Quantos Anos Dura Uma Madeira?

Está pensando em comprar móveis, usar revestimentos ou estruturas construtivas de madeira para a sua casa, mas está em dúvida sobre o tempo de duração dessa matéria-prima? Saiba que com os devidos cuidados a madeira nobre pode durar mais de 100 anos em excelentes condições. Para ter essa durabilidade e qualidade é essencial escolher assertivamente a matéria-prima e se dedicar a cuidar das suas peças.

Duração da Madeira

Madeira nobre pode durar mais de 100 anos com ou sem manutenção. Quando ela não recebe os cuidados devidos começa a escurecer, se tiver boa manutenção conservará seu aspecto natural em longo prazo. A durabilidade da madeira não é afetada por estar num lugar interno ou externo, será a mesma.

Aroeira: A Madeira Mais Nobre do Mundo

Aroeira

Aroeira

A madeira mais nobre que existe é a aroeira, ainda que não receba processos de manutenção pode ter excelente durabilidade. No entanto, não é viável construir uma casa somente com essa madeira devido ao seu custo elevado e ao fato de estar sob preservação ambiental.

Eucalipto: Sustentabilidade e Crescimento no Mercado

Eucalipto

Eucalipto

Com o debate mais frequente a respeito da sustentabilidade cresceu consideravelmente o mercado de eucalipto. Essa árvore pode ser usada na construção num espaço de tempo de apenas cinco anos após ter sido plantada. Árvores nobres levam pelo menos duas décadas para crescer a ponto de se tornarem viáveis para se tornar uma viga.

Dicas de Cuidados Com a Madeira

Móveis, estruturas e revestimentos de madeira podem ser bastante duráveis e resistentes desde que feitos de um material nobre. A seguir reunimos dicas de como fazer as melhores escolhas e cuidar bem dos itens de madeira.

Conheça as Opções de Madeira

O mercado desse material está dividido em algumas categorias sendo uma das de maior destaque a de madeiras nobres. Nesse grupo há opções como ipê, maçaranduba, peroba-rosa, itaúba, aro eira, jatobá e pau-ferro. Uma alternativa para quem tem orçamento menor para investir em madeira é o eucalipto, madeira de reflorestamento que possui status de nobreza em decorrência do tratamento pelo qual passa. Esse tratamento remove o cupim e deixa a madeira mais enrijecida.

Opções de Madeira

Opções de Madeira

No entanto, é importante ressaltar que se você está em busca de peças com linhas retas não poderá contar com o eucalipto devido à forma roliça como ele é comercializado. Quando estiver fazendo a sua pesquisa para determinar qual tipo de madeira irá comprar considere a questão da durabilidade.

Tipos de Madeira Para Cada Função

Para cada função há alguns tipos de madeira mais indicados, por exemplo, para estruturas as melhores são a itaúba, maçaranduba e a jatobá devido a sua resistência. Em telhados a peroba-rosa é a mais indicada. O pau-ferro se mostra mais interessante para a confecção de móveis por ter coloração escura.

O ipê roxo é interessante para confecção de estruturas, pisos e paredes além de móveis. Por sua vez o ipê amarelo é mais adequado para o fabrico de escadas, janelas e portas. Uma das madeiras mais usadas no ramo de movelaria em geral é a agelimpedra. A escolha da madeira deve ser feita observando a finalidade para que será aplicada garantindo assim maior durabilidade.

Ipê Amarelo

Ipê Amarelo

Como Usar a Madeira

Como mencionamos a madeira pode ser usada de diferentes formas numa casa desde as suas estruturas (como paredes e telhados) passando pelos acabamentos (piso, forro, janelas e portas) até nos móveis para incrementar esteticamente.

É possível fazer uma casa toda de madeira, no entanto, nesse caso é importante ficar atento para a umidade do local em que a construção será feita. A madeira devido a sua estrutura age como uma esponja absorvendo a água do entorno fazendo com que se dilate o tempo todo e eventualmente apodreça.

Tratando os Danos da Madeira

Troncos de Madeira

Troncos de Madeira

Danos em madeiras estruturais, como as de pilares, demandam uma ação mais drástica como trocar a peça toda. Caso o dano seja estético ou superficial existe a possibilidade de fazer um enxerto com tratamento subsequente. Paredes de madeira com rachaduras podem passar por manutenção sem que seja preciso alterar a superfície como um todo. Dependendo do grau de extensão do dano é necessário consultar um especialista para saber como proceder da melhor maneira.

Casa de Madeira

Se você deseja ter uma casa toda feita de madeira deverá realizar um tratamento químico no solo no entorno para evitar o aparecimento e proliferação do cupim. Esse procedimento garante para você cinco anos sem problemas com cupins.

Casa de Madeira

Casa de Madeira

Fique atento ainda a qualidade da madeira que está sendo adquirida para construir a casa, ela deve ter passado pelo processo completo de secagem. Consumidores leigos devem ter atenção duplicada, observe se a madeira tem aspecto úmido antes de realizar a compra, se parecer que sim evite essa compra.

Adaptação da Madeira as Condições Ambientais

A capacidade de adaptação da madeira a umidade ou secura do clima é essencial especialmente quando se está pensando em construir uma casa toda desse material. Em lugares úmidos a madeira mais indicada é a aroeira enquanto que em locais secos e quentes as mais indicadas são a itaúba e a maçaranduba devido ao seu local de origem, o estado do Mato Grosso. A peroba rosa pode ser utilizada em condições climáticas variadas, motivo pelo qual ela é muito usada para telhados.

Manutenção da Madeira

Para a manutenção da madeira o mais indicado é usar verniz naval. Paredes que recebem incidência solar ou chuvosa intensa devem ser impermeabilizadas anualmente ou quando se mostrar necessário do ponto de vista estético. No ritmo normal basta envernizar a madeira a cada dois anos para conservar a sua durabilidade.

Pintando a Madeira

Pintando a Madeira

Pintando a Madeira

Antes de pintar a madeira é necessário lixá-la, selá-la e passar tintas específicas para essa superfície. Não pode usar produtos para alvenaria, nesse caso eles criam bolhas e acabam descascando. Madeiras que expelem resina natural frequentemente ou que não passaram pelo processo completo de secagem em estufa podem criar bolhas depois da pintura, é uma forma de tentar ‘respirar’. Fique atento a essa questão para não ter problemas.

Gostou de saber mais sobre o uso de madeira em construções? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *