Cortina para Quarto Infantil

A decoração do quarto de crianças e bebês é muito especial porque os pais aproveitam para declarar todo o seu amor na escolha de cada item do cômodo. Cada item que irá compor o ambiente deve passar por uma série de crivos para que seja o mais adequado para o pequeno.

A cortina do quarto infantil é um dos elementos que merece mais da nossa atenção porque tem funções importantes como proteger a criança da luminosidade e em muitos casos em evitar alergias sendo feitas de materiais específicos. A seguir vamos te dar dicas de como não errar na escolha e assim deixar o ambiente em que seu filho dorme muito mais gostoso.

Dicas Para Escolher Cortinas Para Quarto Infantil

Luminosidade

Devemos ter uma atenção especial a questão da proteção oferecida pela cortina a criança. Não faz bem para ninguém se expor excessivamente ao sol em especial para as crianças. Contudo, não se pode deixar o sol totalmente de lado, em quantidades moderadas o astro-rei estimula o melhor desenvolvimento físico e intelectual. Também areja o ambiente.

Uma forma de ter certeza de que se está oferecendo a iluminação adequada para o seu filho é usar cortinas com duas camadas. Com isso é possível fechar as camadas conforme o sol esteja incidindo. Muito mais conforto e qualidade para o seu filho dormir.

Inúmeras Cores

A cor da cortina é um dos fatores mais importantes na hora de fazer a escolha. Saiba que as cores influenciam no temperamento das crianças. Observe que primeiro a cor da cortina precisa combinar com a cor de destaque no quarto de maneira que o ambiente fique em harmonia, o ideal é não ficar pesado. Cuidado com ambientes muito coloridos porque despertam muitos estímulos na criança.

No caso dos quartos de menina a dica é optar por tons como rosa, amarelo, gelo ou branco. Busque por cores que remetam ao universo feminino, mas que sejam essencialmente leves e delicadas. Ressaltamos que não existe nenhuma regra que impeça usar azul num quarto de menina e tons de rosa num quarto masculino.

Para os meninos você pode optar por tons de azul, amarelo, gelo entre outros. O mais importante é não usar cores muito fortes e que estimulem demasiadamente as crianças durante os momentos de descanso.

Tecido

A escolha do tecido de que a cortina é feita também é essencial, uma dica preciosa é preferir os tecidos naturais aos sintéticos uma vez que os últimos tem um cheiro mais forte e ainda apresentam mais dificuldades para limpar. Os tecidos naturais mais recomendados são o algodão e o voil que consiste num tipo de tule, um tecido que é fino, bonito e muito delicado.

Quando o quarto em questão tem excesso de iluminação ou você deseja que o espaço tenha mais privacidade a dica é optar por tecidos como sarja, algodão ou seda que são mais encorpados impedindo a entrada de muita luz. Se o quarto não tem tanta necessidade de proteção a dica é usar tecidos como chiffon, algodão mais fino ou o voil.

Para quartos que tem problemas de serem muito quentes ou muito frios a dica é preferir um modelo de cortina que mantenha ou isole o calor conforme a necessidade. Boas opções para esse tipo de questão são as cortinas black-out que funcionam como excelentes isolantes térmicas. Essas cortinas podem ser usadas separadamente ou ainda pelo lado de fora da janela do quarto da criança.

Espessura da Cortina

A espessura da cortina merece uma atenção especial isso porque as funções essenciais desse acessório são proteger o ambiente do excesso de luz e impedir que entre ar em excesso no quarto. Uma cortina ideal deve ser espessa o bastante para realizar essas duas tarefas, porém, sem impedir que haja alguma circulação de ar e de luz no quarto.

Altura da Cortina

Tenha o cuidado de escolher cortinas mais curtas para o quarto de crianças pequenas, o ideal é que a cortina cubra somente o espaço da janela. Tendo esse cuidado você evita que a criança caia em tentação de puxar a cortina e assim acabar originando um acidente ou mesmo que a cortina estrague. No caso de quem prefere cortinas longas a dica é prestar atenção a firmeza do varão bem como a sua fixação. Evite acidentes, conforme a criança for crescendo você poderá ir trocando a cortina.

Persianas

Uma alternativa bastante prática para controlar a quantidade de luminosidade que entra no quarto. Para as crianças maiores pode representar mais autonomia já que elas mesmas podem manusear o abrir e fechar das persianas. Para que não fique com cara de cortina de escritório a dica é procurar versões coloridas e com estampas.

Problemas Alérgicos

As cortinas podem ser o algoz de crianças com problemas alérgicos isso porque tecidos acabam acumulando poeira e micro-organismos demasiadamente que desencadeiam crises alérgicas. Uma dica para o quarto de crianças que são alérgicas é usar persianas impermeáveis que oferecem mais resistência a fixação dos ácaros, mofo e sujeiras.

Outras Dicas de Cuidados

Quando for comprar a cortina do quarto do seu filho pesquise a procedência de cada uma das marcas para escolher aquela mais adequada para as suas necessidades. Se possível evite fazer essa compra pela internet porque é fundamental poder tocar na cortina para saber qual é a espessura do material e se é uma peça de qualidade mesmo. A cortina ficará no quarto do seu filho por um bom tempo então é bom ter cuidado para fazer essa compra.

Dicas

Abra as Cortinas

Durante o dia é importante abrir a cortina para que o bebê comece a diferenciar o dia da noite. Nos dias em que está muito quente ou muito claro você pode abrir somente o suficiente para que o bebê faça a diferenciação da iluminação. Opte por cortinas bloqueadoras de luz como as black-out somente quando se mostrar absolutamente necessário.

Duas Cortinas

Tenha sempre duas opções de cortinas para usar, pode ser uma para cada estação, assim a cortina sempre estará adequada com o tempo quente ou frio. Com isso o bebê não irá passar nem calor e nem frio sem deixar de estar exposto a luminosidade.

Posts Relacionados

Confira as nossas dicas de como fazer uma linda cortina com babado e renda, ideal para quarto de menina. A cortina de crochê é uma opção interessante para quem deseja uma decoração com um toque delicado. As cortinas de palha são ótimas para compor ambientes com toque rústico.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Olá gostaria de saber quanto custa a cortina PETIT POÁ, obrigada.

    roberta de paula 18 de junho de 2011 10:34
  • Olá…Gostaria de saber quanto custa a cortina PETIT POÁ. Obrigada.

    Thaís 4 de novembro de 2011 21:04
  • Bom dia, gostaria de saber o preço da 2ª cortina da ultima fileira, tamanho da cortinha e se enviam pelo correio, aguardo ansiosa

    Fabiana 28 de fevereiro de 2012 11:59
  • OI, estou grávida de uma mocinha e quero saber o tamanho, o preço e se vocês enviam as cortinas para quarto infantil de numero 04, 10 e 11. Obrigada!!

    Rafaela 12 de março de 2012 22:04
  • Gostaria de saber o valor da cortina petit poa e o valor do frete e a metragem dela…obrigada!!

    Queila Carvalho 27 de maio de 2012 19:42
  • Boa noite,
    por gentileza, gostaria de saber o preço e dimensões da cortina PETIT POÁ. Como faria para comprá-la?
    Obrigada

    Maria Cristina 23 de agosto de 2012 20:57
  • Gostaria de saber o preço da cortina Petit Poa e se tem outras cores!

    Eliziane Soares 12 de setembro de 2012 11:46
  • Olá gostaria de saber quanto custa a cortina PETIT POÁ,e o TM obrigada.
    ..

    NomeRaquel 24 de outubro de 2012 22:42
  • Gostaria de saber o valor da cortina petit poa e o valor do frete e a metragem dela…obrigada!!

    Nomemarcia 17 de dezembro de 2012 20:36
  • Olá, gostaria de comprar a cortina Petit Poá, como faço?

    Carolina Ferranti 7 de janeiro de 2013 19:51
  • olá, gostaria de saber quanto custa a cortina petit poá rosa. Qual o tamanho dela? E quanto fica o frete para 36.570-000. Obrigada

    catherinne 24 de janeiro de 2013 12:18
  • Gostaria de saber o valor da cortina petit poá, a metragem e se é necessário varão duplo para essa cortina?

    Giselle 2 de fevereiro de 2013 21:35
  • Oi,gostaria de saber qual valor da cortina PETIT POÁ

    NomeLorena 4 de fevereiro de 2013 15:45
  • Olá!
    Tenho interresse na cortina Petit Póa 4 imagem. Aonde posso comprar?att

    Gizele Pena 10 de fevereiro de 2013 10:42
  • Gostaria de saber os valores das cortinas…tem algum telefone de contato?

    Roberta 11 97109-7337

    Roberta 24 de março de 2013 20:54
  • Gostaria de saber quanto custa a cortina para quarto de criança PETIT POÁ, a metragem que tem.
    Muito obrigada

    NomeLilian Dias Ramos 16 de abril de 2013 20:27
  • OLá, Gostaria de saber quanto custa a cortina Petit Poá?

    Poderia mandar sua tabela de preços e tamanhos das cortinas?

    DEsde já agradeço.

    Audrey Vivian 17 de junho de 2013 8:16
  • gostaria de saber o valor da cortina petit poa. obrigada

    paula 12 de agosto de 2013 15:54
  • Gostaria de saber o valor e como comprar a cortina PETIT POÁ?

    deise 20 de agosto de 2013 22:15
  • Boa-tarde!

    Por favor gostaria de saber valor da cortina Petit Poa com lacinhos para uma cortina de 1,60m e também o valor somente do bandô. Também gostaria de sugestão e valores para prender a cortina.

    Obrigada, Cristiane

    Cristiane 28 de setembro de 2013 14:04
  • Gostaria de saber o valor da Cortina Petit Poa. Obrigada

    PRISCILA ALVES 3 de outubro de 2013 16:49
  • Boa tarde!

    Gostaria de saber quanto fica a cortina da Petit Poá?

    tamanho da janela é altura 0,99cm comprimento 1,18m (exato tamanho da janela de aluminio).

    quanto fica o frete para CEP: 03563-210.
    Precisa de dois varões ou um só?

    grata.

    Mirella Luna Popin 17 de outubro de 2013 16:54
  • Óla, eu estou montado o quarto da Minha bebe eu gostei de uma cortina, da (PETIT-POÁ ) qual o valor onde compra.

    Maria Inês Oliveira 24 de outubro de 2013 14:46
  • OLá, Gostaria de saber quanto custa a cortina Petit Poá?

    Poderia mandar sua tabela de preços e tamanhos das cortinas?

    Desde já agradeço.

    Maria Inês Oliveira 24 de outubro de 2013 14:47
  • OLá, Gostaria de saber quanto custa a cortina Petit Poá?

    Poderia mandar sua tabela de preços e tamanhos das cortinas?

    DEsde já agradeço.

    manuela 18 de novembro de 2013 12:04
  • Boa noite,

    Gostaria de saber quanto custa a cortina Petit Poá?

    Poderia mandar sua tabela de preços e tamanhos das cortinas?

    Obrigada,

    Alessandra.

    Alessandra 2 de dezembro de 2013 20:24
  • Bom dia!!

    Gostaria de saber o valor e onde encontrar a cortina Petit Poá …
    Desde já agradeço

    Wiliam 4 de dezembro de 2013 7:51
  • Gostaria de saber quanto custa a cortina PETIT POÁ. Obrigada.

    alexandra 4 de dezembro de 2013 16:22
  • Ola , gostaria de saber qual o valor da cortina de petit poa branca de laço rosa. e o frete

    joice 2 de janeiro de 2014 18:59
  • Olá, gostaria de saber o valor da cortina Petit Poá (quarta cortina, branca e rosa com flores penduradas) .
    Poderia me mandar sua tabela de preços e medidas de cortinas para quarto de bebê menina.
    Obrigada.

    Claudia Marques 17 de janeiro de 2014 22:10
  • Ola gostaria de saber o preço da cortina petit poa branca e rosa e se coba frete de entrega

    zilma 23 de março de 2014 12:03
  • Olá! Gostaria de saber o valor da cortina Peti poá completa e somente o bando. Por gentilieza me mande o contato. Aguardo resposta

    Maria Fernanda P 25 de março de 2014 23:16
  • Gostaria de saber preço e como faço pra comprar essa penultima cortina.

    Denise Garcia 26 de março de 2014 10:45
  • qual é o valor da cortina peti poá completa para varão de 2 metros?

    vanessa 10 de abril de 2014 19:11
  • Bom dia!
    Gostaria de saber o valor da cortina de laço petit poa?
    Obrigada

    Fernanda 13 de abril de 2014 11:51
  • Boa tarde. Gostaria de saber o vlr da Petit Poá e da 11a imagem também. Obrigada.

    Valeria 13 de abril de 2014 19:53
  • Boa tarde, gostaria de saber o valor e o tamanho, poís quero encomendar uma, a cortina que quero é Petit Poá (quarta cortina, branca e rosa com flores penduradas.
    Aguardo o cotanto.
    Obrigada

    Renata Ferreira 22 de abril de 2014 15:28
  • Gostaria de saber o valor da cortina Petit Poá (quarta cortina, branca e rosa com flores penduradas).
    Gostaria de saber o tamanho também.

    Renata Ferreira 22 de abril de 2014 15:32
  • Olá
    Gostaria de saber o valor da cortina Petit Poá (quarta cortina, branca e rosa com flores penduradas).
    Gostaria de saber tbm o tamanho e tenho de confecção/entrega.

    PRISCILA 5 de fevereiro de 2015 19:48

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *