Chalés de Madeira

A palavra chalé é oriunda da língua francesa, “chalet” e sua característica é que se tratava de um tipo de imóvel na França, que servia para as pessoas que tinham rebanho, levá-los nos Alpes para pastar. Nesse meio tempo, as pessoas podiam se abrigar dentro dessas pequenas casas de madeira. No caso da Suíça, também é uma construção muito vista na área dos alpes, com as mesmas características, de madeira e com telha em “V” invertido.

Imagem de Amostra do You Tube

Quando falamos em chalé de madeira de certa forma estamos sendo redundantes . Porque esse tipo de construção é sempre de madeira e tem o mesmo formato de telhado, com os beirados. Fora do Brasil, os chalés sempre são vistos em regiões alpinas, no Brasil e também em Portugal, esse tipo de construção é típica de pousadas, com anexos, praia ou até mesmo no campo.

Origens do Chalé

Muito antes do chalé ser um tipo de construção para descanso nos alpes, na Suíça, era uma tipo de cabana para abrigar os pastores. Antes de “chalet” da França, podemos dizer “calittum”, palavra de origem do latim medieval, que significa abrigo.

Voltando para os tempos atuais, os chalés são muito comuns em áreas de prática de esqui, como em Quebeque. Neste lugar, praticamente todas as casas possuem as características de chalé, como construção.

Nos Alpes europeus, onde são tão comuns, na sua origem eram como fazendas ssazonais e serviam para quem levava o gado leiteiro para pastagem. Isso acontecia durante os dias de verão. Normalmente, os trabalhadores que viviam neste tipo de construção eram produtores de queijo e manteiga e faziam estoques dentro da própria moradia.

Passado o período de verão, junto com o gado, os produtores levavam os produtos para o comércio e também para os vales, tudo antes de chegar o inverno intenso. Durante essa época mais fria, os chalés ficavam completamente vazios.

O tempo foi passando e os chalés acabaram ganhando uma outra serventia, não só de abrigar os produtores durante o verão, eles passaram a receber as famílias para lazer e descanso.

Os primeiros chalés que foram construídos na Inglaterra, acredita-se que foram no início do século XIX, enquanto no Brasil, em São Paulo, eles começaram a ser levantados no final do mesmo século.

Imagem de Amostra do You Tube

Como é a Construção de Um Chalé de Madeira

Por inúmeras razões, esse é o tipo de construção que segue o mesmo padrão, principalmente nos países europeus, na Ásia, na Oceania e na América do Norte. No Brasil é um tipo de construção mais vista em áreas que foram colonizadas pelos alemãs e também próximo a regiões de agricultura.

Nos dias atuais vem crescendo a demanda pela construção de chalés de madeira, mas o foco é tentar diminuir os custos desse tipo de edificação, e isso vem sendo possível graças as novas técnicas aplicadas.

Imagem de Amostra do You Tube

A construção do chalé de madeira tem um sistema de plataforma que é dividido em 4 partes:

  • Alicerce
  • Paredes
  • Telhado
  • Cobertura

Toda a fundação tem que dar apoio para o piso da construção e neste caso, atua de três formas: laje de fundação, sapata corrida de concreto armado e alvenaria. Vale ressaltar que a fundação pode variar de acordo com o lugar escolhido para construção do chalé de madeira. Mas, outros aspectos também influenciam, como arquitetônicos e geológicos. Exemplos: pode ser necessário usar estacas em terrenos com topografia acidentada.

Detalhes Importantes da Obra de um Chalé

É muito importante que essa obra tenha uma determinada leveza. O piso não necessariamente deve ser de madeira, ele pode ser de tijolo, cerâmica e concreto ou até mesmo ser de uma combinação de vários materiais. O tipo de terreno também influencia nessa escolha, os de madeira são adequados para terrenos com inclinação ou muito úmidos, por exemplo.

Falando um pouco sobre a estrutura do chalé de madeira, vala ressaltar que ela pode ser feita com laje de concreto e o apoio deve ser feito sobre vigas ou no solo, também se usa alvenaria de bloco ou tijolos comuns.

Quando é feita a fundação usando pilotis, as estacas devem ser de madeira roliça, o diâmetro de cada um delas deve ficar entre 15 e 25 centímetros. Cada um delas é enterrada no solo, pelo menos 1 metro embaixo da terra e em alguns casos, ainda é necessário usar sapatas para ter certeza de que a fundação aguentará a construção.

Outro ponto importante é no que diz respeito as especificações para que a madeira resista, principalmente, aos cupins. É necessário fazer o tratamento e em alguns lugares, até mesmo o solo da fundação do chalé deve passar por um tratamento específico.

Quando a estrutura tem como apoio alvenaria ou concreto, se usa uma peça de nome soleira. A medida dela deve ser 4×9 centímetros ou 4×14 centímetros. Outro detalhe é que a superfície que fica em contato com a soleira precisa ser impermeável. Só assim a umidade fica impedida de passar para a madeira, o que se acontecer, danifica a mesma.

O chalé de madeira também pode ter mais de um pavimento, neste caso, não muda nada no que diz respeito a estrutura do primeiro piso. As linhas de amarração servem para apoiar os barrotes.

Imagem de Amostra do You Tube

Painéis, Pisos e Aplicação de Chapas

Falando do contrapiso da construção de um chalé de madeira ele tem na sua composição o chamado OSB, que são pregados ao piso. OSB são estruturas de madeira com a base lisa, plana e servem para qualquer tipo de piso que tenha sido escolhido para o chalé de madeira.

Os painéis de OSB são bem fáceis de serem aplicados, basta seguir as regras do fabricante e o seu uso pode variar de acordo com o tipo de viga que faz o apoio.

Quando o piso é de chapa, se tem a fêmea e o macho, são tipos de bordas, e a escolha de um ou de outro é que dá mais ou menos desempenho ao piso. Por exemplo, evitando deformações por causa do peso de um móvel ou rangidos quando se caminha sobre o chão.

A escolha do piso para um chalé de madeira, o OSB tem que ser feito seguindo uma tabela que considerada uma série de fatores, como por exemplo, a espessura mínima da chapa, o comprimento e a unidade do projeto, entre outros.

Posts Relacionados

Além de lindas, as casas pré moldadas são mais fáceis de serem construídas do que as tradicionais de alvenaria. Depois de saber mais sobre essas charmosas casas de madeira, aproveite e confira dicas de decoração para chalé, para deixá-lo ainda mais aconchegante.


Categoria(s) do artigo:
Casas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • ola, gostaria de saber sobre a construção de um chalé no modelo 1.
    se possivel me passe valores e condiçoes de aquisição.

    carlos cruz 15 de setembro de 2014 19:07
  • Pingback: Chalé de Madeira - Casas e Construção

  • Bom dia!

    Gostaria do contato de vocês? estou procurando uma empresa seria para construir chales em uma pousada e gostei do modelo 1.
    Gostaria de saber informações sobre planta baixa e valores.

    Fico no aguardo.

    Obrigado

    Marcelo 19 de outubro de 2014 23:14
  • Olá, gostaria de saber se vcs tem o contato de quem fabrica o Chale da foto 1 que também é mostrado com vários outros iguais a ele na foto 5,
    aguardo retorno
    obrigado

    JCarlos 26 de abril de 2015 23:06

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *