Maquetes de Casas

As maquetes são de grande importância para estudos volumétricos e espaciais no decorrer de um projeto bem como para fazer a representação final do mesmo. Hoje em dia existem vários softwares que permitem a criação de maquetes eletrônicos realistas, contudo, as maquetes físicas oferecem para o arquiteto mais proximidade com o projeto.

Fazer uma maquete física da casa em que se está trabalhando ajuda o profissional particularmente na fase de estudos em que ele precisa testar as possibilidades. Trata-se de um projeto bastante intuitivo e que se torna mais interessante quando se está mexendo com as mãos na maquete.

Imagem de Amostra do You Tube

Materiais

Nas maquetes de estudo não existe a necessidade do uso de materiais específicos. Em geral os arquitetos utilizam materiais que sobraram de outros projetos como papelão, sobras de isopor, papéis, arames e alfinetes para sustentação entre outros. Um material interessante para criar maquetes com escalas bem pequenas é a massinha de modelar.

Para tornar ainda mais efetivo o uso da maquete ela deve acompanhar desenhos e perspectivas finais do projeto. Com isso não é necessário ter uma maquete tão realista de representação. Porém, se o que se está pensando em fazer é uma maquete de estudos realista a escolha dos materiais e a criatividade são de grande importância.

Guia de Materiais Usados Para Fazer Maquetes Realistas

A seguir vamos dar dicas de como fazer maquetes de estudo realistas, quais os materiais que devem ser utilizados.

Paredes e Estruturas

Para fazer as paredes e as estruturas da casa da maquete a dica é usar papel Paraná. Trata-se de um papelão com aspecto bem homogêneo que tem como principal característica o fato de não esfarelar quando é cortado por um estilete. Você encontrará opções de diferentes espessuras desse papel: 2mm, 4mm e assim por diante.

A escolha da espessura depende da escala em que você irá trabalhar na construção da maquete. Uma versão mais rígida do papel Paraná é o papel chumbo, pode ser usado para fazer as estruturas mais complexas. O mais importante é que a maquete fique pronta e com firmeza para resistir ao tempo.

Outros Materiais

Existem alguns outros materiais que podem ser usados para fazer uma maquete, dentre eles estão papel triplex (o que é brilhante na frente e no verso), isopor, papel pluma e madeira.

Papel Pluma

Trata-se de um tipo de placa de isopor que é revestido por um papel em ambas as faces. Um papel mais fácil de cortar que o papel Paraná e também não esfarela como acontece com o isopor comum. Contudo, devemos destacar que esse papel é mais caro que os demais.

Para colar o papel pluma ou isopor você deverá usar as colas para isopor e jamais deve usar adesivo instantâneo já que ele derrete esses materiais. Uma boa dica é contar com palitos de dente e alfinetes que são excelentes para dar firmeza às estruturas da maquete.

Madeira

Quando se opta por usar madeira na construção da maquete em geral se escolhe a madeira balsa que oferece um estilo interessante. Além disso, é fácil cortar a madeira balsa usando o estilete o que facilita bastante o trabalho. Para trabalhar com esse material é indicado usar cola de madeira e adesivo instantâneo. Ressaltamos que a madeira é mais cara do que o papel Paraná.

Maquetes de Estrutura

Se a maquete que você irá produzir é específica de estruturas a dica é juntar uma boa quantidade de ripas de sobras de madeira, palitos de churrasco ou até mesmo espaguete (nesse caso deve-se colar vários juntos). O curioso é que você pode construir estruturas de espaguete que aguentam mais de 100kg. Para fazer a representação de cabos, a dica é usar fios, normalmente a união é feita usando cola de madeira, cola quente, adesivo universal ou fita adesiva.

Vegetação

Para facilitar o fabrico da maquete você pode fazer árvores mais abstratas, lembre-se que o objetivo central de uma maquete é tornar mais fácil de visualizar o elemento construído. O tronco das árvores pode ser feito utilizando galhos secos, palitos de sorvete ou mesmo palitos de churrasco.

Já as copas das árvores podem ser feitas com algumas opções. Você pode até mesmo tingir a copa das mesmas com tinta acrílica para tecido. Galhos que tenham ou não folhas também podem ser usados para representar árvores inteiras.

Tecido

É possível ainda usar tecidos para representar a vegetação de uma maquete de casa, para isso escolha tecidos com entretela, linho ou com trama como étamine que são mais fáceis de desfiar usando um estilete, fazendo isso teremos o efeito de folhas.

Esponja e Cobre

Uma opção que apesar de dar mais trabalho também ajuda a criar um visual mais realista.

Gramado

O gramado pode ser feito com serragem ou areia colorida, ainda tem a opção de usar erva mate. Quem preferir pode simplesmente pintar a base da maquete de verde. No caso de precisar representar água, de uma piscina, você pode usar areia colorida ou então sabão em pó, gel ou papel azul. Outra possibilidade é usar uma lâmina de acetato em cima do papel criando um efeito espelhado.

Acetato

Normalmente é possível comprar as folhas de acetato como folhas de transparência para retroprojetor. Além de ser usado nas maquetes para representar água também pode ser usado para representar vidros. Você ainda pode usar pastas transparentes para esse tipo de representação.

A dica é não usar adesivo transparente para colar os vidros porque ele mancha. Para colar use um pouco de cola quente ou então posicione os vidros de maneira que as partes que ficaram manchadas pela cola não fiquem visíveis.

Terreno

Na maior parte dos casos em que é preciso representar o terreno no qual o projeto será construído ele não é completamente plano e por isso é importante representar as suas curvas de nível que são diferentes em alturas. Dentre as opções estão usar EVA ou isopor que são mais fáceis de manipular e recortar, também é possível usar papel Paraná. Fique atento ao fato de que a escola usada é essencial para que a espessura da camada do material utilizado faça a representação real do projeto. 

Posts Relacionados

Depois de saber mais sobre maquetes, conheça alguns programas para arquitetura e como usá-los. Se você tem interesse por arquitetura de casas, seja por trabalhar na área ou mesmo por curiosidade, aqui você encontrar diversas informações, incluindo dicas de programa para fazer plantas de casa.


Categoria(s) do artigo:
Casas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • adorei esse site
    vcs podiam criar outro com
    apenas imagens de maquetes

    biatriz dos santos 14 de abril de 2010 15:52
  • Amei as casas que vocês fizeram

    jenny 6 de maio de 2010 15:41
  • Que lindo as maquetes

    jenny 6 de maio de 2010 15:43
  • meus parabéns pelo seu trabalho,( formidável ), espero também um dia chegar lá, eu só faço de palitos de picolé mais já é alguma coisa um abç, e bom trabalho…

    carlos soares 18 de maio de 2010 16:06
  • Que maravilha estas maquetes.

    monica almeida 12 de abril de 2011 15:50
  • adoroooooooooooooooo

    nathaliaoliveira 12 de abril de 2011 15:58
  • adorei estas maquetes

    nathaliaoliveira 12 de abril de 2011 15:59
  • eu queria desenho i ñ maquete como vai desenha as maquetes pra construir uma casa tenki dar ideia doooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    leticia 3 de maio de 2011 19:06
  • como montar uma boa maquete?
    onde encontro os materiais necessarios? para fazer este tipo de serviços?
    Qual a rentabilidade desses trabalhos?

    ronnie silva 19 de maio de 2011 19:50
  • odorei as maquetes ficou lindoooooooooooo

    ana paula 15 de agosto de 2011 14:17
  • Como eu poderia adquirir casas em miniaturas ou mesmo as peças separadas?
    Achei fascinante essas miniaturas.

    Menezes

    Antonio Carlos de Menezes 9 de novembro de 2011 15:52
  • muito legal suas maquetes tambem faço maquetes de casa so que e de papelao

    david rodrigues 11 de fevereiro de 2012 12:26
  • Parabéns pelo trabalho !
    As maquetes são atraentes…
    E pode ser cada vez mais criativa pelas possibilidade .

    gostei muito!!!!

    Raquel Carvalho 29 de março de 2012 15:12
  • amei,amei,amei muito bom vcs podiam fazer so de maquetes faceis !!!!!!!!!!!!!

    gabibella 10 de abril de 2012 14:25
  • muitov le gal essas maquetes ostei e aprove3i le hal

    itamar 17 de maio de 2012 17:41
  • ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    gabriela 2 de outubro de 2012 14:19
  • Eu gostei bastante de tudo muito legal

    Kindele 5 de setembro de 2014 1:32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *