Qual a Melhor Espécie de Eucalipto Para Madeira?

A madeira proveniente do eucalipto é uma das mais utilizadas para atender a diferentes demandas industriais, para se ter uma ideia a ordem de consumo de madeira pelo setor de celulose e papel é de em média 34.113.000 m³ anualmente e 340.000 m³ pelo segmento de serraria. Somado ao uso industrial há ainda o uso doméstico em pequena escala, madeira para lenha.

A escassez de madeira de eucalipto já é uma questão relevante para a indústria e uma das potenciais soluções é investir no cultivo do tipo mais assertivo dessa árvore. A seguir vamos falar um pouco mais sobre a espécie de eucalipto mais usada pela indústria da madeira.

A Escolha da Melhor Espécie de Eucalipto Para Madeira

O eucalipto é uma madeira utilizada para atender demandas industriais e de pequenos consumidores por apresentar algumas vantagens como crescer rapidamente, ser silviculturalmente desejável (forma, incremento e desrama adequados), ter boa adaptabilidade a diferentes condições de solo e clima, apresentar diversidade de espécies, ser facilmente propagada por sementes e via vegetativa entre outros.

Já foram descritas aproximadamente 700 espécies do gênero Eucalyptus, no entanto, os plantios estão restritos a poucas espécies com destaque para as seguintes: Eucalyptus grandis, E. tereticornis, E. deglupta, E. paniculata, E. urophylla, E. globulus, E. saligna, E. exserta, E. camaldulensis, E. citriodora, E. viminalis e E. robusta. No clima brasileiro as espécies de eucalipto consideradas mais promissoras são E. dunnii (para o Sul) e E. cloezina (região central).

Especialização da Produção de Madeira de Eucalipto

Eucalipto Para Madeira

Eucalipto Para Madeira

Nos últimos anos a madeira de eucalipto tem sido utilizada para os mais variados fins de maneira que foram criadas mais florestas de uso múltiplo. Também estão sendo realizados estudos para encontrar estratégias para o melhor aproveitamento econômico das florestas bem como para realizar a melhoria do material genético e o manejo silvicultural com análise de espaçamento e outras técnicas.

Uma das principais aspirações da indústria de madeira de eucalipto é obter a partir de uma única floresta implantada diferentes tipos de produtos. Assim a floresta deve ter uma espécie de eucalipto que se adapte para atender a variadas demandas da indústria.

Definição da Espécie

Para definir qual é a melhor opção de espécie de eucalipto dentre aquelas que se destacam para finalidade industrial é necessário levar em considerações características locais como clima e solo. As espécies de eucalipto possuem necessidades distintas entre si para que possam crescer e se desenvolver de maneira que é válido fazer testes de adaptação antes de iniciar o cultivo.

Árvores de Eucaliptos

Árvores de Eucaliptos

Se não existe a possibilidade de fazer testes e não se tiver dados sobre as condições da região de plantio é possível buscar por opções de espécies de eucalipto que tenham se originado em regiões de procedência semelhante ao local de plantio em especial média de precipitação anual, temperatura média, tipos de solos e dificuldade de recursos hídricos.

O perfil do público consumidor também é um fator a ser levado em consideração para a escolha do tipo de madeira a plantar e trabalhar. O custo de transporte entre a área de reflorestamento e o local de beneficiamento da madeira também é um critério que deve ser verificado. É relevante otimizar a relação custo e benefício para que não gere um aumento significativo no preço final do produto.

Principais Tipos de Eucalipto Para Madeira

Agora que você já sabe um pouco mais sobre eucalipto e sobre como deve ser feita a escolha de uma espécie para diferentes finalidades industriais vamos apresentar as espécies mais adequadas de acordo com sua função, usos, clima e solo.

Eucalipto Para Postes

Eucalipto Para Postes

Eucalipto Para Postes

Os eucaliptos mais indicados para postes são: E. paniculata, E. camaldulensis, E. punctata, E. cloeziana, E. citriodora, E. microcorys, E. tereticornis, E. maculata, E. resinífera, E. maidenii, E. propínqua e E. pilularis.

Eucalipto Para Celulose

Para a indústria de celulose as espécies de eucalipto mais indicadas são: E. grandis, E. alba, E. saligna, E. grandis x E. urophylla (híbrido), E. dunnii, E. urophylla e E. globulus.

Eucalipto Para Lenha e Carvão

As espécies de eucalipto mais indicadas para uso como lenha e carvão são: E. maculata, E. brassiana, E. pellita, E. globulus, E. camaldulensis, E. tereticornis, E. citriodora, E. exserta, E. cloeziana, E. deglupta, E. paniculata, E. crebra, E. urophylla, E. grandis, E. tesselaris, E. pilularis e E. saligna.

Eucalipto Para Serraria

Destacam-se como boas opções de eucalipto para serraria: E. microcorys, E. camaldulensis, E. resinifera, E. dunnii, E. citriodora, E. maidenii, E. urophylla, E. pilularis, E. globulus, E. cloeziana, E. paniculata, E. punctata, E. maculata, E. tereticornis, E. grandis, E. robusta, E. propínqua e E. saligna.

Eucalipto Para Fabrico de Móveis

Para a produção de móveis as espécies de eucalipto mais indicadas são: E. resinifera, E. camaldulensis, E. grandis, E. citriodora, E. tereticornis, E. dunnii, E. deglupta, E. paniculata, E. exserta, E. pilularis, E. maculata, E. saligna e E. microcorys.

Eucalipto Para Caixotaria

Os tipos de eucaliptos mais interessantes para o setor de caixotaria são: E. pilularis, E. dunnii, E. resinífera e E. grandis.

Eucalipto Para Construções

Os tipos de eucalipto mais indicados para construções são: E. maculata, E. botryoides, E. cloeziana, E. alba, E. tereticornis, E. citriodora, E. camaldulensis, E. pilularis, E. deglupta, E. robusta, E. microcorys, E. resinífera, E. paniculata e E. tesselaris.

Eucalipto Para Fabrico de Óleos Essenciais

Óleos Essenciais de Eucalipto

Óleos Essenciais de Eucalipto

Um segmento bastante relevante em que o eucalipto é utilizado e as espécies que mais se destacam são: E. citriodora, E. camaldulensis, E. tereticornis, E. globulus, E. exserta e E. smithii.

Eucalipto Para Dormentes

Os tipos de eucalipto mais indicados para esse setor são: E. maculata, E. botryoides, E. deglupta, E. microcorys, E. camaldulensis, E. robusta, E. cloeziana, E. citriodora, E. paniculata, E. crebra, E. propinqua, E. exserta, E. tereticornis, E. maidenii, E. punctata e E. pilularis.

Eucalipto Para Laminação

O setor industrial de laminação pode contar com o uso das seguintes espécies de eucalipto: E. grandis, E. botryoides, E. robusta, E. dunnii, E. pilularis, E. tereticornis, E. maculata, E. saligna e E. microcorys.

Gostou de saber mais sobre os eucaliptos mais indicados para cada finalidade industrial? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *