Como Limpar Cadeira de Tecido de Linho?

Você tem cadeiras de tecido em sua casa? Sabe como limpá-las sem danificar o móvel? Esse conhecimento é importante para evitar estragos nesses itens devido à aplicação de produtos inadequados. Há tecidos que demandam o uso de produtos especiais e alguns que apresentam reações adversas ao uso de determinadas substâncias.

A seguir daremos dicas de como fazer essa limpeza com segurança sem danificar o móvel, em especial as cadeiras de tecido de linho. Então vamos começar a fazer a manutenção assertiva das suas cadeiras?

Cadeira de Tecido: Saiba Como Limpar

O tipo de tecido de que a cadeira é feita é determinante para o tipo de limpeza que deverá ser realizada. Tecidos em veludo devem ser limpos com uma escova previamente umedecida em álcool, nunca se deve usar sabão e água para essa limpeza. Já móveis cuja parte de tecido é de linho, algodão ou outras fibras demandam uma limpeza apenas com sabão e água. Não pode usar produtos químicos para limpar fibras.

Isso pode tornar a cadeira inutilizada. Produtos químicos que não tiverem compatibilidade com o tecido específico do móvel em questão podem causar corrosão. Quando estiver realizando a limpeza da sua cadeira de tecido de linho ou algodão é fundamental evitar o excesso de água. Muita água nessa superfície pode fazer com que o tecido fique manchado e inclusive encolha.

Melhores Dicas Para Limpeza de Cadeiras de Tecido

A seguir listamos as melhores dicas de limpeza para cadeiras de tecido, afinal você já sabe o que não deve fazer, chegou a hora de saber o que fazer.

– W ou X?

W e X são os símbolos que identificam os tipos de lavagem pela qual o tecido da cadeira deve passar, procure essa especificação nas etiquetas do fabricante. O símbolo W indica que o tecido pode passar por limpeza úmida, isto é, com um pouco de água e produtos para estofados. O símbolo X por sua vez indica que o tecido em questão é mais delicado devendo ser lavado a seco ou somente aspirado.

– Limpeza a Seco Com Bicarbonato

Limpeza a Seco Com Bicarbonato

Limpeza a Seco Com Bicarbonato

Se o tecido das suas cadeiras somente pode ser limpo a seco indicamos o uso de bicarbonato de sódio. Para isso aplique o produto sobre o estofado e aguarde o tempo de ação de algumas horas. Depois dessas horas remova o bicarbonato com o aspirador de pó ou se preferir use uma escova com cerdas macias.

No caso de ter uma mancha persistente no tecido da cadeira recomendamos a mistura de um pouco de bicarbonato e vinagre ou então a mistura de suco de limão e bicarbonato. Misture os ingredientes até que chegue a textura de pasta, aplique sobre a mancha e deixe agir por somente alguns minutos. Usando um pano seco remova a pasta do tecido.

– Sal Ajuda na Limpeza

Para quem tem cadeiras de linho ou outros tecidos que permitem a realização de uma limpeza úmida indicamos a mistura de água com sal. Esse ingrediente é um dos melhores e mais potentes para limpeza de manchas. Além disso, também funciona como desinfetante dos tecidos sem levar a nenhuma reação que altere a composição dos mesmos.

Os estofados das suas cadeiras estão um pouco amarelados ou com uma cor escurecida? Nesse caso a dica é usar uma mistura de vinagre e sal ou então suco de limão e sal. Misture até que fique com aspecto de pasta e aplique no local. Deixe agir por alguns minutos e então remova com um pano seco.

– Receita Caseira Para Limpeza de Estofados de Linho

Estofados de Linho

Estofados de Linho

Confira uma receita caseira para limpar corretamente estofados de linho, é válido para móveis como cadeiras e também sofás.

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 1 xícara de álcool 99%
  • 1 xícara de vinagre branco
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres de amaciante de roupas (marca a sua escolha)

Como Fazer

Misture todos os ingredientes num balde, é importante que todos eles sejam incolores para não ter o risco de deixar manchas no tecido. Quem desejar uma limpeza ‘turbinada’ pode substituir a água normal por água gaseificada. A mistura deverá então ser colocada num borrifador. Aplique no sofá e usando uma escova de cerdas macias esfregue, siga o sentido das fibras do tecido.

Se as almofadas forem costuradas no móvel é importante fazer uma limpeza bem criteriosa de todos os espaços que possam ser alcançados. Na sequência use um pano seco e firme para esfregar todas as áreas do sofá. Você deverá remover o que sobrar da sujeira e secar as áreas em que o líquido usado possa estar concentrado. Se sentir que algumas áreas continuam muito úmidas após terminar a aplicação use o aspirador de pó ou secador de cabelo para resolver.

Dica

Se o tecido em questão for napa, courinho ou couro você pode usar uma solução de sabão neutro e água ou então de detergente e água. Aplique com um pano grosso.

– Saiba Como Usar Corretamente os Líquidos

Talvez você já tenha ouvido falar sobre alguns truques de limpeza de estofados, como usar água com gás, leite ou soda. Quando esses produtos são usados corretamente podem dar bons resultados, no entanto, é fundamental saber o que está fazendo ao manipular esses ingredientes para esse tipo de limpeza.

Tanto a água gaseificada como a soda podem ser usadas em tecidos felpudos por criar efervescência removendo assim a sujeira. O leite funciona como um removedor de manchas, para aplica-lo é necessário fervê-lo. Quando o leite está fervido libera enzimas que atuam diretamente nas manchas. Aguarde agindo por alguns minutos e na sequência enxágue com água.

Esses líquidos não podem ser usados em tecidos de lavagem a seco, nenhum líquido pode ser usado nesse tipo de material. Mais uma vez ressaltamos a importância de ler com atenção as especificações de cada móvel com tecido antes de iniciar a limpeza. Para diminuir a necessidade de limpeza desses estofados você pode adotar o uso de uma capa ou manta para cobrir a área.

Gostou dessas dicas de como limpar cadeira de linho e de outros materiais? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *