Você já pensou no por que das pessoas evitarem o amarelo ou laranja na cozinha? Ela incita a fome e por isso não é recomendada pelos decoradores. Você pode não saber, mas cada cor tem um significado especial para usar na decoração de interiores. É importante escolher os tons certos para ter o máximo de uma decoração de casa que se pode imaginar.
Verde
Associada com a própria vida, a cor verde representa novidade (e ingenuidade) e o nascimento. Tal como acontece com as árvores da floresta, o verde é a fotossíntese, o ato de transformar a luz em vida. Verde também tem uma natureza lunática divertida e é vista como falante e estimular a conversa. É uma boa pedida para ser usada em quartos de bebê quando ainda não se sabe o sexo ou quartos de menino, salas, jardins, varandas e casas de praia e campo. O verde na decoração é bastante usado por quem tem uma iluminação natural bacana como salas com janelões ou quartos, de adultos ou crianças.
Laranja
A laranja é o tom do aquecimento. É uma cor edificante, como na mais suave energia encontrada nos últimos raios de sol. Relaciona-se com o nosso ciclo de vida como a cor da queda, simbólica do fim da vida. Laranja, como a argila, tem um lado primitivo, para nos lembrar de nossos antepassados antediluvianos. É um tom bastante usado em quartos quando se quer deixar o ambiente mais divertido, mas ele tende a ficar bastante iluminado e por isso mais quente. O melhor é usar em ambientes abertos como terraços, espaços para festas e outros locais que tenham mesa e luz ambiente.
Azul
Estamos cercados por azul! Vivemos neste grande mar azul de mar e céu que nos cerca todos os dias. Quando associado com o líquido, o azul representa o suave bater das ondas ou o correr de um rio límpido ou lagoa. Como o ar que respiramos, o azul é fresco e vital, lembrando-nos a claridade de um dia ensolarado sob céus azuis.
O azul é um tom bem bacana para usar em salas amplas, sendo nas quatro ou apenas uma parede. Combina com diversos tons de moveis modernos e por isso é bacana de usar em diversos espaços. Em quartos masculinos é ótimo para dar um ar mais robustos, bem como neutralidade em quartos de casais. A cor também significa imperidade, pessoas astutas e por isso cai bem em salas de escritório ou quartos.
Branco
Considerada a melhor cor para usar na decoração, o branco cai bem com tudo e em qualquer ambiente, por isso não deixar margem para erros. O branco está no ar, como em marcha nas nuvens. Tem associações com movimentos suscitando o “celestial”. É uma cor pura como a neve, inocente em sua natureza última. O branco representa a limpeza e a ausência de dor e é tão acolhedora como um lençol de algodão branco puro para colocar nossos problemas e nossos corpos.
O branco cai bem quando usado em qualquer ambiente da casa. É o tom preferido pelos decoradores modernos porque combina bem com o preto, tom da moda para moveis. Pode ser usado em casas grandes e escritórios também, pois suscita também a seriedade. O branco cai bem em quartos de crianças com combinação com objetos divertidos, salas de estar, varandas e outros espaços.
Preto
Preto o tom “para sempre”. É uma cor sempre formal e por isso é muito usada em escritórios de profissões que inspiram seriedade como advocacia, contabilidade, dentre outros. É uma cor que pode inspirar medo através de sua associação com o nada e a terra, mas também pode ser calmante devido ao seu apelo sólido, ordenado e definido.
O preto combina bem em moveis, objetos decorativos e até paredes desde que seja usado em apenas um tom. Combina com moveis de metal muito bem e pode ser usado em cozinhas modernas, combinando muito bem com inox e outros itens.
Roxo
O tom roxo na decoração traz à mente a realeza e lembrança de antigas civilizaçõe. É a cor do Muse, de videntes e profetas. É clarividente e psíquica, teimoso e poderoso. No entanto, é também a cor da tristeza e paixão entrelaçadas, como no sentido cristão, com a morte e ressurreição. Cai bem em quartos e salas, mas não combina muito com cozinhas. É uma boa pedida para usar em banheiros.
Amarelo
O amarelo é associado com “poderes superiores”, de coisas maiores do que nós, meros seres humanos. Para os egípcios, o deus do sol Ra governou em seu tom amarelo intenso. Para os gregos antigos a carruagem de Apolo dourada brilhava através dos céus. Amarelo é o sol, como qualquer criança pode dizer, que se relaciona com o intelectualismo, o pensamento aleatório e felicidade inocente. Combina bem com quartos infantis, mas não cai bem para a cozinha porque dá fome e muita sede.
Vermelho
A cor vermelha chama fortes emoções, seja amor ou ódio. O vermelho é o árbitro de nossos sentimentos mais profundos. É o movimento dinâmico da chama e da cor do sangue que corre em nossas veias. É o tom de todas as coisas que significam muito para a própria vida. Cheio de ego e “internas” chamas, o vermelho é a força da vida. Combina muito bem em quartos de casais recém casados ou namorados pelo seu intenso calor. Combina com banheiros também em pequenos detalhes e salas em apenas uma parede.
Ouro
Há uma reverência do velho mundo e verdadeira profundidade da emoção sobre a cor do ouro. Com o ouro, que inerentemente se refere à riqueza, luxo e desejo, temos uma relação com satisfação e intimidade. O ouro é o anel de casamento, os laços que unem, é o amor ao longo da vida. É o melhor que temos a oferecer e, muitas vezes representa a nossa maior forma de decorar um ambiente. É uma boa pedida para usar em salas, quartos e corredores em objetos em uma decoração mais sóbria e antiga.
Rosa
Dependendo de sua força, o rosa pode nos fazer sentir jovem e com alegria viva ou suave e calmante.
É inocente e brincalhona e é frequentemente associada com o lado feminino, por isso é sempre usado em quartos de meninas.