Qual Tamanho Ideal De Sofá?

O sofá é um item indispensável na casa, já que é totalmente o protagonista do ambiente em que é instalado, seja esse uma sala de estar, uma sala de televisão e até mesmo em um escritório. Além de o sofá ser a peça central do ambiente em que se encontra, ele também servirá como parâmetro para a disposição dos outros móveis do ambiente, como rack, tapete, poltronas, mesa de centro, dentre outros.

Devido a toda a sua importância, a escolha do sofá demanda bastante atenção, afinal, esse é um item duradouro da decoração da casa, além de claro, ser um móvel que deve ser confortável. Portanto, é normal surgirem algumas dúvidas durante a escolha do sofá, como qual é o modelo que mais combina com o ambiente, e também, qual é o tamanho ideal do sofá.

Dicas Para Escolher O Sofá Ideal:

Para sanar todas as dúvidas em relação a qual sofá escolher, é importante ter conhecimento sobre o local em que ele será colocado, bem como, qual é o estilo de decoração usado no ambiente e também, qual será a sua finalidade.

Analisando O Local Que O Sofá Será Usado

É importante saber em qual ambiente o sofá será colocado para escolher o que melhor combina com aquele cômodo, já que é possível que o sofá seja usado em uma sala de estar, escritório, sala para televisão e até mesmo um quarto de hóspedes.

Determinar o ambiente é importante para entender qual é a finalidade do sofá, já que a sua funcionalidade vai variar de acordo com o local que ele será colocado, por exemplo, um sofá em uma sala de estar para receber convidados pode ser um pouco mais duro que o sofá para uma sala de televisão, que precisa ser o mais macio e aconchegante possível. No caso da sala de estar, é importante que seja um sofá mais firme para que seja fácil se sentar e também levantar.

Um sofá colocado no quarto de hóspedes pode ser mais confortável também, principalmente se a intenção for que ele sirva para os hóspedes dormirem, nesse caso, é necessário que seja um sofá-cama.

Já um ambiente multiuso, por exemplo, uma sala que seja usada para receber visitas e assistir televisão, é possível mesclar as características para encontrar o sofá que seja agradável para todas as situações.

Sofá

Sofá

Qual O Tamanho Ideal De Sofá?

Escolher o tamanho ideal de sofá também está diretamente relacionado com o local em que ele será utilizado.

O primeiro passo nesse caso é prestar atenção nas medidas da sala ou do outro cômodo onde ele será colocado. É importante que o sofá não seja nem grande demais e torne o local apertado e desconfortável e nem pequeno demais, deixando assim o ambiente vazio e parecendo ser uma decoração desleixada.

Dessa forma, é ideal tirar as medidas do local onde ele será colocado, com essas medidas disponíveis, é possível ter noção do tamanho ideal do sofá. Para locais onde a maior das paredes medidas tenha a metragem menor que 2,5 metros, o ideal é que o sofá seja de apenas dois lugares, já para os locais onde a medida da maior parede for superior a 2,6 metros, o sofá poderá ser de três lugares ou mais.

É importante lembrar que um sofá grande nem sempre será sinônimo de conforto e praticidade, portanto, o comprador deve levar em consideração aspectos como a possibilidade do móvel grande atrapalhar a passagem pelo ambiente, ser difícil de ser movimentado para a limpeza do local ou ainda, não ser usado por completo, sendo assim um investimento inútil.

A largura do sofá varia de acordo com a sua finalidade, mas, no geral é necessário que ele tenha pelo menos 90 cm de largura, dessa forma ele será confortável para diversos usos. Em relação ao ambiente em que ele será colocado, é importante que sempre haja também ao menos 70 cm entre as suas laterais, espaço que será destino para a passagem ou até mesmo para adicionar uma mesa lateral na decoração.

Caso o sofá seja colocado em uma sala de estar que possua mesa de centro, deve haver um espaçamento mínimo de 50 cm entre ela e o sofá, também para servir como passagem e não deixar a decoração do ambiente poluído.

Em ambientes pequenos, devem ser evitados os sofás com profundidade maior que 100 cm, pois ele também poderá atrapalhar a locomoção pelo ambiente.

A regra geral para o tamanho do sofá ideal é saber se ele estará ocupando um espaço proporcional do local em que ele está destinado a ficar, deixando espaço para outros móveis que serão dispostos e complementando a decoração.

Tipos De Sofá De Acordo Com a Sua Utilidade:

Um bom jeito de escolher o sofá é de acordo com a sua utilidade, após definir o ambiente em que ele será usado, é possível saber qual é a sua finalidade. Algumas opções de sofás são:

  • Sofá reclinável: esse modelo de sofá é bem vantajoso para quem deseja um móvel versátil, ele pode se adaptar as necessidades do momento em que esta sendo usado, sendo perfeito para uma sala multiuso, já que ele pode ser reclinado quando se deseja mais conforto e ser usado no modo retrátil para receber visitas.
  • Sofá fixo: esse tipo de sofá é o modelo mais tradicional e simples, a sua estrutura não tem nenhuma movimentação, ele combina com diversos ambientes, e por ter as suas dimensões um pouco menores, ele pode se adaptar a locais distintos. Existem vários modelos nesse estilo de sofá, sendo possível escolher os de 2, 3 ou mais lugares, dependendo do ambiente que será colocado.
  • Sofá-cama: esse tipo de sofá é considerado um investimento, sendo perfeito para quem deseja versatilidade no seu móvel. Ele é ideal para ser colocado em locais com pouco espaço ou que possuem poucos cômodos, já que servirá como cama para hóspedes ou até mesmo para o morador da casa, dependendo do tamanho da mesma. Existem modelos de sofá-cama em versões de solteiro ou de casal, sendo fácil de encontrar o ideal para cada casa.
  • Sofá de canto: esse tipo de sofá é perfeito para quem tem uma sala ampla, esse tipo de sofá pode ser disposto no ambiente em várias configurações e normalmente, conta com mais de três lugares, portanto, mesmo que seja uma peça que exija bastante espaço, ele também será útil para acomodar várias pessoas. É perfeito para casas onde vivem várias pessoas.

Tipos De Sofá De Acordo Com O Tecido E a Espuma:

Mulher Sentada no Sofá

Mulher Sentada no Sofá

Outro ponto importante pra achar o sofá ideal é saber qual é a espuma que ele usa. Existem várias opções de espumas para revestir o assento, as que são chamadas de D28 a D33 são as mais utilizadas esse tipo de espuma combina o conforto e certa firmeza.

A sigla “D28” significa que a densidade da espuma do sofá por metro cúbico é de 28, quanto mais elevada à densidade, mais firme será o sofá, dessa forma, fica fácil saber qual atende melhor a necessidade para o qual ele está sendo comprado.

Outro ponto a ser destacado é o tecido com o qual o sofá será revestido, afinal, será ele que dará a aparência do móvel, já que é o que fica exposto, sendo o tecido também ligado ao uso, sendo alguns mais macios ao toque e outros mais rígidos.

Para quem tem animais ou crianças pequenas, o ideal é que o sofá seja revestido com tecidos mais duráveis, como lona, jeans e couro sintético ou natural.

Caso a finalidade do sofá seja encontrar o mais macio, as opções variam entre a sarja peletizada, que é feita 100% de algodão, o linho, que pode ser natural ou misto, o chenille, que é muito durável e possui uma ótima aparência e o suede, que é muito popular e possui um aspecto brilhante muito bonito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *