Como Limpar Piso Vinílico Pós-Obra?

O piso vinílico é uma das principais escolhas de arquitetos e designers de interiores por ser um tipo de piso bonito e versátil. No dia a dia é muito fácil a manutenção desse piso tanto em ambientes residenciais como corporativos. A limpeza e a conservação podem ser feitas com praticidade, no entanto, é essencial ter cuidado para não errar na escolha dos produtos para higienização desse piso.

Se você está passando por um período de obras na sua casa, loja ou empresa e tem piso vinílico instalado deve ter alguns cuidados no tocante a preservação e limpeza do mesmo. O uso de produtos ou práticas inadequadas para a remoção da sujeira deixada pela obra pode comprometer o visual e a qualidade do seu piso. Confira a seguir quais são os erros mais comuns de serem cometidos quando o assunto é piso vinílico.

Produtos Para a Limpeza do Piso Vinílico Pós-Obra

Por fim a obra terminou e você está se perguntando qual produto usar para limpar o piso vinílico? Saiba que esse tipo de piso oferece a possibilidade de uma limpeza rápida e econômica. No entanto, é crucial escolher assertivamente os produtos que serão utilizados e fica a dica de que não é necessário comprar itens caros. Para uma limpeza eficiente do piso vinílico – no pós-obra e no dia a dia também – você só precisa de água, detergente neutro e um pano que esteja limpo e seco.

Passo a Passo Para a Limpeza do Piso Vinílico Pós-Obra

Confira abaixo o passo a passo para fazer a limpeza do seu piso vinílico pós-obra. Fique atento apenas para o fato de que a primeira limpeza do piso vinílico deve ser feita somente após sete dias de instalação.

Passo 1

Com uma vassoura ou um mop-pó você deverá iniciar o processo removendo o grosso da sujeita como areia e poeira.

Passo 2

Misture detergente neutro com água e aplique no piso todo, você pode usar para isso uma mop-água ou uma limpadora de baixa rotação. O ideal é usar o mínimo de água que for possível.

Passo 3

Finalize o processo enxaguando o piso, use um rodo e um pano limpo no processo.

Dica

Piso

Piso

É interessante deixar o piso secar por alguns minutos após ter concluído o processo de enxágue. Após a secagem feita o piso estará liberado para uso.

O Que Não Fazer na Limpeza do Piso Vinílico

Tão importante quanto saber o que fazer na limpeza de piso vinílico é saber o que não fazer, abaixo listamos o que você deve evitar.

– Nada de Solventes

Não utilize produtos solventes e derivados do petróleo para a limpeza do piso ou para tentar eliminar manchas no piso. Esse tipo de produto pode riscar, arranhar ou até corroer a superfície desse piso. O ideal é sempre apostar na combinação de água e detergente neutro para a limpeza de piso vinílico.

– Nada de Sabão em Pó

Não use sabão em pó para a limpeza de piso vinílico, esse produto pode desgastar a superfície além de deixa-la extremamente lisa, algo perigoso, pois pode levar a acidentes. Use sempre o detergente neutro para limpar o seu piso para evitar estragos, usando detergente neutro você evita uma série de problemas.

– Escolha da Cera Errada

De maneira geral os pisos vinílicos já possuem uma proteção em sua superfície que dispensa o uso de cera. Nesse caso tudo o que você precisa fazer para manter o aspecto natural do seu piso é limpar com água e detergente neutro. Se desejar um acabamento mais brilhante pode usar cera acrílica. A aplicação deverá ser feita com mop seguindo as indicações da embalagem da cera.

Antes de aplicar a cera, no entanto, é fundamental fazer uma boa limpeza da superfície. Se as camadas estiverem desgastadas é necessário removê-las antes de realizar uma nova aplicação. Não use ceras à base de carnaúba, elas são bastante indicadas para superfícies de madeira, mas não se dão bem com pisos vinílicos podendo deixa-lo demasiadamente escorregadio. Além disso, esse tipo de cera cria uma camada grossa de gordura sobre o piso que é bem difícil de eliminar.

– Muita Água

Há pisos vinílicos que oferecem boa resistência à água, no entanto, de maneira geral não é indicado utilizá-los em ambientes constantemente umedecidos. Evite usar esse tipo de piso em box de banheiro ou deck de piscina. Quando for fazer a limpeza do seu piso evite o uso de água em abundância. Use o rodo e um pano limpo para enxaguar ou a mop-água, deixe o piso secar bem antes de liberá-lo para circulação.

Limpeza de Emergência

Derramou suco, molho ou um alimento gorduroso no piso vinílico? Fique tranquilo, pois limpar será muito fácil, esse tipo de piso não tem porosidade então a sujeira não fica impregnada. Basta usar um papel toalha para remover o que foi derrubado, finalize a limpeza com um pano úmido com detergente.

No entanto, se a mancha for mais persistente você pode usar um removedor neutro (de preferência que seja específico para piso vinílico) previamente diluído em água. Esfregue levemente com uma esponja macia. Outra forma de fazer a limpeza da mancha é com o uso de álcool gel. É fácil remover sujeiras e manchas de piso vinílico, mas tenha cuidado para não usar produtos errados que podem prejudicar o aspecto da superfície.

Limpeza de Manutenção

A melhor maneira de preservar o seu piso vinílico é ter o hábito de realizar limpezas periódicas. Evitar que o piso acumule sujeira é interessante para conservá-lo com menos custos. Sendo assim mesmo depois de eliminar a sujeira da obra continue realizando limpezas periódicas no decorrer do tempo.

Se não tiver muita sujeira no piso você pode limpá-lo somente com uma vassoura de cerdas macias. Caso depois de passar a vassoura você ainda ache que precisa limpar melhor pode umedecer um pano levemente numa mistura de água com detergente neutro para passar na superfície. Outra possibilidade é passar mops secos no seu piso para reforçar a limpeza.

Gostou dessas dicas de limpeza e manutenção do piso vinílico? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *