Casa Térrea ou Dois Pisos?

Quando alguém pensa em comprar, alugar ou construir uma casa surgem diversas dúvidas de como deve ser essa casa, se terá jardim e/ou quintal, quantos quartos, banheiros e tudo mais o que é necessário para que se possa ter conforto para toda a família.

Outro problema que é enfrentado pelas pessoas quando estão à procura de um imóvel, é a diminuição dos terrenos disponíveis para as casas, fazendo com que as casas sejam menores. Para sanar o problema de pouco espaço para muitas pessoas, se criou a verticalização, ou seja, casas com pelo menos 2 (dois) pisos.

Mas como escolher se é melhor uma casa térrea ou uma com 2 pavimentos? Quais os prós e os contras de cada um desses tipos de habitação? Veja a seguir e escolha o que é melhor para você e sua família.

Térrea ou com 2 Pavimentos

Antes de começar o que é bom e o que é ruim, temos que ficar cientes do que realmente é cada um desses tipos de habitação.

A casa térrea é aquela que possui apenas 1  (um) pavimento, também conhecida como casa plana. É ideal para quem não pode subir e descer escadas, quem tem crianças e animais e quer evitar acidentes.

A casa de 2 (dois) pisos ou pavimentos, também é conhecida por sobrado ou duplex. Ela tem suas vantagens, como o fato de se ter um pequeno terreno e ser necessários mais cômodos para abrigar a toda a família. É ideal para a situação que vivemos com terrenos caros e pequenos x acomodação da família.

Analisando a Casa Térrea

Vantagens:

  • Ideal para crianças, idosos e pessoas com dificuldade em se locomover;
  • Não tem escadas e, portanto, não podem ocorrer acidentes tão frequentemente;
  • Mais econômica quando comparada a uma com mais pavimentos.

Agora veja algumas desvantagens:

  • Falta privacidade para a área intima da casa;
  • Ocupa mais espaço no terreno;
  • Não tem vista.

Fazendo uma pequena analise com bases nesses prós e contras acima citados, pode-se perceber que para quem não quer gastar muito na hora de construir ela é o ideal. No entanto se você vai alugar, deverá pensar em quem mora com você, afinal subir e descer escadas não é algo que as pessoas costumam gostar.

Mesmo que muitas pessoas reclamem que a área intima não fica isolada como é em uma casa de dois pavimentos, você pode conseguir tanto conforto quanto, basta saber como decorar.

Mas a principal vantagem de se morar em uma casa plana é o fato de evitar os problemas com as escadas, seja ele o de subir e descer constantemente ou os acidentes que sempre acontecem com crianças e idosos, além de permitir que pessoas com problemas de mobilidade não terão que viver apenas em um dos pavimentos e nem precisarão de ajuda para subir ou descer.

Analisando uma Casa Com 2 Pisos

Para muitas pessoas, uma casa com pavimentos é o sonho, afinal você pode ficar na sua janela e observar o movimento da rua, não precisa sair de casa para ver o que está acontecendo.

Muita pessoas ainda afirmam que uma casa com 2 pisos é sinônimo de status, afinal os quartos são na parte de cima da casa e assim soa mais bonito. Porém, na prática não é assim que acontece. Veja a seguir algumas vantagens e desvantagens de uma casa tipo sobrado e depois a análise comparativa com a casa plana.

Vantagens:

  • Ocupa um menor espaço no terreno, podendo ser maior em área construída;
  • Possui vista;
  • Área intima preservada;
  • Melhor organização dos ambientes.

Desvantagens:

  • Risco grande de acidentes com crianças e idosos;
  • Dificulta a locomoção de pessoas com alguma deficiência motora, veja permanente ou provisória (perna engessada);
  • Alto valor na construção, devido ao alicerce necessário;
  • Tem escadas.

Depois de ver as vantagens e desvantagens podemos ver que os problemas que encontramos na casa térrea se tornam soluções em uma com mais 2 ou mais pavimentos. Enquanto o contrário também acontece, ou seja, as soluções da casa térrea se tornam problemas na casa de 2 andares.

Para morar em uma casa com 2 andares ou 2 pavimentos, se deve fazer uma boa analise, comece pensando quem vai morar com você, existem pessoas idosas ou com problemas para subir as escadas? Existem crianças e animais? Se a resposta for sim, o ideal é que se faça uma adaptação da casa com itens de segurança, como grades no alto da escada.

Para quem for construir uma casa de dois pavimentos prepara-se para gastar um pouco (lê-se: muito) a mais que se fosse construir uma casa plana, pois os alicerces e a fundação que sustentam a casa consomem um bom dinheiro.

Por outro lado, ter uma casa de dois pavimentos é ótimo para receber convidados, pois enquanto os recebe no andar inferior, pode colocar as crianças e os idosos para descansar no andar de cima. Não existe aquela invasão e desorganização dos quartos, caso você não queira ninguém lá e permite que se você tem uma reunião de trabalho pode ficar embaixo resolvendo, enquanto o restante da família está no andar de cima assistindo televisão ou ocupada com outros afazeres.

Então podemos dizer que as duas maiores vantagens é o fato da “economia” de terreno, proporcionando assim uma área aberta, como jardim e quintal, maior. E a privacidade da área intima da casa, permitindo assim uma autonomia da casa.

Agora que você já leu todas as vantagens e desvantagens de uma casa térrea e/ou 2 pavimentos pode escolher um dos dois tipos para morar, lembre-se sempre de consultar o restante de sua família para saber se eles estão de acordo. Verifique se a escolha é a ideal e mãos a obra.

Escolher por um dos dois tipos de habitação vai fazer com que você sempre ganhe em alguns pontos e perca em outros, afinal nenhuma casa será totalmente perfeita, mas se encaixará no seu estilo de vida e você se adaptará a ela da forma que achar ideal.

Se ainda tiver dúvidas consulte um profissional da área ele conseguirá sanar todas de forma mais correta e de uma maneira mais ilustrativa para você.

Posts Relacionados

As diferenças entre casas e sobrados são muitas, é importante levar em consideração o perfil de cada família na hora de decidir o que construir. A sua casa precisa ser construída de acordo com as suas necessidade para que você se sinta bem estando lá. Se você prefere as casas de dois pisos, confira as nossas dicas de fachadas de sobrados modernos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Casas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *