Conceitos
O conceito de imóvel rural é de uma área de terra formada por uma ou mais, pequenas áreas que podem ser contínuas ou confrontantes, mas que pertençam a uma mesma pessoa física ou jurídica, localizada na zona rural de um município e que estão sujeitas ao ITR. Isto é o que deve estar no Manual do Proprietário de imóveis rurais. Um imóvel que esteja no perímetro de uma área urbana, mas mesmo assim, seu proprietário pratique nele atividades rurais, não é considerado imóvel rural e fica sujeito ao pagamento do imposto correspondente ao urbanismo, que é o IPTU. Numa propriedade rural, existem algumas peculiaridades interessantes referentes às terras serem contínuas ou não. Por exemplo: uma fazenda cujas terras são cortadas por um rio, este fato, não descaracteriza a continuidade das terras, o mesmo acontece com uma fazenda, que por ventura, tenha uma estrada de passagem forçada de servidão, que é o direito de transito do proprietário de um imóvel rural que não tenha acesso à uma via pública e sem condições naturais de chegar a essa via pública.
Imóveis rurais e sua valorização
São vários os fatores que levam alguns imóveis rurais a alcançarem alta valorização em relação a outros imóveis. Talvez a sua localização possa ser o fator de maior influencia, pois quando um imóvel rural está nas proximidades de uma cidade, no limite de uma área urbana, a possibilidade de se tornar uma área urbana, em razão da sua proximidade, aumenta em muito o seu valor, por se tornarem alvo de Grandes Projetos da Construção Civil em virtude da expansão da população urbana que vem crescendo muito devido ao êxodo rural.
Outro fator de influencia nessa valorização é o fato de que está na moda, para as pessoas mais aquinhoadas, a aquisição de Espaços organizados em forma de pequenos sítios com Casas ideais e Modernas em um padrão campestre com bosques e Decoração de Jardins. Outro fator não menos importante é a fertilidade e a qualidade do solo para a agricultura e a pecuária. Ainda se pode enumerar como fator de valorização dos imóveis rurais nos dias de hoje, a grande procura que tem por parte de industriários e grandes comerciantes, que buscam esses imóveis para a aplicação de seus lucros, principalmente o setor calçadista, além dos políticos, que também investem nesse setor.
Bom negócio
Na verdade, o Mercado Imobiliário de imóveis nos dias de hoje, está muito envolvido com imóveis rurais, tanto para aqueles que desejam investir nos negócios da agropecuária, como os que usam a terra para multiplicar dinheiro, pois ninguém que venha a comprar uma propriedade rural fará um mau negócio. Quem faz um mau negócio é aquele que vende sua propriedade, embora alegue sempre ter feito um Negócio da China, a verdade é que dinheiro na mão é vendaval, geralmente some logo, é o Sonho de Conviver no Interior, está se apagando cada vez mais, principalmente pelo conforto das grandes cidades, onde tudo está ao alcance da mão.
vendo terreno 2 alqueires na castelo branco km 68