Vantagens de Morar em Um Imóvel Compacto

Parece que cada vez mais os imóveis estão ficando compactos, quanto mais se expande o mercado imobiliário menores ficam os ambientes. Os chamados imóveis compactos oferecem um certo conforto para os moradores, mas com um espaço reduzido. A ideia geral é saber como aproveitar da melhor forma o espaço.

Hoje em dia o mercado imobiliário valoriza e muito esse tipo de imóvel. Se você pensa que existem apenas desvantagens em morar num imóvel com um espaço reduzido saiba que podem existir também inúmeras vantagens. No texto a seguir procuramos apontar todos os benefícios dos apartamentos compactos.

Tendência Moderna

Os imóveis compactos são uma tendência das principais capitais do mundo como Nova York, Rio de Janeiro, Londres e Pequim. O que se observa é que as pessoas tem buscado morar em imóveis compactos por questões de conveniência, necessidade ou mesmo por uma escolha pessoal (bem comum entre aqueles que moram sozinhos).

Como as grandes cidades têm cada vez menos espaço para novos prédios e casas pode ser difícil encontrar um bom imóvel que fuja do tamanho compacto. As opções de imóveis estão mais variadas o que permite um pouco mais de critério para fazer a sua escolha, afinal escolher um lugar para se estabelecer e morar é algo que merece toda a atenção e cuidado.

As Vantagens

Valor do Imóvel e Contas (Água e Luz)

Uma das principais vantagens de se morar num imóvel compacto é a redução do valor do mesmo. Pelo fato de ter a metragem reduzida o imóvel tem um valor menor e pode ser uma excelente escolha para quem é solteiro, para estudantes e até mesmo para casais recém-casados que ainda não tem filhos.

Além disso, é possível comprar um imóvel num bairro ou região mais nobre e com melhor infraestrutura sem que isso pese tanto no orçamento. Uma vez que o ambiente é pequeno a área de utilização é reduzida o que não permite o uso de muitos aparelhos que consumam energia impactando nas contas do fim do mês. Com menos cômodos os gastos são menores.

Imposto

Pode ser bem vantajoso escolher um imóvel compacto, pois o imposto de transmissão de bens imóveis (ITBI) bem como o contrato de financiamento ou do registro da escritura de compra e venda tem o seu cálculo feito com base no tamanho do imóvel. Dessa forma quem escolher um imóvel compacto para chamar de seu economiza com essas despesas que são necessárias para todos.

Uma dica legal para quem escolheu um imóvel menor e ficou com um dinheiro extra é investir na decoração do mesmo, no pagamento de outras dívidas enfim fazer um investimento para a sua qualidade de vida.

Limpeza Dinâmica

Uma das dificuldades da vida moderna é conseguir conciliar as atividades profissionais e as pessoais. Se você não tem muito tempo para dedicar a arrumação e limpeza da casa pode gostar de um imóvel menor já que precisará dedicar menos horas para a limpeza do mesmo.

Lar Aconchegante

Nem só de vantagens financeiras vivem os imóveis pequenos, uma casa ou um apartamento menor traz um clima mais intimista para o dia a dia. Ter um lar aconchegante a sua espera no final do dia é realmente algo que faz toda a diferença.

Quando se tem um espaço menor existe uma maior integração dos moradores da casa. Sem contar que as pessoas que moram sozinhas se sentem menos solitárias em espaços menores.

Organização

Quanto menos espaço você tiver menos vai acumular coisas, pois por mais que você goste de comprar e comprar chegará um momento em que não haverá como manter tantas bugigangas na casa. A organização é um ponto chave para quem mora num imóvel compacto e com menos espaço certamente você vai aprender a se virar com menos.

Decoração Moderna e Mais Barata

Está em alta a decoração mais simples, a ideia de que o menos é realmente mais. Com espaço que comporta pouca mobília e poucos artigos de decoração é possível ter um lar mais moderno e sem gastar muito. Comprando menos móveis os gastos caem bastante, para garantir mais funcionalidade para o seu imóvel pequeno a dica é procurar por móveis funcionais como sofás que viram camas, armários e eletrodomésticos embutidos nas paredes entre outros.

Redução do Consumismo

Nas últimas décadas vivemos um grande impulso no consumo, as pessoas querem e podem cada vez mais. Isso pode ser bastante prejudicial, pois o consumo numa escala tão alta vem levando o planeta a passar por problemas complexos de resolver no futuro como o acúmulo do lixo, por exemplo.

Quando se escolhe morar num espaço compacto consequentemente se escolhe morar num espaço que comparta menos coisas como eletrodomésticos, móveis e afins. Com mais pessoas consumindo menos é possível diminuir um pouco o impacto dessa superprodução de bens.

Dicas Para se Dar Bem Morando num Imóvel Compacto

Adaptação

Quem acabou de sair da casa dos pais, está se separando ou mesmo mudou e cidade e precisa se acostumar a morar num imóvel compacto depois de ter passado boa parte de sua vida numa grande casa pode ter um pequeno susto nas primeiras semanas. Porém, com algumas mudanças de hábito é possível até mesmo começar a gostar de morar num imóvel com espaço reduzido.

Para começar tente transformar a falta de espaço em charme e aconchego, tenha na sala uma poltrona confortável ou mesmo um grande e fofo puf para poder ficar jogado durante algumas horas do dia. Prefira os móveis embutidos nas paredes, pois assim tem mais espaço a sua disposição, não esqueça de deixar espaços de circulação nos ambientes.

Na Prática

Pode ser bem irritante tentar circular pela cozinha e ficar esbarrando em tudo ou mesmo se bater nos móveis todos os dias quando acorda. Crie uma decoração dinâmica para a casa e busque por truques que ajudem a fazer com que os ambientes pareçam maiores como, por exemplo, pintar uma parede com uma cor forte em contraste com as demais mais claras.

O uso de espelhos também pode contribuir para que os cômodos pareçam maiores do que realmente são. Não precisa ser nenhum sacrifício morar num imóvel compacto, basta saber se adaptar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *