Para que se realize a fabricação, principalmente de móveis sob medida, existem diversos materiais que podem ser utilizados e devem ser escolhidos com toda a cautela conforme especificações de cada uma dos móveis bem como os ambientes onde eles irão ser utilizados, e por isso é preciso que se tenha um pouco de atenção neste sentido, confira a seguir alguns dos materiais principais utilizados para fabricar móveis em madeira.
O MDF
Poucos conhecem mas este material também se chama de MediumDensityFibreboard, e é o material mais utilizado por marcenarias na fabricação de móveis principalmente no exterior.
Este material é um composto de fibras de madeira de alta ou também de média densidade, levando em conta que quanto maior for a sua densidade mais resistente deverá ser o móvel.
Este tipo de material vem em uma composição de camadas externas o que permite aos criadores de móveis uma excelente uniformidade, dando uma ótima qualidade e um resultado final muito interessante nos acabamentos dos materiais.
Além disto, este material possui uma grande durabilidade contra cupins, humidade, trocas bruscas de temperatura e principalmente os períodos de montagem e desmontagem. É possível no mercado se encontrar os materiais de MDF que possam ser revestidos ou também laminados de fábrica compostos por lâminas naturais de madeira ou ainda os chamados melamínicos.
O MDF com Revestimentos
O MDF pode também ser composto de outros materiais como a chamada Melamina, apesar disto ele irá contar com uma estrutura de MDF convencional juntamente a fibras de madeira prensadas e de alta densidade, oferecendo como única diferença do mdf convencional os revestimentos que são feitos de películas decorativas que são impregnadas de resinas melamínicas e em vários tipos de padrões bem como efeitos diferenciados.
Desta forma é possível se contar com um material que seja diferenciado em uma superfície considerada totalmente fechada e livre de poros, o que oferece ao produto final um material muito resistente aos desgastes superficiais de utilização.
Este tipo de material possui uma grande qualidade, o que impede que exista o desenvolvimento de micro organismos, qualificada como um material considerado ideal para utilizar em ambientes que contem com uma alta esterilização. É um material totalmente resistente contra o calor e também a utilização de produtos químicos e abrasivos que são utilizados para limpezas mais pesadas, como por exemplo de materiais hospitalares.
Existem diversos padrões de cores disponíveis que podem ir desde a cor convencional até tons de vermelho, preto, azul e lilás.
Os Aglomerados
O aglomerado nada mais é do que uma composição existente de chapas de madeira aglomerada que são fabricadas através de partículas de madeira ou também de outros variados materiais como, por exemplo, aglutinados, estes que podem ser criados através de uma composição de resina e prensados seguidamente.
No processo de fabricação deste tipo de material são colocados uma série de produtos químicos para que se possa evitar o mofo, além do ataque de insetos bem como oferecer um produto que tenha uma resistência maior contra o fogo.
Apesar de ser considerado um material muito resistente ele não deverá ser utilizado em ambientes que sejam propícios a situações de umidade, ou seja, móveis utilizados deste material em banheiros e cozinhas devem ser evitados pois acontecerá um processo de esfarelamento.
O MDP
Esta é uma outra variação de aglomerados, que é chamado de Painel de Particulas de Média Densidade e nada mais é do que uma chapa que possui um baixo custo, que é muito parecido com o aglomerado, inclusive a fabricação do material acontece da mesma forma. Este tipo de material é criado através de pequenas partículas de madeira aglomerada entre si.
É importante salientar que não é aconselhável a utilização destes tipos de chapas para móveis onde exista a necessidade de ser realizados entalhes, ou seja, piques no material, relevos ou ainda cantos arredondados já que ele irá começar a se esfarelar.
Além disso não é também aconselhável que se utilize este tipo de material em ambientes que sejam mais úmidos. Este tipo de material é utilizado normalmente onde os clientes tenham interesse em ter uma maior economia.
Os Aglomerados Revestidos
Os aglomerados revestidos possuem os mesmos pontos de fabricação dos convencionais, criados de partículas de madeiras e também outros materiais, junto de uma resina e prensados.
Em todo o processo de fabricação deste tipo de material são colocados uma série de produtos químicos para que a madeira evite o mofo e a umidade, além de não se ter ataques de insetos e o móvel ainda possua uma grande resistência ao fogo. Em sua etapa final o material passa por um processo de inclusão de películas decorativas que são feitas com estas resinas com padrões de cores e efeitos bastante diferenciados que muitas vezes são escolhidos pelos clientes.
A Madeira de OSB
Este é um tipo de painel criado a partir de tiras de madeira, estas que são orientadas através de camadas perpendiculares, sendo assim unidas através de uma composição de resinas, gerando assim um produto final altamente resistente e de grande rigidez. É um material excelente para se utilizar em embalagens, construções e decorações.
Além disto, outra particularidade deste tipo de madeira é que ela é ecologicamente correta, além de durável podendo ficar em áreas externas junto da chuva e também umidade, além do vento e o calor. Tem uma grande capacidade de isolamento acústico, e ainda um preço muito atraente comparando com outros tipos de materiais. Não é um tipo de madeira que possui espaços vazios no seu interior, ela é consistente e um uniforme, por este motivo é algo muito durável.
A Madeira Maciça
É a mais nobre no desenvolvimento de móveis, estes que sempre são realizados com um planejamento ecológico, e sua utilização deve ser exclusivamente externa, onde deverá existir uma situação de umidade ou em algum local onde o móvel precise ter algumas tensões maiores. Quem tem interesse em ter móveis neste tipo de material, é recomendado que se utilize as madeiras curtidas já que elas poderão ter uma resistência maior contra a ação do tempo.