Varanda Integrada à Casa

Estilos diferentes de imóveis sempre existiu desde que a arquitetura invadiu as cidades e isso também será algo que sempre existirá. Com o tempo claro que algumas mudanças acontecem e as construções vão se modernizando. Com a popularização dos apartamentos, fez-se necessário algumas adaptações de espaço para que os moradores destes ambientes se sentissem muito à vontade e jamais achassem-se presos como passarinhos em gaiolas.

Sentindo a necessidade de ampliar o ambiente, as varandas integradas passaram a fazer parte tanto das casas, mas mais ainda dos apartamentos mais modernos. Pouco se sabe sobre esses ambientes e por esse motivo, a decoração acaba não sendo tão eficiente. Vamos conhecer alguns detalhes sobre varandas integradas e como elas podem ser importantes para qualquer casa.

Varanda Integrada à Casa

Varanda Integrada à Casa

Tendência e Funcionalidade

Sempre que uma tendência é jogada no mercado, diversas possibilidades vão surgindo e no final das contas, o ambiente primeiro torna-se algo totalmente diferente. Claro que decoração vai depender diretamente da personalidade dos moradores de um ambiente, mas algumas características fazem com que as varandas integradas façam parte  da tendência lançada.

No caso dessa parte da sua casa ou do seu apartamento, você deve partir do princípio que ela deve ser algo funcional e que leve aconchego e conforto para os moradores da sua casa. A varanda integrada não deve ser pensada como um ambiente que ficará apenas como enfeite ou será utilizado somente quando você tiver visitas em casa.

As varandas integradas estão ligadas na maioria com as salas, mas podem também ser integradas à outros ambientes então, com certeza você e seus familiares circularão mais por ela. Por esse motivo a ideia de funcionalidade para o ambiente.

Tendência e Funcionalidade

Tendência e Funcionalidade

O Que Colocar Nas Varandas Integradas

Afinal de contas será uma varanda com uma sala ou uma sala com uma varanda? Saber exatamente a resposta para esta pergunta vai definir com mais certeza o tipo de mobília que você vai utilizar para decorar o seu ambiente. Você vai ter um espaço para se divertir e ao mesmo tempo relaxar, então aquelas cadeiras típicas de varanda não devem ser prioridade a não ser que você tenha uma segunda sala onde possa comportar um belo jogo de poltronas acolchoadas.

Abuse dos tapetes, dos quadros, plantas e o que você puder utilizar para destacar o ambiente e deixá-lo o mais familiar possível.

Iluminação

Este detalhe é de extrema importância porque a falta de iluminação ou luzes em excesso, vai deixar as suas varandas integradas bem desconfortáveis, assim como o ambiente completo. Então veja quanto de iluminação natural você tem, durante o dia e também durante a noite. Observe a iluminação artificial que vem de fora e como você pode compor com a sua iluminação para que você tenha um ambiente claro, mas se nada exagerado.

Ao escolher a iluminação, lembre-se também de todo o ambiente que o cerca. Luzes fortes demais, coloridas demais ou com outra característica que possa chamar a atenção de moradores de outros apartamentos ou casas, pode gerar um desconforto no futuro para você e sua família.

Uma ideia maravilhosa para compor a iluminação das varandas integradas é você mesclar a luz natura, com uma luz artificial maior e central, adicionando em determinados pontos do seu ambiente, abajures ou lamparinas estilizadas que podem ser ligadas ou desligadas ocasionalmente apenas.

Cuidado com os espelhos. Sempre gostamos de usar espelhos em nossos ambientes e o excesso de espelhos nas suas varandas integradas pode refletir tanto desconforto de fora para dentro como também de dentro para fora da sua casa. O espelho colocado à favor da luz do sol também vai deixar o ambiente mais quente.

Espaço Aberto Ou Espaço Fechado?

Alguns apartamentos vêm com as varandas abertas, principalmente se estes apartamentos estão localizados na cobertura dos prédios. A maioria das varandas integradas sem cobertura são encontradas nas casa e saber qual a melhor opção para você faz uma diferença muito grande no uso do ambiente.

Se você mora em um local onde a frequência de chuva é grande, ou o sol é muito quente na maior parte do dia, ter uma varanda integrada sem cobertura não vai fazer deste ambiente muito funcional, já que afastará você e seus familiares desta área de convívio exatamente na maior parte do tempo. Neste caso feche o ambiente.

Quando falamos em varandas integradas fechadas, falamos também em ambiente com janelões ou telas e não somente o teto em si. Muitos casos de varandas integradas, principalmente em apartamentos localizados em andares mais altos, exige a colocação de janelões e/ou algum tipo de tela de proteção. Estes itens servem para evitar acidentes em lares onde tem crianças e também animais. Além de tudo, as janelas e telas também protegem da chuva e do sol, além de dar um pouco mais de privacidade para o ambiente.

Varanda Com Ou Sem Porta?

Talvez você ache que colocando uma porta ou qualquer outra divisória nas varandas elas deixarão de ser integradas. Isso depende muito da forma funcional como você colocará essa divisão de ambientes. Uma porta de vidro, por exemplo, com uma linda cortina para ornamentar o ambiente, vai apenas destacar cada um dos ambientes, mas deixará ainda a sua varanda de forma integrada com a sala ou outro cômodo da sua casa.

Além das portas de vidro, também vamos encontrar as portas tradicionais, de madeira ou outro material que também permitem que o ambiente tenha uma certa divisão, mas não perdendo jamais a ideia da varanda integrada. Se o seu espaço é pequeno, evite utilizar este artifício porque só vai reduzir ainda mais o espaço para circulação de pessoas.

Decoração De Sala Ou Decoração De Varanda?

Se você já conseguiu responder a pergunta que fizemos no tópico sobre o que colocar na sua varanda, com certeza estará mais direcionado nessa questão. Se você tem um outro ambiente e quer apenas fazer uma área de lazer com a varanda integrada com a sala, dê prioridade a decoração como se estivesse mobiliando uma imensa varanda mais estilizada. Agora se o seu ambiente será uma área comum para receber familiares e amigos, atente-se mais para o conforto do local.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Casas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *