Qual o Tamanho Ideal de Uma Sala de Estar?

O projeto de uma casa ou apartamento deve considerar quais são os tamanhos indicados para cada cômodo observando as possibilidades e as necessidades de quem irá morar no empreendimento. Um cômodo que costuma trazer algumas dúvidas para o futuro morador é a sala de estar e não somente no seu tamanho ideal, mas também se deve ser construída separada ou integrada à sala de jantar. Continue lendo e confira dicas para responder as principais questões criando então um projeto mais consistente.

Dicas Para Definir o Tamanho Ideal da Sala de Estar

A resposta técnica para a questão do tamanho ideal de uma sala de estar é 12 metros quadrados de área mínima com 2 metros de largura mínima e pé direito de 2,6 metros pelo menos. No entanto, compreendemos que essa questão tem respostas diferentes de acordo com os gostos, necessidades e possibilidades oferecidas pelos imóveis em questão. Pensando nisso reunimos algumas dicas abaixo para resolver determinar o tamanho ideal.

Observe Modelos de Plantas

Quem está se envolvendo com a construção de uma casa pela primeira vez pode se sentir bastante leigo para decidir o tamanho dos cômodos então é válido observar modelos de plantas. Você pode pesquisar plantas na internet e também em revistas de arquitetura e engenharia. Uma tendência diz respeito à valorização de salas de estar e jantar concedendo-lhes tamanhos relativamente grandes e geralmente prezando pela sua integração.

Seguir por esse caminho depende do que é mais importante para você, ter mais espaço no quarto ou no ambiente em que receberá convidados. Para quem gosta de dar festas e fazer reuniões sociais pode ser relevante tirar um pouco da metragem do quarto para a sala de estar e jantar. Algo que vale ser mencionado diz respeito ao uso do recurso de integração como uma solução tanto para quem gosta da ideia de dar festas como para quem prefere dar maior destaque para o quarto.

Sala de Estar

Sala de Estar

Reflita Sobre Suas Necessidades

As necessidades pessoais de quem irá morar na casa devem ser colocadas em primeiro lugar quando se está definindo o tamanho dos cômodos. Você quer dar muitas festas? Precisa de bastante espaço na sua sala? Incomoda-se com a falta de paredes entre os ambientes? Quer um projeto mais moderno ou mais convencional? Lembrando que não há respostas certas, afinal a casa é sua e é você quem irá morar lá.

Determinando o Tamanho Ideal da Sala de Estar Para Você

A forma mais prática de determinar o tamanho ideal da sua sala de estar é tirar as medidas dos móveis que serão colocados no ambiente e somar com o espaço entre eles. No desenho da planta do seu imóvel é interessante adicionar o desenho dos móveis e dos espaços entre eles. Isso te ajudará a ter uma visão prática do tamanho mínimo para a sala de estar e para a sala de jantar.

Critérios Para Determinar o Tamanho da Sala

Os critérios devem ser relacionados às suas necessidades, pense a respeito dos seus móveis e a forma como eles serão dispostos no cômodo. Seu sofá é uma peça única ou um conjunto com poltronas? Você irá fixar a TV na parede ou ter um rack? Você vai integrar a sala de estar com a sala de jantar? Cada resposta dessa altera a necessidade de tamanho do cômodo.

Espaço Livre

Não subestime a importância do espaço livre para circulação no ambiente, quem tem um espaço maior para construir a sala de estar e jantar pode conseguir essas áreas livres com facilidade, no entanto, se o seu imóvel é relativamente menor não deixe de incluir esse espaço no seu projeto. Isso evita de ficar trombando nos móveis e nas pessoas dentro do cômodo.

Sala de Estar Espaçosa

Sala de Estar Espaçosa

Equilibrando as Medidas dos Cômodos

Como mencionamos uma tendência é a de construir salas de estar mais amplas integradas com o que se chama de área gourmet dedicando espaços menores a quartos e banheiros. Isso pode ser observado inclusive em projetos de apartamentos de alto padrão. Não está certo e nem está errado, mais uma vez alertamos que depende do seu estilo de vida.

Para quem está construindo uma casa, contudo, pode ser não ser uma escolha muito assertiva pelo espaço maior que se tem para trabalhar. O equilíbrio das medidas resulta numa organização mais harmônica visualmente. Também é uma forma de ter uma vida cotidiana mais prática.

Atenção Para os Detalhes

Detalhes são bastante importantes quando se está pensando num projeto de construção. No caso da sala de estar é indicado evitar portas cruzadas, ou seja, ter a porta de entrada posicionada de tal maneira que para chegar até a cozinha precise passar pelo meio da sua sala. Pode parecer algo sem relevância, mas pode dificultar consideravelmente o posicionamento dos móveis e circulação.

Questão de Privacidade

As cozinhas americanas, aquelas que são integradas a outros cômodos como a sala de estar e jantar, têm se tornado cada vez a escolha para projetos de apartamentos. Contudo, é fundamental entender que esse tipo de projeto implica numa falta de privacidade para o momento em que você estiver cozinhando. Já pensou você no meio de uma fritura e chega um convidado para ser recebido na sala?

Esse tipo de cozinha é indicada para quem não tem o hábito de receber visitas com frequência, não se importa de ser observado cozinhando ou quase não cozinha em casa. Tenha esses pontos em mente para não se ver em situações desagradáveis na sua própria casa.

Vale a Pena Integrar?

Para quem deseja um melhor aproveitamento do espaço vale a pena apostar na integração da cozinha, sala de estar e sala de jantar. Ao fazer isso você evita ter muitas paredes e visualmente terá uma casa mais ampla. Também cria a possibilidade de passar a ter momentos divertidos cozinhando e conversando com as pessoas que te visitarem, se você se sentir bem com isso.

Móveis Planejados

Móveis planejados são boas soluções para usar o espaço destinado a sala de estar e jantar com mais assertividade. Contudo, saiba que não há muito que se fazer haja vista que sofás e mesas de jantar ocuparão um espaço considerável independente do planejamento.

Gostou dessas dicas de como definir o tamanho ideal para a sua sala de estar? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *