Como Fazer Lavagem a Seco no Tapete?

Tapetes além de deixar a decoração mais elegante também adicionam conforto dando um toque macio para quem gosta de caminhar descalço pela casa. Porém, para que continuem bonitos e agradáveis é bem importante manter os tapetes limpos. Especialmente para quem é alérgico se mostra prioritário conservar o tapete livre de poeira. Uma forma de limpar os tapetes conservando-os em médio e longo prazo é através da lavagem a seco.

Trata-se de um método mais seguro para preservar esses itens, quem fez um grande investimento no acessório sabe que é essencial evitar acidentes. A seguir vamos te ensinar como fazer a lavagem a seco e também como limpar tapetes com outros métodos em situações específicas.

Como Fazer Lavagem a Seco no Tapete

Para quem está diante do dilema de como limpar seus tapetes de maneira mais eficiente e preservando as peças em longo prazo vamos ensinar como fazer a limpeza a seco. É importante dizer que a lavagem a seco de que estamos falando não é um serviço terceirizado e sim uma limpeza que você pode fazer com uma receita caseira. Ressaltamos que alguns tapetes são feitos de materiais que não podem ser colocados na máquina de lavar.

Para essa receita você precisará de amido de milho e bicarbonato de sódio. Os dois ingredientes deverão ser misturados em porções iguais e na sequência aplicados sobre o tapete todo. Deixe a mistura agir por alguns minutos para poder ver o efeito da limpeza. Os dois produtos em conjunto tornam-se poderosos absorventes de sujeiras que estão entranhadas nas fibras.

Lavagem a Seco no Tapete

Lavagem a Seco no Tapete

Tendo esperado o tempo de ação e aplicação da mistura aguarde para limpar com o aspirador de pó. Além de ser uma receita fácil de fazer é também bem barata cabendo no seu orçamento.

Dica de Receita Caseira Para Lavagem a Seco de Tapetes e Carpetes

Confira a seguir uma dica de receita caseira de como fazer uma eficiente lavagem a seco dos seus tapetes e carpetes removendo manchas. Para isso você precisará de duas xícaras de bicarbonato de sódio, um pote de condimentos vazio (tipo esses que são usados para armazenar pimenta, por exemplo) e entre 10 e 20 gotas de um óleo essencial de sua preferência.

Comece enchendo o potinho com o bicarbonato, prossiga pingando as gotas de óleo essencial e com um utensílio de cozinha mexa para que fique bem misturado. Você deverá mexer até que o odor do óleo se torne uniforme. O seu produto de lavagem a seco está pronto para ser usado.

Jogue um pouco da mistura sobre a área que deseja limpar e aguarde o tempo de ação de 15 minutos, tempo que levará para absorver o odor. Com um aspirador de pó retire o bicarbonato do tapete. Lembre-se de etiquetar o potinho em que fez a mistura para não acabar usando de tempero na salada.

Como Limpar Xixi de Cachorro do Tapete

Sabe quando seu cachorro esquece temporariamente o lugar certo de fazer xixi e acaba ‘batizando’ o seu tapete preferido? Numa situação como essa você pode contar com uma receita especial para remover a mancha e o mau odor do tapete. Para conseguir uma limpeza eficiente você precisa de vinagre branco, pulverizador e papel absorvente.

Faça várias camadas de papel absorvente sobre a poça de xixi até que boa parte da urina seja absorvida. Em seguida você deverá borrifar vinagre branco (sem diluir) na área comprometida. O papel desse ingrediente é neutralizar a acidez da urina removendo germes e os maus odores.

Como Limpar Tapetes Felpudos Com Amaciante

Limpar Tapetes Felpudos Com Amaciante

Limpar Tapetes Felpudos Com Amaciante

O amaciante é um ótimo aliado para a limpeza de tapetes felpudos, esse ingrediente ajuda a deixar com um cheirinho gostoso. Basicamente você precisará de amaciante de roupas (o que você costuma usar), detergente neutro e água. Os três ingredientes devem ser bem misturados chegando a uma textura bem aquosa que deverá ser usada para umedecer o tapete. Usando uma escova macia penteie os pelos do tapete, termine a limpeza passando um pano úmido. Aguarde secar.

Limpando Tapetes e Carpetes Com Vinagre

Vinagre é um ingrediente ótimo para te ajudar a fazer uma limpeza completa e eficiente de carpetes e tapetes. Além de ser um ótimo higienizador também elimina totalmente os germes que podem ficar entranhados em tapetes e carpetes. É perfeito para eliminar manchas e maus odores de tapetes da cozinha, por exemplo.

Para essa receita você precisará de vinagre branco, água morna e detergente neutro. O detergente deverá ser diluído num balde de água morna, adicione em seguida três xícaras de vinagre. Essa mistura deverá ser aplicada sobre a parte que está suja, esfregue bem, mas delicadeza para que a mistura penetre nas tramas do tapete ou carpete. Use um pano úmido para limpar a mistura sobre o tecido e aguarde secar.

Como Limpar Tapetes Com Bicarbonato de Sódio

Limpar Tapetes Com Bicarbonato de Sódio

Limpar Tapetes Com Bicarbonato de Sódio

Seus tapetes são mais antigos? Então é provável que você já tenha tido problemas com maus odores em decorrência do acúmulo de sujeira e resíduos que se impregnam nas fibras. Para fazer uma limpeza mais eficiente você deverá fazer uma mistura de bicarbonato de sódio e um ingrediente seco que tenha um aroma agradável para você.

Os dois ingredientes deverão ser misturados e aplicados sobre o tapete. Na sequência aguarde o tempo de ação de meia hora e aspire. O mais legal essa receita é que além de limpar o tapete vai deixa-lo com um aroma mais agradável. Tapetes cheirosos contribuem para que os ambientes fiquem mais aconchegantes.

Dica de Receita Caseira Para Limpeza de Mancha de Tapete

Vamos fechar a lista com uma receita caseira eficiente feita a partir de uma combinação de bicarbonato de sódio e água oxigenada. Os dois ingredientes devem ser misturados até que deem origem a uma solução efervescente. Nesse momento aplique sobre a área com mancha do seu tapete. Deve agir por alguns minutos.

Em seguida basta remover a mistura usando um papel que seja branco, esteja seco e sem tinta. Você pode usar um pano de prato simples se desejar. Depois de remover essa mistura você perceberá que a mancha foi eliminada.

Gostou dessas dicas de como limpar seus tapetes? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *