O Que É Tecido Suede Amassado?

O suede é um tipo de tecido que está presente na maioria das casas, já que é um dos revestimentos para estofado mais comuns, sendo amplamente escolhido pelos compradores devido ao conforto que aufere ao móvel, assim como a boa durabilidade e a estética favorável, já que é um tipo de tecido bem bonito. Há algumas variações do suede, uma delas é conhecida como suede amassado.

O Que É Tecido Suede Amassado?

O Suede amassado é uma variação do suede normal, sendo ele um tecido criado sinteticamente, que é bastante usado como revestimento para estofados e móveis. Esse é um tipo de tecido que possui um ótimo apelo estético, já que é visualmente muito chamativo e combina com os mais diversos ambientes.

O toque do suede amassado é macio e se assemelha a camurça, a diferença dele para a suede comum está apenas na estética, já que o suede amassado possui pequenas ranhuras em sua extensão, que dão a impressão de uma folha ou tecido que foi amassada e depois esticada novamente. Esse é um detalhe que pode incrementar na decoração do ambiente, fugindo um pouco do comum e sendo algo bem bonito e chamativo.

Tecido Suede Amassado

Tecido Suede Amassado

Outra diferença do suede amassado para o suede comum é a estruturação dos pelos que eles possuem. O suede comum, apesar de poder ser comparado com o veludo, possui pelos bem menores que o outro tecido, já o suede amassado se destaca por ser bem felpudo, o que o torna ainda mais confortável.

O suede amassado possui um toque bem macio, que se assemelha a camurça, sendo bem confortáveis e perfeitos para os mais diferentes objetos, como sofás, estofados de cadeiras, poltronas, almofadas, pufes e até mesmo colchões. Tirando os objetos de decoração, ele também é usado para objetos de uso pessoal, como sapatos, bolsas, casacos, luvas, dentre outros.

Além de ser chamativo tanto pelo conforto quanto pela sua estética, o suede amassado é muito durável, tal qual o suede comum. É um material bem resistente, fabricado em poliéster e que possui boa variedade em relação ao design e cores.

É importante destacar que apesar da qualidade do suede amassado, ele não é recomendado para móveis e acessórios de decoração que irão estar em um ambiente externo, já que se ficar exposto às intempéries do tempo ele pode ser danificado com rapidez, sendo um tecido que desbota com alta facilidade.

Já a resistência em ambientes internos é muito boa, o suede amassado resiste muito bem à fricção, mantendo seu aspecto bem cuidado, assim como a manchas causadas por alimentos e bebidas e até mesmo a umidade do ambiente.

O suede amassado vem ganhando o mercado cada vez mais, se tornando preferência tanto entre os consumidores como entre os fabricantes, que viram nele uma alternativa de qualidade e beleza única para as suas produções.

Por Que Usar O Suede Amassado Para a Decoração?

Quando comparado a outras opções para revestimento, o suede amassado possui um ótimo custo benefício, já que o seu preço não é tão elevado e a qualidade do material compensa o seu valor.

A sua durabilidade e resistência a danos o torna perfeito para ser usado em locais de uso contínuo e se tratando da sua estética, que é bem variável, acaba sendo uma opção que fornece várias possibilidades dentre texturas e tons.

O Suede Amassado Pode Passar Por Dublagem De Tecidos?

Tecido Suede Amassado Cinza no Sofá

Tecido Suede Amassado Cinza no Sofá

A dublagem de tecidos consiste em um revestimento e preenchimento do tecido, para que a sua resistência seja aumentada, assim como o seu visual seja alterado. O tecido dublado não perde a suas características principais, ganhando a possibilidade de ser mais bem modelado e também aumentando a sua resistência.

O suede amassado normalmente é dublado com malha de algodão que possui uma técnica simples e efetiva, proporcionando um resultado final com alta qualidade.

Como Fazer a Manutenção E Limpeza Do Suede Amassado?

Escolher o suede amassado para compor a decoração de um ambiente é uma ótima opção para o deixar bonito e sofisticado, no entanto, é importante saber como fazer a manutenção e a limpeza do tecido de suede para que a sua durabilidade seja aumentada e ele se mantenha com aspecto de novo por um longo tempo.

Além de todas as características boas do suede amassado, outra vantagem dele é a forma como ele é pratico e fácil de limpar, perfeito para quem possui pouco tempo para a limpeza diária, porém deseja manter o ambiente sempre limpo.

O primeiro passo para a limpeza do suede amassado é o uso de um aspirador de pó, essa é uma forma rápida e prática de fazer a sua limpeza e deve ser usada com bastante frequência. O aspirador pode ser usado entre uma a três vezes durante a semana, dependendo da forma que o local é utilizado.

Para uma limpeza mais profunda, o aspirador de pó será o primeiro produto utilizado, e ele deve ser seguido por outros produtos específicos, vendidos em lojas de estofados e que são produzidos para limpeza do suede, os produtos específicos garantem uma limpeza bem detalhada, sem que o tecido seja danificado ou perca a sua cor.

Caso não tenha produtos específicos para a limpeza do suede amassado, uma alternativa é fazer uso de uma solução feita a partir da mistura de água e vinagre branco, que é preparada em partes iguais e pode ser aplicada em todo o sofá por meio de um borrifador, depois, essa mistura pode ser esfregada com um pano limpo para remover sujeiras e possíveis manchas. Caso a limpeza com água e vinagre nunca tenha sido feita no móvel, o ideal é fazer um teste em uma parte escondida do sofá ou estofado, para saber como o objeto irá reagir a tal aplicação.

Caso seja uma limpeza regular, ao invés da aplicação por todo o sofá com um borrifador, é possível apenas molhar um pano macio com essa solução e passar ele por todo o sofá.

Outra opção para a limpeza do suede amassado é o detergente neutro, que pode ser um ótimo aliado quando se trata de remover algumas manchas, como de bebidas ou gordura. Em caso de manchas, o ideal é que o detergente seja misturado com água morna, assim, a limpeza será ainda mais efetiva.

Quando há uma mancha recente no suede amassado, o álcool líquido pode ser um bom produto para removê-la, bastando usar ele em um pano branco de algodão ou papel toalha. Quando a mancha for muito resistente, o Bicarbonato de sódio pode ser aplicado sobre o suede amassado, a partir de uma pasta feita do produto misturando água, basta esperar alguns minutos e esfregar o bicarbonato com um pano umedecido em álcool ou vinagre branco.

Alguns Cuidados Extras Com O Suede Amassado:

  • Não usar produtos à base de cloro: O cloro é um produto bem abrasivo, e não deve ser aplicado sobre o suede já que pode desgastar o tecido e também danificar a sua cor.
  • Não usar sabão em pó: Assim como o cloro, o sabão em pó pode danificar o suede, por isso, quando é necessário espuma para a limpeza o mais recomendado é o detergente neutro.
  • Não molhar em excesso: a água é um grande aliado na hora da limpeza, no entanto, ela não deve ser jogada em grandes quantidades em cima de um estofado de suede (ou outros estofados).
  • Não deixar em exposição ao sol: O suede é um tecido resistente e perfeito para estofados, porém, não é recomendado que ele seja deixado exposto diretamente ao sol, que pode desgastar o tecido e causar manchas. O ideal é que o produto seja mantido em um local amplo e bem arejado.
  • Escovar regularmente e usar um spray protetor: O suede é um tecido que pode ser escovado regularmente, havendo escovas feitas para esse fim. Há também alguns sprays protetores que irão impermeabilizar o tecido e evitar diversas sujeiras que podem o atingir.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *