Como Limpar o Chão de Madeira com Vinagre?

A manutenção da limpeza de um piso de madeira é algo bem delicado que demanda uma atenção especial para evitar riscos e manchas. Muitas pessoas são adeptas do uso de soluções de vinagre para essa limpeza, especialmente quando o piso é envernizado. Devemos ressaltar que esse método divide um pouco as opiniões e recomendamos que o vinagre seja sempre usado diluído em água para esse tipo de limpeza.

Além disso, se você nunca usou um método de limpeza de madeira com vinagre é interessante fazer um teste num cantinho discreto do piso. Aplique a solução nesse pedaço discreto e verifique como reage para saber se pode ou não usar no piso da sua casa, lembramos que cada piso tem suas próprias particularidades. Continue lendo e confira as técnicas de limpeza com vinagre.

Técnica 1 de Limpeza do Chão de Madeira Com Vinagre e Água

O primeiro passo dessa técnica consiste em varrer ou aspirar o piso para remover o ‘grosso’ da sujeira. Se houver poeira no piso quando for realizar a limpeza você pode acabar riscando a superfície. Para a remoção das partículas menores use um esfregão daqueles de esponja.

– Prepare a Solução

A solução consiste em 4 litros de água morna e 150 ml de vinagre branco. Quem deseja pode acrescentar duas ou três gotas de óleos essenciais. Essa é a solução para realizar a limpeza do seu piso de madeira.

– Dica de Frequência de Uso

A mistura é recomendada apenas uma limpeza eventual, mesmo sendo seguro usar vinagre em piso de madeira não é recomendado aplicar a solução todos os dias ou toda semana. Outra dica é substituir o vinagre branco por 60 ml de vinagre de cidra de maçã.

– A Limpeza

A solução de água e vinagre deverá ser aplicada no chão com um esfregão de esponja. Mergulhe o esfregão no balde da solução e antes de passa-lo no piso dê uma leve balançada para evitar o excesso. Na sequência passe o esfregão no piso tendo cuidado de cobrir completamente o piso com a solução.

Para facilitar o processo de aplicação da mistura você pode colocar a solução numa garrafa spray (500 ml de água morna e 15 ml de vinagre branco) e ir borrifando no chão conforme vai passando o esfregão. Quem tiver a chamada vassoura mágica (esfregão com spray) pode usar a mesma proporção acima.

– Não Encharque o Piso

Tenha cuidado com a quantidade de solução de vinagre que você irá usar para essa limpeza. O esfregão não pode estar encharcado para não causar danos ao piso de madeira. Quando terminar a limpeza tenha cuidado para que não fiquem vestígios de vinagre ou água.

Se possível evite usar esfregões de algodão, pois eles absorvem bastante água e isso pode fazer com que o esfregão vire quase um tipo de esponja. Deixe as portas e janelas abertas para que a secagem seja acelerada e não permita que pisem na madeira até que tenha secado completamente.

Limpeza do Chão de Madeira Com Vinagre e Água

Limpeza do Chão de Madeira Com Vinagre e Água

Técnica 2 de Limpeza Com Vinagre (Removendo Sujeiras Grudentas)

Para limpar aquelas sujeiras mais grudentas recomendamos borrifar sobre a área a solução de vinagre e água. Com uma esponja esfregue a área, é importante usar o lado menos abrasivo da esponja para essa tarefa. Enxague a área com água morna e use um pano seco para remover a umidade.

Técnica 3 de Limpeza Com Vinagre (Esfregão a Vapor)

Outra possibilidade é usar a solução de vinagre com um esfregão a vapor. Adicione 500 ml de água destilada para cada 15 ml de vinagre branco. Uma forma de evitar a umidade do piso é ativar a função de vapor do esfregão com frequência. Antes de ativar o vapor indicamos que você levante o esfregão do chão, dessa forma o pano entrará em contato com o piso somente quando ficar levemente umedecido. Após esse procedimento use um pano seco para secar a madeira.

Esfregão a Vapor

Esfregão a Vapor

Técnica 4 de Limpeza Com Vinagre e Óleo

Numa garrafa spray você deverá misturar 500 ml de óleo vegetal e 500 ml de vinagre branco. Sacuda bastante para que fique bem misturado. Com a garrafa borrife numa área pequeno do piso de maneira que fique coberta por uma camada fina de solução. Usando um pano esfregue bem.

Após ter esfregado use outro pano (que deve estar seco) para remover a umidade, realize movimentos circulares. Continue com essa técnica até estar com toda a área limpa. Você pode também usar um esfregão limpo para esfregar completamente o piso. Sempre que for limpar o piso de madeira você deverá refazer a mistura, o óleo fica rançoso se for guardado.

Técnica 4 de Limpeza Com Vinagre (Para Polir o Piso)

Limpeza Com Vinagre

Limpeza Com Vinagre

Para polir o piso de madeira você deverá misturar 1,2 litros de água quente com 80 ml de vinagre branco e 120 ml de azeite. Quem desejar poderá adicionar também gotas de óleos essenciais. A solução pode usar usada para o polimento do piso, para isso use um esfregão úmido ou então limpe se ajoelhando no piso. Passe um pano limpo. Por fim seque o piso com um pano seco, realize movimentos circulares.

Dica Bônus: Como Fazer Vinagre de Laranja

Para fazer vinagre de laranja você deverá colocar cascas de laranja preenchendo um terço de uma jarra de vidro ou então encher a jarra completamente com cascas frescas. Em seguida despeje vinagre branco deixando apenas 3 cm da jarra vazia, use uma tampa de plástico para tampar a jarra e deixe descansando sem mexer por duas semanas.

Após esse período retire as cascas e armazene o vinagre num recipiente limpo. Esse vinagre de laranja pode ser usado para a limpeza do piso de madeira numa proporção de 120 ml desse vinagre para oito litros de água.

Dica Bônus: Mistura de Vinagre e Sabão

Para essa mistura você precisará de 30 ml de vinagre branco, 30 ml de sabão de castelã e 4 litros de água morna. Você poderá adicionar ainda 15 gotas de óleos essenciais. Use essa solução com água quente e não esqueça de passar um pano seco para remover o excesso. Não deixe soluções com vinagre no piso, sempre use um pano seco para remover a umidade.

Gostou dessas dicas de como limpar piso de madeira com vinagre? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *