Como Renovar Um Tapete Sem Gastar Muito

Não gosta mais do seu tapete e não quer comprar outro? Ideias bacanas não faltam para mudar o visual dos seus acessórios de decoração sem gastar muito. Com o tapete é simples também. Com uma visita a lojas de artesanato e os produtos certos, você pode dar uma vida ao espaço de sua casa e criar outros tons para combinar. Gostou da ideia? Confira dicas bacanas de renovação de tapete a seguir.

Como Renovar Um Tapete Sem Gastar Muito

Como Renovar Um Tapete Sem Gastar Muito

Mudando a Cor Sem Jogar Fora

Tapete novo mas você não gosta da cor dele? Crie uma estampa. Com tapetes lisos não há segredo. Você pode criar desenhos, grafismos ou bolinhas para dar vida ao ambiente. A lista de materiais para este tipo de arte é bem simples:

  • um tapete de cor lisa
  • Papel, muito papel
  • Tinta em spray da cor que preferir
  • um prato
  • Tesoura
  • Fita adesiva (durex)

Primeiro lave o tapete ou remove com o aspirador a maior quantidade de poeira possível. Poeira e pelos de animais devem ficar grudados quando a tinta for aplicada e vai gerar muito trabalho para mudar a cor do seu acessório. Quando seu tapete já estiver limpo e seco, seu trabalho pode começar de fato.

Seu próximo passo deve ser escolher o novo desenho do seu tapete. Para isso a criatividade conta bastante. Primeiro desenhe em um papel. Você pode comprar cartolina ou papel fino. O importante é criar um molde sustentável, pois ele vai servir de base para você aplicar o produto por cima do tapete com o spray. Pode ser grafismo, desenhos de animais ou o que quiser. Uma dica bacana por ser apenas bolinhas, as queridas poás da decoração atemporais. Bolinhas são simples e você não precisa se preocupar com o desenho e se ele vai sair certo.

Para pintar o tapete, estenda de forma reta, sem deixar dobras. O seu molde em papel deve ser colocado em cima do tapete. Depois é só ir borrifando a tinta em spray e formando o desenho. Levante algumas vezes e observe a distância entre um desenho e outro. Se ficar satisfatório, continue o seu trabalho. Se achar que está perto demais, vá ajustando. Para evitar erros, você pode fazer pequenos moldes na quantidade a usar em seu tapete e colocar todos em cima do artigo, visualizando melhor a distância de cada desenho. Deixe secar e pronto, seu tapete já está novo em folha.

Mudando a Cor Sem Jogar Fora

Mudando a Cor Sem Jogar Fora

Corte e Faça Diversos Tapetes

Seu tapete na sala ficou inútil por diversos motivos? Pense em fazer vários. Se a estampa for neutra, você pode fazer um corte e colocar tapetes na entrada, na sala, banheiro e locais diversos. Para evitar ponta saindo, passe pingos de vela nas bordas ou queime um pouco para não puxar fios.

Um tapete de dois metros quadrados, comuns em grandes salas, podem se tornar dois tapetes: um para a sua sala de estar e um para a sua de jantar, por exemplo. Ou um enorme tapete para a sala e pequenos tapetes para o quarto. Sua necessidade e o tamanho original do tapete é que vai indicar quantos cortes são possíveis.

Crie Tapetes Com Texturas

As vezes o desgaste do tecido é grande, mas a parte de baixo do tapete ainda está bacana. Para resolver este problema é simples: crie texturas. É criativo, barato e você faz de forma bem simples.

Use botões, tampas de garrafa ou objetos que não sejam desconfortáveis de pisar. Se seu tapete tiver a intenção de ser apenas decorativo, você pode usar qualquer tipo de textura sem qualquer problema.

Sua textura deve ser colada por cima do tapete limpo. O material usado para a cola depende do material da sua arte. Se for plastico ou tecido mais grosso, usar cola quente vai resolver o problema. Se for metal, será preciso alguns produtos mais fortes, mas que funcionam bem. Se for apenas tarraxas e pequenas miçangas, a cola tudo tipo básica vai resolver seu problema. Todo tipo de cola para tais artes pode ser encontrada em lojas de produtos para artesanato ao longo do país.

Faça Uma Nova Cobertura Em Tecido Para o Seu Tapete

Seu tapete tá desfiando e os pêlos são feios? Com algum trabalho você pode dar uma cara nova ao produto. O primeiro passo é remover todos os fios que cobrem o carpete. Sim, vai dar trabalho mas você precisa fazer isso para aproveitar a estrutura abaixo para criar um novo tapete. Se for usar um tecido grosso, você pode pensar em deixar o carpete como está e apenas aplicar o tecido por cima.

Como uma costuma como essa exige uma máquina de costura do tipo industrial, a dica que temos é colar as bordas dos tecidos para os unir. Para um melhor acabamento nas pontas, use uma fita de cetim para selar as pontas e cole de forma simples. Quanto maior o tapete, mais material logicamente será preciso usar. Mas usando a criatividade na escolha dos tecidos você pode ter lindas peças e gastar pouco ou quase nada. E quanto mais grosso for o tecido usado, melhor ficará a sua arte.

Pinte Novamente!

O problema é a cor? Pinte tudo de novo! Usando um spray de tinta, basta deitar seu tapete em uma superfície lisa e mãos a obra. A secagem dura pouco mais de 48 horas, mas já nas primeiras 24 ele está secado. A margem mais alongada de horas é para garantir uma secagem completa.

Dê Um Novo Corte a Seu Tapete

Tapete quadrado sem graça? Transforme-o em redondo, oval ou do formato que você desejar. Para isso é só medir o formato desejado com bastante cuidado e usar uma tesoura de costureiro mesmo, pois tesouras de papel não devem cortar o tapete muito bem. As pontas vão ficar diferentes, então seria aconselhável eliminar a borda total do tapete para que fique igual nos cantinhos ou faça um acabamento com fitas ou queimando as pontas. Em lojas de produtos artesanais é possível encontrar opções mais baratas para tais artes e que podem te dar algumas ideias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *