?> Parque Nacional - Serra e Mapa | Imóveis Cultura Mix

Parque Nacional

Objetivo

O Parque Nacional que tem por objetivo a preservação do ecossistema natural, o que representa um fator de grande relevância para a preservação ecológica e da Natureza e Sua Beleza com a exuberância de sua flora e fauna. O Parque Nacional é geralmente de propriedade estatal, o que possibilita a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades educacionais, interpretação ambiental e de contatos com a natureza, através do turismo ecológico. No Brasil, existem, além do Parque Nacional, parques estaduais e parques municipais, criados dentro da mesma legislação que integrou o SNUC e os mesmos objetivos das casas ecologicas.

Lamentavelmente o nosso maior Parque Nacional que é a Floresta Amazônica, está sendo destruída diante dos olhares plácidos do governo que não se cansa de fazer discursos evasivos em favor da natureza, prometendo Soluções Inteligentesque ficam, cada vez mais, só no discurso. O Parque Nacional da Serra da Canastra ocupa parte dos territórios dos municípios de São Roque, Sacramento e Delfinópolis, em Minas Gerais, ocupando os maciços da Serra da Canastra e da Serra das Sete Voltas, com altitudes que vão de 900 até 1496m de altitude.

A Flora e a Fauna do Parque Nacional da Serra da Canastra

Entre um relevo acidentado, se produz uma paisagem única, com vistas panorâmicas e cachoeiras com mais de 100 metros de altura. A fauna típica da região é composta por espécies ameaçadas de extinção porisso e proibido a construção que qualquer tipos de casa de madeira ou casas pré fabricadas, como por exemplo, o Tamanduá Bandeira, o Lobo Guará, o Veado Campeiro, a Lontra e as fascinantes raridades, representadas pelo Tatu Canastra, o Pato Mergulhão e a Onça Parda. Nos campos serrados e matas ciliares, as estrelas são os Quatis, o Urubu Rei, o Jacu e o Canário da Terra, animais em extinção que se encontram protegidos no Parque Nacional por guardas florestais. A visitação ao parque não é proibida, mas existe uma regra para ver os animais: estar atento e em silêncio. A flora do Parque Nacional, em seus campos, se caracteriza por arvores de pequeno e médio porte. São mais de 6 mil espécies vegetais, 800 espécies de aves e mais ou menos 200 espécies de mamiferos. Existem ainda, áreas de vegetação rasteira, onde aparecem canteiros de flores coloridas que dão um visual deslumbrante ao meio ambiente do parque.

Prioridades

Além do Parque Nacional da Serra da Canastra, em Goiás, que conta com toda acessória tecnica existem outros como o Parque Nacional de Iguaçu, que protege as Cataratas e toda a flora e a fauna em torno da Represa de Itaipu, onde as especies vegetais e animais, são praticamente as mesmas do Parque Nacional da Serra da Canastra e a Proteção do Meio Ambiente também é prioridade, como o é o desenvolvimento de pesquisas e a proteção de animais em extinção, que estão sob a proteção e administração do IBAMA.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *