O Que é Compensado Virola? Para Que Serve?

De nome científico Virola surinamensis, a virola, é madeira branca de baixa densidade bastante apreciada pela indústria de compensados em especial para acabamentos internos de móveis. Para quem está pensando em comprar móveis de madeira de qualidade recomendamos a leitura do artigo a seguir com indicações a respeito desse material.

O Que é Compensado?

Durante muito tempo os compensados foram subestimados pela decoração, no entanto, atualmente, podem ser vistos em todos os ambientes de uma casa inclusive banheiros e cozinhas que costumam ser mais ‘problemáticos’ devido à umidade. Os compensados são bastante versáteis (podem ser usados de decorações mais rústicas as mais contemporâneas) e oferecem facilidade de manutenção.

O visual de camadas do compensado é obtido através da união de várias placas finas de entalhe de madeira unidas com resina. O resultado é um material tão elástico e resistente quanto uma madeira maciça. O compensado mais usado para confeccionar armários, revestimentos e prateleiras é o compensado laminado.

Madeiras Compensadas

Madeiras Compensadas

Indicado para locais com muita umidade, o compensado naval, é feito usando cola à base de fenol e formol à prova d’água. Pode ser usado em banheiros e cozinhas especialmente por sua característica de resistência a umidade. Algo bem interessante a respeito do compensado naval é permitir a criação de peças mais ousadas com angulações diferenciadas.

Outro tipo de compensado bastante usado é sarrafeado indicado para divisórias e portas. O compensado pode ser encontrado sob muitos formatos: mesas, banquetas, luminárias, mesas de canto ou de centro, luminárias, banquetas, estantes entre outros. Um material com características bastante valorizadas no mercado de fabrico de móveis. A seguir vamos falar especificamente sobre o compensando virola.

O Que é Compensando Virola?

O compensado virola é composto por camadas (em número ímpar) que formam um ângulo de 90° entre as camadas adjacentes. Esse material pode ser usado interna ou externamente. Esses painéis são feitos a partir da sobreposição de camadas prensadas e fixadas com cola branca. A disposição é feita de tal forma que as fibras se cruzem perpendicularmente as camadas situadas mais abaixo e as que estão acima.

No caso de uso externo (a prova d’água) a colagem é feita com base de adesivo fenol-formaldeído, já para uso interno recomenda-se o uso do adesivo ureia-formaldeído.  Alguns fatores são preponderantes para a qualidade do material como a composição estrutural, umidade das lâminas, ciclo de prensagem, formulação do adesivo entre outros. Compensados são painéis de uso bem versátil podendo ser destinados a setores como o de construção civil, embalagens, fabrico de móveis entre outros.

Acabamento do Compensado Virola

O compensando virola deve ter seu acabamento feito com tingidores, vernizes, ceras, impregnantes, seladoras ou a partir do uso combinado de dois ou mais desses itens. É importante que haja base de um selador para que os poros da madeira possam ser devidamente fechados.

Antes do beneficiamento da madeira é necessário aplicar um imunizante. Para garantir um acabamento melhor é indicado lixar usando um único tipo de lixa, em especial a mais fina. O empilhamento deve ser feito na posição horizontal tendo uma base nivelada e que não tenha contato com o chão ou com a parede. O armazenamento deve ser fieto num local sem calor e umidade. A principal vantagem do compensado de virola é a qualidade do seu acabamento.

Conhecendo a Virola

Essa é uma árvore de grande porte, pode chegar a medir entre 30 e 35 metros de altura tendo entre 60 e 90 cm de diâmetro. Embora possua sapopema basais apresentam troncos retos, limpos e cilíndricos com cerca de 2/3 da árvore. A madeira da virola é branca com densidade baixa sendo bastante valorizada na indústria de compensados.

De superfície lisa e com pouco brilho é uma madeira bastante apreciada para fazer a estrutura interna de móveis. A espécie surinamensis é que a se mostra mais interessante para a indústria de compensados, porém, é importante destacar que existem outras espécies de virola na região Amazônica.

Onde a Virola é Encontrada?

A virola pode ser encontrada especialmente nas margens alagáveis de rios e igapós além de várzeas, particularmente nos estados do Pará e do Amazonas. Outras espécies  de virola são encontradas do Maranhão a Pernambuco, em especial em florestas de terra firme. É uma espécie com boa taxa de crescimento em plantios homogêneos.

Virola: Propriedades Físico-Mecânicas

Trata-se de uma madeira leve que apresenta baixa taxa de resistência mecânica e retratibilidade volumétrica. Essa espécie não tem resistência natural ao apodrecimento sendo suscetível ao ataque do besouro Lyctus brunneus.

Como é o Comportamento da Virola Durante a Secagem

Essa madeira apresenta uma secagem moderadamente difícil com tendência a rachaduras, empenamentos e colapso. As peças mais espessas secam lentamente ao ar livre. Quando usada técnica de secagem artificial é necessário fazer o controle para evitar a incidência de defeitos. Trata-se de uma madeira fácil de trabalhar com o auxílio de qualquer tipo de ferramenta ou máquina, as superfícies geradas são sempre lisas apresentando boa colagem.

Para Que a Virola Serve?

A virola pode ser usada para trabalhos de marcenaria em geral, fabrico de molduras, embalagens leves, forros, componentes de móveis, lambris, painéis compensados, palitos de sorvete e palitos de fósforo. É um material de grande versatilidade que pode ser empregado de maneira bastante eclética para as mais variadas finalidades. Além disso, tem um visual bonito agregando valor também para a decoração dos ambientes.

Madeira Virola

Madeira Virola

Outros Nomes da Virola

A árvore virola pode ser conhecida ainda como Ucuúba-da-varzea, Ucuúba, Bicuíba-branca. Virola oleífera, Ucuúba-branca e Bicuíba. Uma árvore que apresenta algumas variações que também são utilizadas pelo segmento de compensados.

Compensando Virola Naval

Também é possível encontrar no segmento de compensados uma opção de virola naval. Trata-se de um compensado feito a partir da madeira virola e cola naval tornando-o indicado para o uso em ambientes com grande umidade.

Esse material é bastante indicado para o uso em cozinhas e banheiros, cômodos que demandam uma atenção especial em relação à umidade. Garante um visual bonito e cheio de estilo ao mesmo tempo em que tem resistência a umidade.

Gostou de saber mais sobre o compensado virola? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *