para enfeitar a sua casa ou então para obter uma fonte de renda extra. Mãos a obra para fazer os seus próprios tapetes de barbante.

O Tapete na Sua Casa

Para começar é importante dizer que o tapete não é somente uma peça feita para decorar a piso, o tapete também tem o objetivo de aquecer o ambiente. Nos dias de inverno, por exemplo, é possível espalhar tapetes por vários cômodos para deixar uma sensação de que a temperatura está mais elevada.

Fazer os seus próprios tapetes é bem legal porque permite a você fazer o tapete do jeito que desejar podendo adaptá-lo para cada ambiente. O modelo redondo desse tapete é o mais fácil de fazer e por isso é legal começar por ele, mas nada impede que futuramente você faça outros modelos desse tapete.

Tutorial de Como Fazer Tapete Redondo de Barbante

Materiais Necessários:

  • Barbante cru (compre pelo menos dois rolos desse barbante, isso deve ser o suficiente para confeccionar um tapete de tamanho médio)
  • Gráfico ou molde de como deseja que o seu tapete fique (você pode pesquisar na internet para encontrar a melhor opção, se quiser você pode comprar o seu gráfico em armarinhos)
  • Agulha de crochê n° 4,5 (é importante para conseguir transpassar o barbante sem ter problemas)

Dica – Todos esses materiais podem ser encontrados com facilidade em armarinhos. Como todos os materiais são fáceis de encontrar e são baratos é fácil confeccionar essas peças e vender por um bom preço.

Como Fazer:

Passo 1: Para fazer o seu tapete de barbante redondo você deverá usar as suas habilidades com crochê. Uma forma de tornar o trabalho mais simples é ter sempre por perto uma revista com todos os pontos de crochê. Esse tipo de revista é facilmente encontrada em lojas de artesanato e podem ajudar bastante no seu trabalho. Para ter mais segurança comece fazendo uma amostra de dez pontos básicos por dez carreiras. É necessário tentar seguir o formato redondo de maneira a não dificultar o acabamento.

Passo 2: Usando a agulha e o barbante você deverá traçar os pontos de crochê e fazer os desenhos que forem de sua preferência até encontrar o estilo que deseja para o seu tapete. Pense em que tamanho você deseja de acordo com o espaço que tem disponível em sua casa para esse tapete. Quando chegar nesse passo você pode cortar a pontinha do barbante que sobrou e então fazer um nó cego.

Passo 3: O barbante deverá ser colocado de novo na agulha para que você faça o ponto de finalização, assim você vai fazendo as bordinhas do seu tapete que deverão ficar redondas. É possível ainda dar mais graça ao estilo do seu tapete fazendo aplique de tecidos bordados, babados e mesmo franjas, tudo depende do seu gosto e estilo que deseja para o seu tapete.

Dica – Quem deseja ter uma fonte de renda extra com os tapetes deve apostar em confeccionar modelos de tapetes diferentes, quanto mais variedade mais facilidade para conquistar mais clientes. Além disso, quanto mais modelos mais opções para enfeitar diferentes cômodos da casa, tem alguns modelos que ficam bem na sala, mas nem tanto na cozinha, por exemplo.

Tutorial de Como Fazer Tapete Redondo de Barbante

Materiais Necessários:

  • 1 Agulha Clover 4.5
  • 1 Rolo de Barbante com Espessura 4/6
  • 2 Novelos de Cores Distintas

Como Fazer:

Passo 1: Comece pegando o barbante e faça cortes que sejam exatamente de 1 metro cada um. Para ter certeza de que o tapete ficará bem no local que você escolheu para ele faça um teste para saber que esse tamanho está bom. Corte 4 fios e fixe-os em algum objeto que pode ser uma placa.

Passo 2: Em seguida pegue 2 dos 4 fios que você cortou e suspenda-os de forma a segurá-los com as duas mãos. Os 2 fios deverão ser girados nuns 5 centímetros até que você consiga dar outro nó. O procedimento deverá ser refeito até chegar a vários nós e então encontrar as extremidades dos barbantes.

Passo 3: Então os 4 barbantes com os nós que você fez deverão ser envoltos num nó central, o primeiro que você fez. Faça 4 marcações em ‘X’ e faça de novo o procedimento, assim você perceberá que o seu tapete começou a ficar com uma forma mais definida. Quando terminar é só desmanchar as marcações que foram feitas em X e juntar todos os barbantes num círculo único.

Conforme você avança na confecção desse tapete perceberá que os gráficos irão aparecendo. Exatamente por isso é que se deve definir o desenho gráfico com uma boa antecedência.

Dicas

Quem deseja aprender um pouco mais sobre como fazer esse tipo de trabalho pode contar com conteúdos em vários sites. Visualize trabalhos prontos presentes nesses sites em busca de ter uma ideia melhor de como fazer os seus próprios trabalhos. Fique atento que alguns desses sites oferecem até mesmo desenhos que você pode usar para montar o tapete. Confira.

Para deixar os seus tapetes de barbante com um visual mais rico você pode incrementá-los com outros materiais como brim e algodão, por exemplo. Em geral outros materiais são utilizados com o objetivo de conseguir novas texturas mesmo com a base feita de barbante.

Você pode inclusive usar esses materiais na forma do seu próprio gráfico de maneira que eles ganhem mais destaque. É bom passar a organizar melhor o seu tempo antes de começar o trabalho, pois pode acabar sendo um pouco mais difícil do que parece de início. Pode ser mais interessante pegar um gráfico pronto para reproduzir no seu tapete.

Posts Relacionados

Veja dicas de como renovar um tapete sem gastar muito e dar uma nova cara para a decoração da sua casa. Conheça diversos tipos de tapetes e saiba qual é o ideal para cada para cômodo. Para finalizar, veja como escolher o tapete da sala para compor a decoração.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Tudo bem?
    Adorei todos os tapetes redondos,gostaria de receber os graficos c possivel.
    Obirgada.

    claudia 3 de novembro de 2010 13:48
  • Olá…
    Gostei muito dos tapetes.
    Também quero o(s) gráfico(s).
    Podem me enviar?
    Obrigada

    Fabiana 24 de novembro de 2010 16:27
  • adorei todos os tapetes poderia me enviar os graficos obrigada

    rosa 28 de novembro de 2010 13:33
  • Olá amei os tapetes!!!!
    Seria possível vc me enviar os gráficos????
    Obrigada…

    Ne 10 de dezembro de 2010 9:45
  • Pode me enviar os gráficos?? lindos tapetes…

    Raquel 30 de dezembro de 2010 12:57
  • Amei os tapetes, vcs poderiam me mandar os gráficos?

    Paula 4 de janeiro de 2011 14:43
  • Oiiiiiiiiiiiiiiiii, começei a arte do crochê agora e confesso que estou encantada com os seus modelos de tapetes. Por gentileza, mande para mim os gráficos e que Deus abençoe todos os seus empreendimentos. Estou desempregada e foi uma luz que vi para conseguir uma renda, pelo menos por enquanto. Muito obrigada pela sua atenção.

    Edna 6 de janeiro de 2011 15:44
  • adorei todos os tapetes poderia me enviar os graficos obrigada

    claudia 7 de janeiro de 2011 18:36
  • FIQUEI ENCANTADA COM OS TAPETES, GOSTARIA QUE ME ENVIASSE OS GRAFICOS. OBRIGADA.

    sandra 3 de fevereiro de 2011 13:29
  • Boa noite, adorei os seus tapetes redondos e como as colegas acima que são apaixonadas por croche gostaria que enviasse os gráficos dos mesmos, faço apenas por distração, para aliviar o stress aproveitando as peças para presentear familiares e amigas. Desde já agradeço e um ótimo ano cheio de felicidades e realizações.

    Neia Canto 9 de fevereiro de 2011 21:25
  • Gostaria muito de receber os gráficos.
    obrigada.

    jaqueline 26 de fevereiro de 2011 17:34
  • olá gostei muito dos tapetes….mas se puder me mande os gráficos se possivil obrigada

    joyce 29 de março de 2011 14:53
  • Adorei seus trabalhos, se puder me mande os graficos.
    Obrigada.

    Eliana 3 de abril de 2011 21:47
  • adorei os graficos dos tapetes eu adoro tapetes e comecei a fazer para a minha casa e se possivel eu gostaria que me enviaçe os graficos . desde ja eu agradeço

    sonia simao 22 de abril de 2011 15:35
  • oa noite, adorei os seus tapetes redondos e como as colegas acima que são apaixonadas por croche gostaria que enviasse os gráficos dos mesmos, faço apenas por distração, para aliviar o stress aproveitando as peças para presentear familiares e amigas. Desde já agradeço e um ótimo ano cheio de felicidades e realizações.

    neilde 25 de abril de 2011 22:52
  • adorei os tapetes poderia me manda os graficos

    bruna 20 de setembro de 2011 17:49
  • gostaria muito de receber os graficos dos tapetes redondo me envia por favor, obrigada

    marcia rosangela sinopoli 5 de outubro de 2011 14:17
  • oi seus trabalhos são lindossssss,
    poderia me enviar os graficos???
    Deus abençõe!!!
    otimo domingo

    keiko 16 de outubro de 2011 15:09
  • oi seus trabalhos são lindossssss,
    poderia me enviar os graficos???
    Deus abençõe!!!

    keiko 16 de outubro de 2011 15:11
  • Boa tarde, gostei muito dos seus trabalhos, sou apaixonada em tapetes redondos e gostaria muito que vc me mandasse os grafico se possível, desde já agradeço e um ótimo final de semana

    Erika 22 de outubro de 2011 12:58
  • Gostaria que me enviassem o gráfico dos tapetes são lindos.

    Obrigada

    Shirley 31 de outubro de 2011 19:17
  • gostaria que me enviase os gráficos destes tapetes obrigada.

    cristina 4 de dezembro de 2011 10:50
  • gostaria de receber esses gráficos obrigada.

    cris 4 de dezembro de 2011 10:54
  • ola tudo bem gostaria que enviassem os grafico que tem o ponto estrela e abacaxi beijoss

    luciner 25 de dezembro de 2011 9:06
  • amei todos os modelos de tapetes mais teve um em exsessao que mais me chamou
    atençao que é o tapete preto gostaria que me enviasse o graficos dos tapetes pois sou
    apaixonada por tapetes de barbante
    Parabens pelo seu trabalho

    julyanna lopes 31 de dezembro de 2011 9:57
  • gosto de todos os modelos de croche mas o que eu + amei foi o que tem o modelo de abacaxi

    luciner 18 de janeiro de 2012 19:15
  • Amei os trabalhos, por favor me envie os gráficos.!!!!

    Isabel 19 de janeiro de 2012 12:39
  • olá adorei os modelos em especial o terceiro da segunda fila poderia me mandar o grafico?

    eleiciane 24 de janeiro de 2012 16:26
  • oi amei todos os tapetes ,gostaria de receber os graficos . obrigado que deus continue te abençoando , pois tem que ser abençoada pra fazer trabalhos tão lindos . parabéns

    ana lucia 2 de fevereiro de 2012 19:21
  • lindos os tapetes redondos, poderia me enviar os gráficos?

    zorayde 3 de fevereiro de 2012 16:19
  • Adorei e me apaxonei pelos tapetes redondo em especial pelo o nº8 contando de cima para baixo ,que está na 3ª fileira,que termina com abacaxi.
    Voce tem o grafico?
    Pode estar me enviando por email.
    Gosto de fazer croche e estou confeccionando tapetes e fica a promessa que apos o termino te envio as fotos.
    Boa noite e um ótimo fim de semana.

    Luisa

    Luisa dos Santos 4 de fevereiro de 2012 17:36
  • gostaria de receber os graficos desses tapetes redondos ,amei todos.bjs.

    Rosimeire 8 de fevereiro de 2012 19:54
  • adorei todos pode me enviar os graficos obrigado

    vanildes 9 de fevereiro de 2012 13:56
  • Adorei todos estes tapetes, estou aprendendo a arte do croche e gostaria que me enviasse alguns gráficos de tapetes redondos. Desde já agradeço.

    Edna Apª 16 de fevereiro de 2012 14:47
  • Sao lindos. Poderiam me enviar os graficos… Obrigada!!!!!

    JULIANA 17 de fevereiro de 2012 13:50
  • parabens pelo talento;gostaria de receber o grafico por email.tenha unm bom dia

    ana 21 de fevereiro de 2012 8:58
  • adorei gostaria de ver os graficos desses tapetes lindos

    cleide 1 de março de 2012 20:54
  • Amei os tapetes teria como me enviar os gráficos. Abraços

    josiane 4 de março de 2012 22:38
  • Adorei todos os tapetes redondo e gostaria de receber os graficos se possivel por email. Obrigada.

    ana cristina 6 de março de 2012 17:19
  • Amei os tapetes, so falta os graficos.

    Vera lucia 16 de março de 2012 15:50
  • oi eu adorei todos vc poderia me enviar os graficos obrigada bjs

    jessica scs 20 de março de 2012 7:59
  • gostei muito dos tapetes redondos gostaria que manda-se os graficos!

    vera 22 de março de 2012 17:33
  • amei todos . adoro fazer tapetes redondos . todos são todos maravilhosos !!!!!!!! teria como me enviar os gráficos ? pois tenho uma clientela muito boa de tapetes…. se possível gostaria das fotos dos tapetes . desde já muitíssimo obrigado !!!! deus os abençoe fiquem com ele. abraços….

    josiane 13 de abril de 2012 17:11
  • Uu virei viado comecei a faze croche
    te amos

    Curintinha 13 de abril de 2012 18:54
  • quero saber como conseguir os graficos destes lindos tapetes redondos e de outro tipo possadeira e quatrados tambem obrigado gostaria de ser atendida

    indaleia 22 de abril de 2012 18:09
  • ameiiiiiiiiiiiiiiiii muito lindas essas peças

    Andrea 6 de maio de 2012 15:03
  • comofaço para vcs me mandarem esses graficos obrigada

    Andrea 6 de maio de 2012 15:06
  • OI gostaria de disser que todos os tapetes sao muuuuiito lindos mai adorei aquele que eo numero 8 da demostraçao e ao clikar nele dis tapete redondo de croche-2 dede ja muito obrigado pela sua atençao se poder me enviar o grafico vou ficar muito agradesida

    Maria de Lurdes 17 de maio de 2012 15:22
  • adoreiiii… todos os modelos, mais gostaria dos graficos onde posso encontralos? Bjao..

    ingrid 20 de maio de 2012 13:34
  • Olá quero saber como conseguir os graficos destes lindos tapetes redondos e de outro tipo possadeira e quatrados tambem obrigado gostaria de ser atendida desde já lhe agradeço!!

    Edna 21 de maio de 2012 19:07

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *