Decoração Para Chalé: Dicas

Você sabe o que é um chalé? Aquelas casas charmosas, acolhedoras e simples. Essa construção não muito comum no Brasil é inspirada nas casas dos pastores que vivem nas montanhas da Suíça.

E se você imagina um chalé aquela casinha de madeira bem no meio do verde, com muitas belezas naturais e tranquilidade é isso mesmo. Essa construção no Brasil é muito comum em cidades que durante o inverno faz aquele friozinho gostoso, em áreas com muito verde.

Se você está pensando em adquirir um chalé ou se já tem um, veja como decorá-lo e deixá-lo ainda mais charmoso.

Dicas Para Deixar o seu Chalé Ainda Mais Charmoso

Entre as características de um chalé está o tamanho, normalmente, o espaço da construção é reduzida, além do que já foi dito, de ser adequado para lugares em meio ao verde. Outra característica importante que merece destaque para se pensar na decoração adequada é em relação ao material usado para a construção: são feitos de madeira.

Para fazer a decoração e deixá-lo charmoso é importante levar em consideração todos esses detalhes. Dessa forma você conseguirá criar um ambiente simples, aconchegante, harmonioso e perfeito para curtir um friozinho ou mesmo temperaturas mais quentes.

E não se esqueça de não só decorar o seu chalé por dentro, mas também pelo lado de fora. A área externa deve ser uma “extensão” do seu cantinho e por isso, seguir essa integração com a natureza, a ideia de charme e aconchego.

E pense como base para a decoração do seu chalé que sendo ele construído de madeira não tem muito o que pensar, o estilo perfeito é aquele rústico.

Decoração Para Chalé: Aposte na Simplicidade

O estilo rústico, como foi dito anteriormente, deve ser o eleito para decorar o seu chalé. Depois pense no clima que você quer criar dentro do seu chalé: agradável, despojado e simples. A combinação perfeita para o tipo de construção. E claro, não se esqueça de harmonizar com o seu jardim, a área externa é o cartão de visitas.

Para conseguir esse resultado aposte na decoração do seu chalé nos seguintes elementos: móveis de madeira de demolição, móveis antigos restaurados, prefira móveis com linhas simples, minimalista, brinque com a tonalidade da madeira, use a iluminação para dar mais charme, etc.

Outra regrinha bem importante, o que vale para todo o tipo de decoração, é que móveis e objetos de decoração sejam colocados de forma harmônica. Na decoração de chalé o exagero não é permitido, parta do princípio da simplicidade.

Falando dos móveis é importante ficar bem atento ao tamanho deles. Sendo um espaço pequeno o do chalé é importante não exagerar. Antes de comprar qualquer coisa, tire as medidas e só compre aquilo que cabe no ambiente que você tem. Móveis muito grandes fazem com que o ambiente perca o charme. Móvel grande demais pode acabar com a sua decoração.

Considere uma lareira na sala para os dias mais frios, além de charme ela fará um clima especial no seu ambiente. E uma boa dica é que ter uma lareira é bem mais barato do que você possa imaginar.

Decore o Chalé Aproveitando Cada Espaço

O chalé como já foi dito e´uma construção que normalmente é pequena e costuma ser a segunda casa da família para descanso ou para curtir as férias. Por isso, para desempenhar bem esse papel, a decoração deve levar em consideração além da beleza, do aconchego, a praticidade.

Você pode, por exemplo, unir a cozinha com a sala é sempre um bom modo de aproveitar o espaço, aproximar quem está no chalé e esse é sempre aquele truque para fazer parecer um ambiente maior do que ele é realmente.

A união da sala com a cozinha pode ser feita com uma bancada que ao mesmo tempo poderá fazer o papel de mesa.

No quarto coloque o que for essencial, mas capriche no conforto da cama, na comodidade das mesas de canto para colocar objetos, como um livro. E principalmente capriche nas cortinas, no tapete e nas almofadas. Esse cômodo tem que ser o mais confortável do chalé.

Dicas Para Deixar o seu Chalé com Estilo Rústico: Faça Você Mesmo

  1. O chalé é construído de madeira escura, para deixá-lo mais claro e confortável, use cores claras, elas iluminam, deixam um “ar aberto. Algumas cores são mais usadas do que outras por tradição, se quiser seguir o estilo, são elas: amarelo em várias tonalidades, o mesmo com laranja, azul, vermelho e verde. 
  2. Para deixar o seu chalé mais típico e aconchegante aposte em adesivos de parede nas bordas das paredes do chalé. Siga as instruções dadas pelo fabricante. É bem simples para aplicá-los. Dê preferência a motivos como flores e tudo ligado à temas naturais.
  3. Use cortinas ou persianas em todas as janelas do chalé. Você também poderá usar persinas com cortinas simples sobre elas. Além de deixar o ambiente mais charmoso, garantir a privacidade, ainda ajudam deixar que a luz do sol entre na medida certa no seu chalé.
  4. Use muitos tapetes pela casa toda. Os grandes servem não só para decorar a casa como para aquecer o ambiente.
  5. Aposte em estampas na decoração e vale misturá-las desde que as cores estejam em harmonia. Aposte principalmente nas florais e nas listras. Além disso, use o tecido para incrementar móveis, como revestir assento das cadeiras. E nos jogos de cama e de mesa. Selecione bem as estampas antes de comprar para evitar o excesso.
  6. Os móveis de madeira devem ganhar lugar de destaque na sua decoração, pelo menos um em cada cômodo. Destaque para as madeiras como pinheiro, carvalho, vale também móveis envelhecidos, com efeito pátina e madeira de demolição.
  7. Aposte em objetos de decoração interessantes para dar mais charme para os ambientes, como vasos, por exemplo.
  8. Não esqueça das paredes, elas ficam mais bonitas com quadros pendurados, vale também fotos de família. Dê preferência a quadros com molduras bacanas e que tenham a ver com o ambiente. Se você usar papel de parede combine com o tema do quadro, natural com quadros de temas naturais e mais.
  9. O chalé não pede peças combinando no mesmo ambiente, três vasos iguais, por exemplo, não é a melhor opção. Misture. A mistura das peças é que dará o charme que um chalé precisa. 

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *