Tipos de Tapetes: Dicas

Algumas peças que fazem parte da decoração, ou melhor, parte da organização de um ambiente, podem até passarem despercebidos, porém, sem eles o visual seria um outro. Um bom exemplo da importância de “pequenos detalhes”, que fazem uma grande diferença é o uso do tapete. Esse acessório pode ser a “cereja do bolo” na hora de montar a decoração de uma sala de estar. E não é só beleza que conseguimos escolhendo o tapete certo para o ambiente, levamos para casa mais aconchego e conforto.

A escolha do tapete deve ser bem pensada assim como toda a decoração. E não pode ser uma decisão baseada somente no acessório e pronto, deve garantir harmonia com o resto dos objetos e móveis que estão no mesmo ambiente. Por isso, na hora de escolher um tapete leve em consideração os móveis que você já tem e o tipo de materiais. A harmonia é garantida pela forma, tamanho e cor, tudo deve seguir o mesmo estilo.

Saiba Mais Sobre as Origens dos Tapetes

Você já parou para pensar que o tapete é uma das peças de decoração mais antigas que existe? Esse objeto decorativo faz parte da humanidade desde de quando começou a civilização. De acordo com pesquisas sobre o assunto, o primeiro tapete teria sido fabricado há mais ou menos 2.500 anos e o local, Irã. Porém, não é fácil afirmar com certeza sobre a origem da peça decorativa, porque ao longo da história os materiais foram mudando e além disso, a seda, a lã e algodão, usados para fabricar um tapete não suportam o passar dos anos.

Não dá para falar de história de tapetes e da importância dos mesmos sem lembrar do tapete persa, tão famoso mundialmente pelo seu valor não só decorativo, mas também cultural e artístico. Nesse tapete é muito comum encontrar na sua decoração figuras como arabescos, videira, nuvens, palmeiras, ramo de videira, medalhões e figuras geométricas. No caso daqueles tapetes fabricados pelos turcos, nas tramas se escondem humanos e animais representados em desenhos cuidadosamente elaborados.

O tapete persa por sua vez, deixou de ser feito com produção artesanal e hoje é feito 100% mecanizado, mesmo assim não perdeu o seu valor de um objeto cultural e de arte.

Os materiais mais comuns usados na fabricação dos tapetes são: algodão e lã. Além desses dois, bem menos comum, é o uso da seda. Neste caso, são tapetes usados para decorar as paredes, chamados de tapeçarias. Entre o algodão e a lã, o que é mais popular como material é o algodão.

Veja os Tipos de Tapetes!

O tapete persa pode ser considerado um dos mais procurados ao mundo por quem ama esse tipo de objeto decorativo, porém, existem outros tipos de tapetes com padronagens que representam bem a característica do lugar, são eles: Israel, Egito, Índia, Nepal, Turquia, Líbano, entre outros.

No Brasil, são mais modestos os nossos tapetes, mas nem por isso não são bonitos e de qualidades. Eles podem ser comprados em lojas especializadas ou naquelas de departamento. Podemos escolher entre tapetes lisos, de uma única cor ou estampadas, com grande variedade de desenhos e tipos de desenhos.

As pessoas com menos tempo para se dedicar a limpeza dos tapetes podem optar por aqueles tipos de materiais mais fáceis de limpar, como os sintéticos, que podem ser lavados à seco e tem boa durabilidade.

Os alérgicos também não precisam mais abrir mão de ter um tapete em casa, o material sisal, que está super na moda é um tipo que não acumula poeira como em outros produtos. São ótimos até mesmo para usar fora de casa justamente por causa de toda essa praticidade.

Existe também os tapetes que independentemente do material possuem uma proteção ultravioleta e são indicados para ambientes cujo o sol bate com mais frequência.

Outro tipo de tapete com um material bem legal é aquele de couro, que porém, precisa de cuidados redobrados para não danificá-los. Com um tempo é normal que o o couro sofra algumas alterações. Para quem gosta desse tipo de material é melhor manter o tapete em um ambiente que bata menos sol.

Tipos de Tapetes

Tipos de Tapetes

Veja Como Usar Alguns Tipos de Tapetes!

Não existe uma regra para o uso de tapete na sua casa, porém, é bom ter atenção a alguns detalhes. Por exemplo, nunca compre um tapete grande demais para o ambiente. As peças são vendidas em vários tamanhos justamente para atender as suas necessidades. Então, tire as medidas antes de escolher o tapete.

Na sala de jantar, por exemplo, o melhor lugar para colocar um tapete é bem no centro. Faça o cálculo do tamanho do tapete levando em consideração as cadeiras e que elas fiquem firme sobre ele.

Na sala de estar, a melhor medida é quando as margens ficam 30 centímetros extra quando colocado sob o sofá. E um outro detalhe para criar harmonia e deixar o ambiente leve é usar um sofá com uma cor menos escura do tapete, prefira as tonalidades neutras. Caso o sofá seja colorido, a única opção é escolher um tapete liso e a cor deve ser exatamente igual a uma das cores da estampa do móvel.

Tapete Beje

Tapete Beje

Dicas de Como Limpar um Tapete

1- O ideal é passar o aspirador de pó todos os dias sobre o tapete é um modo de não deixar acumular poeira e gordura e isso ajuda a não criar problemas respiratórios para ninguém da família.

2- Para conservar o seu tapete da sala de estar, não deixe de usar um capacho na entrada de casa. Isso evita que uma parte da sujeira vinda da rua acabe sobre o seu tapete.

3- Se você está procurando um material que te dê menos trabalho, prefira os tapetes sintéticos porque podem ser lavados à seco. Porque quanto mais delicado for o tapete, maior será o problema na hora de limpá-lo. Provavelmente você terá que recorrer a serviços diferenciados que tem um custo alto.

4- Líquidos sobre o tapete devem ser removidos imediatamente. E além disso, é sempre bom ter em casa um tira manchas. Caso não tenha, água com sabão neutro pode ser a única solução para não danificar de vez o seu tapete. Depois que secar, passe o aspirador.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *