Temperatura Ideal do Carvão em Brasa na Churrasqueira

Churrasco é uma das grandes paixões do brasileiro, mas temos que dizer que nem todo churrasqueiro sabe o que está fazendo quando se coloca diante da churrasqueira a carvão. Tem coisa mais frustrante do que cuidar da carne segundo a segundo e ter como resultado uma peça seca e que não abre o apetite de ninguém?

Infelizmente é isso o que pode acontecer se o churrasqueiro não souber controlar corretamente a temperatura do carvão. As chamas devem permanecer na temperatura correta e ser dispersas em toda a área da churrasqueira. Para saber como fazer isso corretamente vamos dar dicas a respeito da temperatura ideal do carvão em brasa. Preparado para começar a colocar a mão na massa (ou nesse caso na carne)?

Dicas Para Um Bom Churrasco Controlando a Temperatura do Carvão em Brasa

Abaixo você confere algumas dicas que listamos para fazer um bom churrasco ficando atento a temperatura ideal do carvão em brasa na sua churrasqueira.

1 – Atenção a Altura Correta da Carne

A lógica é bastante simples, os pedaços maiores devem ficar mais afastados do fogo enquanto que os pedaços menores devem ficar mais próximos. Os apaixonados por picanha devem apostar sempre em postas e jamais em bifes, para assar use a grelha mantendo a somente 15 cm do fogo.

A costela é uma carne que demanda um pouco mais de paciência para ser assada, nesse caso posicione a peça espetada bem acima do fogo (cerca de 40 cm) e deixe assando bem devagar. As peças de carne de tamanho médio devem ficar a cerca de 25 cm das brasas.

Altura da Carno na Churrasqueira

Altura da Carno na Churrasqueira

2 –  É a Brasa Que Assa a Carne e Não as Labaredas

Você já deve ter visto a cena – se é que não a protagonizou – o churrasqueiro acende o fogo na churrasqueira e simplesmente joga a carne sobre as chamas alegando que está preparando uma carne mal passada. O resultado desse churrasco malfadado será uma carne queimada por fora e crua por dentro. O ideal é esperar que as labaredas abaixem e que somente as brasas sejam usadas para assar a carne.

Carne na Brasa

Carne na Brasa

3 – Separe o Carvão

O churrasqueiro deve sempre deixar algumas pedras de carvão extras dentro da churrasqueira, afastadas do fogo. Assim conforme vai assando a carne pode ir acrescentando e controlando os pontos em que a temperatura estiver abaixo do necessário.

Tenha cuidado somente para não colocar uma quantidade grande de carvão de uma vez só, isso pode fazer com que o fogo seja abafado e assim a churrasqueira esfrie. O carvão deve ser colocado aos poucos, pedra por pedra nas brasas.

Carvão Empilhado

Carvão Empilhado

4 – Controle a Temperatura Com as Mãos

Para saber se a temperatura está boa a dica é fazer o teste da mão, claro que não estamos dizendo para colocar sua mão no fogo – aliás não faça isso por ninguém! A ideia é posicionar a sua mão na altura da grelha a uns 15 cm das brasas. Conte os segundos até o momento em que estiver tão quente que seja necessário tirar a mão.

Temperatura da Churrasqueira

Temperatura da Churrasqueira

Quando esse tempo é de 2 segundos a temperatura está muito alta, é preciso espalhar um pouco mais as brasas. Porém, se o tempo é de 8 segundos significa que a temperatura está muito baixa e você deve colocar mais carvão para levantar o fogo. O tempo considerado ideal é de 5 a 6 segundos. Faça esse procedimento em diferentes pontos da churrasqueira para que a temperatura fique por igual.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *