Casas de Madeira Pré-Fabricadas

As casas de madeira pré-fabricadas não são muito populares ainda no Brasil, enquanto nos Estados Unidos é um tipo de construção muito utilizado. Ela é bem simples e deve ser colocada em um terreno compacto e plano, sendo que toda fundação está diretamente ligada as colunas e sua própria estrutura. Mal comparando é como se fosse uma caixa que se coloca em uma superfície plana, sem precisar de nenhum tipo de apoio, pois ela se sustenta na sua própria forma.

As janelas das casas de madeira pré-fabricadas são feitas em metalon, as portas também são em madeira, e fechaduras e dobradiças são exatamente iguais as das casas comuns.

Já a parte de instalação sanitária e a outra parte, elétrica, é instalada embutida no projeto. Sendo que todos os registros, por lei, devem ser cromados. Vale ressaltar, que a construção de uma casa de madeira pré-fabricada, assim como a sua instalação respeita regras pré-determinadas.

Sobre o Terreno, Estrutura e Paredes da Construção

Para receber uma casa de madeira pré-fabricada é necessário que o terreno seja nivelado e compactado previamente. Além disso, exige-se um mínimo de terreno em torno dessa construção, que é de 1,00 metros ou um pouco mais. Além disso, antes da casa ser instalada, toda parte elétrica, esgoto e água devem estar preparadas para receber o imóvel.

Falando da estrutura da casa de madeira pré-fabricada, ela será reforçada por uma parte de concreto localizada nas colunas, essa parte é trabalhada afim de ajustar e deixar o imóvel exatamente no lugar e sem nenhum desnível.

A casa é toda de madeira, incluindo as paredes e a montagem é feita em etapas, usando placas de módulo. A montagem é feita no sentido horizontal quando vão se encaixando os pilares da estrutura.

Na hora de se escolher o forro da casa, também é possível escolher OSB ou PVC, caso não se queira usar a madeira de novo. A madeira do forro usada na casa de madeira pré-fabricada é na tipologia lambri e a fixação em qualquer um dos casos é feita com caibros ou sob as ripas.

Por Que Escolher Uma Casa Pré-Fabricada de Madeira?

O preço de uma casa pré-fabricada de madeira não é tão inferior quanto a pré-fabricada de concreto, essa sim, representa uma grande economia, mesmo assim, ainda é mais barata do que uma construção “normal”.

O preço de uma casa de madeira pré-fabricada varia por inúmeros motivos, o mais óbvio deles, o tamanho da construção. Uma casa pode chegar a custar 150 mil reais, mas também pode ser comprada, quando pequena por 30 mil reais. Porém, são preços que sofrem uma grande variação, dependendo também, do lugar que essa casa está sendo comprada.

Algumas das vantagens apontadas pela escolha da casa de madeira pré-fabricada são:

  • É mais simples de controlar cada um dos aspectos da construção.
  • Diferente de uma construção normal, as condições atmosféricas não afetam o andamento da obra.
  • Todos os funcionários responsáveis pela montagem da casa trabalham para a mesma empresa e entendem exatamente como funciona para instalar, gerando menos problema do que em uma obra.
  • Todo o material usado é especial e está preparado para sofrer com o mau tempo.
  • Você pula a parte de ter que fazer orçamento de materiais de construção.
  • Existe uma equipe especializada para controlar todo o processo de montagem.
  • O orçamento inicial não sofrerá nenhum tipo de imprevisto, o que é muito normal em obras comuns.

Características das Casas de Madeira Pré-Fabricadas

As casas de madeira pré-fabricadas não ficam devendo nada para uma construção normal. A cozinha tem toda a estrutura necessária, os quartos e salas são confortáveis, banheiro, até mesmo se quiser uma banheira de hidromassagem é possível fazer a instalação.

Além disso, a casa não precisa ficar igual, sem graça, dá para caprichar na parte externa, com os mais diversos acabamentos, como pedra, granito, vinyl, entre outros.

Além da madeira, as casas pré-fabricadas também são encontradas em outros materiais: tijolo e concreto e existem aquelas que são feitas com a mistura dos três materiais.

Uma das coisas mais apontada pelas pessoas de vantagem, em relação a esse tipo de casa é a rapidez da construção. Porém, todo cuidado é pouco na hora de escolher a empresa. Veja o que é necessário ficar de olho:

  • Comece fazendo uma pesquisa na internet com o nome da empresa. Normalmente, aquelas com muitas reclamações aparecem logo em sites de consumidores insatisfeitos.
  • Depois pesquise sobre a empresa, veja se não existe pendências dela no PROCON e ou na Junta Comercial e cartórios.
  • Veja quanto tempo existe essa empresa.
  • Procure clientes antigos da empresa, peça para ela mesma possibilitar esses contatos, mostrar trabalhos que eles já realizaram.
  • É muito importante avaliar a idoneidade da empresa, se ela cumpre com o prazo de entrega e que prazo é esse que ela está te pedindo, ela deve cumprir com tudo que está no memorial descritivo, exija a supervisão técnica da montagem, o quanto são profissionais os montadores, assim como é necessário ter garantia da qualidade dos produtos.
  • O ideal é visitar uma casa pronta que já tenha sido entregue.
  • Algumas empresas podem oferecer somente o kit e a montagem deverá ficar por sua conta, procure saber sobre isso antes de fechar o contrato.
  • É importante saber se a empresa será a responsável pelos funcionários e isso deve ficar claro no contrato.
  • Verifique o preço, faça orçamentos, exija tudo em detalhes.
  • A empresa tem que dar os 5 anos de garantia.

Antes de fechar o contrato com a empresa que irá lhe fornecer a casa de madeira pré-fabricada é importante pedir o conselho de um engenheiro ou arquiteto sobre a obra. Assim como é aconselhável que um advogado confira o contrato. Somente a palavra do vendedor não serve, ele pode falar o que quiser para convencê-lo a comprar, mas se nada daquilo estiver em contrato, não tem o que questionar depois.

Como se trata de um serviço muito especializado esse da compra e instalação de uma casa de madeira pré-fabricada é necessário que você tenha certeza o que está pagando e detalhadamente cada um dos serviços oferecidos. Principalmente, no que diz respeito aos materiais e a montagem.

Posts Relacionados

Depois de saber sobre as casas, saiba mais sobre os chalés de madeira, que são muito bonitos e aconchegantes. Aproveite para conferir as nossas dicas de como limpar pisos de taco de madeira e deixe-os sempre brilhando e aprenda como revestir parede de madeira para dar um toque especial e compor a decoração.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Casas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostaria de receber informações por imail sobre modelos preços e condições de casas com um quarto grande, sala e cozinha.obrigada.

    MARIA ELENA RIBAS ROSSI 16 de dezembro de 2013 18:32
  • Solicito por gentileza enviar-me informações por e-mail a respeito de preços e condições de pagamento de casa com 81 m2, sendo 4 quartos, 1 sala ampla, 2 banheiros, 1 cozinha.
    E se antendem na região do entorno.

    AGOSTINHO JOAQUIM DE QUEIROGA 16 de março de 2014 10:38
  • Gostaria de saber o preco de uma casa com dois quartos varanda sala e cozinha e banheiro. Estilo a primeira desse anunsil. Obj.

    jeane cleide 20 de março de 2014 18:10
  • Gostaria de saber o preco de uma casa com dois quartos varanda sala e cozinha e banheiro. Estilo a primeira desse anunsil. Obj. O terreno e 12/ 30 m.

    jeane cleide 20 de março de 2014 18:12
  • gostaria urgente de uma casa pre fabricada com 85m2 para construção imediata!

    sergio rego 22 de março de 2014 10:03
  • gostaria de receber informações por e-mail sobre modelos preços e condições de casas com dois quarto grande, sala e cozinha.obrigado
    .

    pedro 8 de abril de 2014 7:17
  • Bom dia

    Gostaria de receber por e-mail mais iformaçoes a respeito dessas construçoes, estarei iniciando meu projeto em breve e tenho muito interesse em saber o valor médio de uma casa completa de 03 quartos toda em madeiral

    No Aguardo

    Obrigado

    Rodrigo

    Rodrigo 10 de abril de 2014 10:26
  • Solicito informar o preço para uma casa com 2 quartos, 1 banheiro, 1 sala, 1 cozinha e 1 varanda, mais ou menos 60 metros quadrados

    José Roberto de Lima 10 de abril de 2014 19:19
  • Bom dia

    Estive vendo umas fotos no blog gostaria de saber quanto sai um Chalé pré-fabricado com garagem.

    Aguardo retorno

    edmundo 25 de abril de 2014 0:55
  • gostaria de saber quanto fica o preço de uma casa igual essa do anuncio cujo numero 15 com varanda?com 2 e tres quarto.me mande o orçamento por favor grato!

    roberto 31 de agosto de 2014 20:13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *